wireless free e as possiveis consequencias....

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

wireless free e as possiveis consequencias....

Mensagempor Ansatsu » Terça Dez 21, 2004 16:06

Bem a minha duvida é a seguinte, comprei um portatil recentemente que traz wireless, quando cheguei a casa e o liguei deparei-me com uma msg a dizer que tinham sido detectadas redes sem fios... eis que vou ver e deparo-me com uma rede, que nao estava protegida, e é por ela que navego na net. Mas a minha duvida éa seguinte! Se eu vejo a rede, será que ela também mepode ver a mim?

Do genero, se outra pessoa ligar o pc, vê o meu pc? e será que se consegue ligar a ele, e ver os ficheiros que eu tenha partilhados?

Alguem me pode tirar estas duvidas???

Thx
Editado pela última vez por Ansatsu em Quinta Dez 23, 2004 1:01, num total de 1 vez.
á e tal! Evoluem Evoluem e eu com este pc da meda
Ansatsu
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Out 29, 2004 1:19

Re: Redes sem fios e portateis com wireless

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Dez 21, 2004 16:29

Ansatsu Escreveu:...Mas a minha duvida éa seguinte! Se eu vejo a rede, será que ela também mepode ver a mim?...
Depende de vários factores.
Em principio não deverias de navegar numa ligação desprotegida e mais vale activar a firewall nessa ligação.
Sobre a partilha de ficheiros/pastas e impressoras , só têm acesso se forem "administradores" do PC ou da rede.
Aconselho-te a colocares uma password para o "Administrador" do teu PC de forma a dificultar o acesso. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Mercy_PT » Terça Dez 21, 2004 18:17

Não sejas "roubão" avisa la o teu vizinho que tem a rede desprotegida.

Não faças o que não gostavas que fizessem a ti... (Tão consciencioso que tou hoje)
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Dr » Terça Dez 21, 2004 19:06

Concordo plenamente com o Mercy_PT.
Há uns tempos atrás (1 ou 2 meses) apareceu aqui um rapaz a dizer que os vizinhos dele se ligavam à Internet através da rede wireless que ele tinha em casa (se calhar és um desses vizinhos lol) e que eles deixavam mensagens .txt no computador dele a agradecer a Internet à pala.
Podes fazer algo do género para preveni-los de que a rede deles está a ser acedida de fora.
Como isto significa também que o teu computador passa a fazer parte dessa rede, os recursos de rede ficam disponíveis aos restantes membros.
Ou seja, toda a gente vê o teu computador em "Os meus locais de rede". A facilidade como entram no teu computador depende da própria configuração.
O primeiro passo é instalar uma firewall que tem que ter obrigatoriamente a porta TCP 135 fechada para essa ligação. Convém definir mais restrições, mas essa é obrigatória.
O segundo passo é ir vendo o event viewer para analisares quando e quem está a tentar conectar-se (com ou sem sucesso) ao teu computador.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor Tretabyte » Quarta Dez 22, 2004 0:55

Boas,
basta o dono do router ir a pagina do mesmo e verificar que existe la um mac com um ip que nao era suposto, se ele tiver um software maravilha consegue localizar-te +/- em 3 segundos (o software é tipo radar), agora se tiveres o file and printer sharing activado com coisas partilhadas entao facilmente ate ele consegue chegar às tuas partilhas.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Ansatsu » Quarta Dez 22, 2004 10:04

ja o tentei avisar de que ele tem a rede desprotegida mas so o sei fazer pelo netsend do dos. ja agora agradecia como fazer para o avisar! é claro que é feio navegar á pala, mas como é natal... eu jurava que era uma prenda do pai natal :twisted:

consigo ver o servidor de dns e dhcp, será que a partir daí tambem consigo ter um modo de o avisar :)
á e tal! Evoluem Evoluem e eu com este pc da meda
Ansatsu
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Out 29, 2004 1:19

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante