VOIP - Chamadas telefónicas gratuitas

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

VOIP - Chamadas telefónicas gratuitas

Mensagempor Widowmaker » Domingo Dez 05, 2004 20:10

Boas

Já sabia da possibilidade de telefone através da net, contudo nunca mais me lembrei do caso...até hoje quando vi, no site de uma das mais conhecidas empresas de venda online de hardware e que tambem tem algumas lojas espalhadas por aí, um telefone baseado na tecnologia voip.

Basicamente dizia que as chamadas eram gratuitas para ambas as pessoas que tivessem o aparelho, e que se alguma não tivesse o custo seria muito mais baixo. Mesmo para chamadas internacionais o custo era ridiculamente mais baixo que o telefone digamos normal. Não sei se não seria mesmo o custo de uma chamada local.

Eu abri este tópico na esperança de ter algumas informações de pessoas que já conheçam este sistema, ou que saibam alguma coisa mais, pois isto parece-me uma revolução nas comunicações de voz.

Cumprimentos
Widowmaker
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Set 19, 2004 11:19

Mensagempor Tretabyte » Domingo Dez 05, 2004 22:18

Boas,
o Skype faz isso agora tive recentemente conhecimento de um outro programa http://www.babble.net/ segundo o que a pagina diz é mm gratuito para chamadas de numero fixo na europa, ja falei com muito ppl que usa isso regularmente e dizem que é bastante bom.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor leoreis » Domingo Dez 05, 2004 22:55

Boa noite

mas para usar esses serviços ambas as pessoas tem que estar ligadas (ter esse programa), ou pode-se telefonar para qualquer pessoa em qualquer parte do mundo?

Obrigado
leoreis
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Out 28, 2004 22:56

Mensagempor TeC_TeRaByTe » Domingo Dez 05, 2004 23:02

por acaso nao sabia da existencia deste tipo de fones :P
mas sou um dakeles manes dos antigos .. nao confio muito nisso ...
mas sim segundop o ke li, da pra fazeres calls pra todo o mundo...(wondering if not to the Universe ) :P:P:P:P
DQ6
Intel Core 2 Duo E6600
2 Gb Team Xtreme
320 GB Seagate
TeC_TeRaByTe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mai 06, 2004 18:24

Mensagempor [PT]CableGuy » Segunda Dez 06, 2004 0:52

Bem...não confundam "voice-chat" com VoIP (Voice Over IP) !!!
Existem vários programas capazes de comunicações de voz e video atravéz da internet , desde o netmeeting até ao skype.
O skype até já disponibilizou um serviço ao qual chamaram de SkypeOut ,
que permite telefonar atravéz da internet para telefones fixos ou móveis.
Óbviamente existe $$$$ envolvido (1.7 Euros por minuto) mas a àrea coberta é razoàvel:
Imagem

Outra solução é arranjar um ISP com serviços de VoIP para que possas usufruir fácilmente deste protocolo.

Se por acaso estás a tentar "montar" algo semelhante , digo-te que não é nada fácil e requer algum hardware.
Imagem
Como ilustra na imagem precisas de "VoIP Gateways" (VG) para a conversão do sinal digital para analógico.

Se ainda quiseres "complicar" um pouco mais podes usar um PBX e/ou uma ligação à rede "PSTN" (rede fixa).
Assim poderias ter vários nº fixos para vários terminais e também a "inter-ligação" com rede fixa.
Para "criares um PBX" , aconselho-te a dares uma vista de olhos no seguinte link: http://www.asterisk.org/

Boa Sorte. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Kayn » Segunda Dez 06, 2004 2:00

eu ja tinha esprimentado o Skype. Akilo, ao fim e ao cabo é um instant messenger, so ke com a particularidade do telefone. Funciona bem e se o gajo do outro lado tiver o skype instalado, as chamdas sao gratuitas. E akilo inda tem um consumo de largura de banda respeitavel. N me tou a lembrar agora se é 13 ou 21kb/s, por isso kem tiver limites restritos é capaz de n gostar mto da ideia. Mas isto tb é novidade pra ninguem. Muito menos este tipo de servicos. o Clix ja faz isto desde ke eu sou cliente deles, à pelo menos 1 ano. Alguem se lembra das promocoes de adsl deles onde eles ofereciam um fone? na pub da TV ate aparecia uma gaja com o fone colado a cabeca com fita cola.

O do clix funciona exactamente da mesma maneira. Um gajo descarrega um IM (do clix, neste caso) e usa-o. Se for entre clientes clix, nao se paga nada, se for pra fones fixos, ha um tarifario. por falar nisso eles deram me 5€ pa gastar qdo meti net e inda la devem tar intactos. nunca mais me lembrei deles...

Ah, e o fone ke eles dao, é, de facto um fone, mas akilo n passa dum microfone e uma coluna com bom aspecto. akilo liga-se a placa de som ao sitio do micro e a saida das colunas. tem uma derivacao pra poder ligar as colunas e o cenas ao mesmo tempo e é tudo...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante