Modems USB e Ethernet

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Modems USB e Ethernet

Mensagempor jbz » Sexta Ago 26, 2005 13:48

Ainda não consegui perceber a aversão de tanta gente aos Modems com ligaçãp p/ USB.
Outra que não consigo perceber é a constante insistência de mandarem o pessoal comprar Routers ou Modem-Routers porque os Modems USB não dão para partilhar a intrnet.

Quem disse? Onde tá escrito?

Para ter internet em vários PCs com apenas uma ligação DSL, Cabo ou outra basta um modem e activar o ICS do Windows.
A partilha de internet é feita na placa de rede.
O ICS "Internet connection Sharing" é um serviço do Windows que vem desde o W98 second edition.

Quem tem modem com RJ45 precisa de 2 placas de rede instaladas no PC que tem o ICS activado.

Aliás houve alguem k fez o desenho e tudo. http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=10157

Quem tem modem USB Parabens, porque só precisa de uma placa de rede visto que a outra á virtual e aparece no gestor de dispositivos quando é instalado o software do modem USB.

Partilhas de ligação com Router ou Modems Router encarece a solução no entanto é mais seguro e tem melhor controle do que entra e sai dos PCs para e da internet.
jbz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 24, 2005 10:41

Mensagempor andyrock » Sexta Ago 26, 2005 14:12

Um modem USB tem de estar ligado a um PC que fornece a internet aos outros PCs, ou seja tens sempre 1 PC ligado "a mais", a gastar energia!

Um modem/router Ethernet pode funcionar sem obrigatoriedade de um Pc ser "servidor", portanto tens apenas ligados o Pc que queres utilizar!

Eu sei que um router Ethernet tambem gasta energia, mas não é comparavel!

E depois estes pequenos brinquedos tem quase sempre firewall, dial on demand, UPnP e outras coisas para facilitar a vida ao pessoal. Já para não falar do suporte multi-plataforma, isto é, podes usar Windows, MacOS, Linux, o que te apetecer sem entrar em paranoia por falta de drivers!
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Ago 25, 2005 12:54

Re: Modems USB e Ethernet

Mensagempor [PT]CableGuy » Sexta Ago 26, 2005 14:44

jbz Escreveu:....Aliás houve alguem k fez o desenho e tudo....
:roll:

Para mim o grande problema dos dispositivos USB é a gestão de energia.
Acontece (frequentemente) que as drivers para os dispositivos USB estão longe de serem perfeitas.
Infelizmente continuam a aparecer mais dispositivos USB a cada dia que passa.
Isso aumenta o nº de dispositivos USB que temos no nosso PC...aumentando também a gestão de recursos da controladora USB.
Como seria de esperar , essa "fraca" gestão dos recursos associada à "péssima" gestão de energia...provoca demasiados BSODs.
Como disse e bem (o andyrock ), um router é mais viável , fiável e mais seguro do que qualquer ICS.
Só em casos de extrema necessidade é que (eu) usaria uma ligação USB para comunicações.

* BSOD - Blue Screen Of Death
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor jbz » Sexta Ago 26, 2005 15:53

Vocês tem muita razão naquilo que escreveram mas se derem aqui uma olhada no artigo do s3ntry ele diz que o router é sempre necessário na partilha de internet e que com modem USB nem pensar. Não concordo, dai a razão deste post. É obvio que a solução com router é de longe melhor mas para quem se inicia nestas lides e ás vezes nem sabe o que é um IP dar-lhe um router para as mãos é complicado. (sem ofensa)

(Já agora s3ntry isto não tem nada de pessoal e espero que não leves a mal)

"Em relação aos modems dos ISPs, o que deves ter ouvido em relação a não serem muito bons é que a maioria dos kits dos ISPs vêm com modems USB e esses só dão para ligar directamente a um PC, não dão para ligar a um router para partilhar a ligação numa rede. Por acaso não sei quais são os modems que a Oni anda a distribuir com o OniDuo, o teu modem tem ligação USB ou ethernet? Se for ethernet não precisas de te preocupar em comprares modem novo, basta comprares um router com switch integrado para ligá-lo ao modem e aos PCs e estás despachado. Se for USB então convém trocá-lo por um com ligação ethernet, e nesse caso até podes comprar um router já com modem ADSL integrado se assim o quiseres."

http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=21133
jbz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 24, 2005 10:41

Mensagempor [PT]CableGuy » Sexta Ago 26, 2005 16:12

Para os "mais atentos":
[PT]CableGuy Escreveu:Hubs
Numa rede com topologia de estrela, o Hub funciona como a peça central, que recebe os sinais transmitidos pelas estações e os retransmite para todas as demais. Existem dois tipos de hubs, os hubs passivos e os hubs ativos.

Os hubs passivos limitam-se a funcionar como um espelho, refletindo os sinais recebidos para todas as estações a ele conectadas. Como ele apenas distribui o sinal, sem fazer qualquer tipo de amplificação, o comprimento total dos dois trechos de cabo entre um micro e outro, passando pelo hub, não pode exceder os 100 metros permitidos pelos cabos de par trançado.
Um Hub ativo por sua vez, além de distribuir o sinal, serve como um repetidor, reconstituindo o sinal enfraquecido e retransmitindo-o. Enquanto usando um Hub passivo o sinal pode trafegar apenas 100 metros somados os dois trechos de cabos entre as estações, usando um hub ativo o sinal pode trafegar por 100 metros até o hub, e após ser retransmitido por ele trafegar mais 100 metros completos. Apesar de mais caro, este tipo de hub permite estender a rede por distâncias maiores.
Um Hub simplesmente retransmite todos os dados que chegam para todas as estações conectadas a ele, como um espelho. Isso faz com que o barramento de dados disponível seja compartilhado entre todas as estações e que apenas uma possa transmitir de cada vez.

Switchs:
Um switch também pode ser usado para interligar vários hubs, ou mesmo para interligar diretamente as estações, substituindo o hub. Mas, o switch é mais esperto, pois ao invés de simplesmente encaminhar os pacotes para todas as estações, encaminha apenas para o destinatário correto. Isto traz uma vantagem considerável em termos desempenho para redes congestionadas, além de permitir que, em casos de redes, onde são misturadas placas 10/10 e 10/100, as comunicações possam ser feitas na velocidade das placas envolvidas. Ou seja, quando duas placas 10/100 trocarem dados, a comunicação será feita a 100 megabits. Quando uma das placas de 10 megabits estiver envolvida, será feita a 10 megabits. Os switchs mais baratos, destinados a substituir os hubs são também chamados de hub-switchs.
De maneira geral a função do switch é muito parecida com a de um bridge, com a excessão que um switch tem mais portas e um melhor desempenho. Usando bridges ou switches todos os segmentos interligados continuam fazendo parte da mesma rede. As vantagens são apenas a melhora no desempenho e a possibilidade de adicionar mais nós do que seria possível unindo os hubs diretamente. Os roteadores por sua vez são ainda mais avançados, pois permitem interligar várias redes diferentes, criando a comunicação, mas mantendo-as como redes distintas.

Routers:
As bridges servem para conectar dois segmentos de rede distintos, transformando-os numa única rede. Os roteadores por sua vez, servem para interligar duas redes separadas. A diferença é que usando roteadores, é possível interligar um número enorme de redes diferentes, mesmo que situadas em países ou mesmo continentes diferentes. Note que cada rede possui seu próprio roteador e os vários roteadores são interligados entre sí.
Os roteadores são mais espertos que os bridges, pois não lêem todos os pacotes que são transmitidos através da rede, mas apenas os pacotes que precisam ser roteados, ou seja, que destinam-se à outra rede. Por este motivo, não basta que todos os micros usem o mesmo protocolo, é preciso que o protocolo seja roteável. Apenas o TCP/IP e o IPX/SPX são roteáveis, ou seja, permitem que os pacotes sejam endereçados à outra rede. Portanto, esqueça o NetBEUI caso pretenda usar roteadores.
:wink:
Mais info no seguinte link:
kual e a diferença entre hub e switch? @ hardware.com.pt
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor s3ntry » Sexta Ago 26, 2005 21:03

jbz Escreveu:Vocês tem muita razão naquilo que escreveram mas se derem aqui uma olhada no artigo do s3ntry ele diz que o router é sempre necessário na partilha de internet e que com modem USB nem pensar. Não concordo, dai a razão deste post. É obvio que a solução com router é de longe melhor mas para quem se inicia nestas lides e ás vezes nem sabe o que é um IP dar-lhe um router para as mãos é complicado. (sem ofensa)

(Já agora s3ntry isto não tem nada de pessoal e espero que não leves a mal)

Não te preocupes, não levo a mal :)

Não sei se me poderia ter explicado melhor, ou se as minhas palavras foram mal interpretadas, mas não era minha intenção dizer que não é possível fazer partilha de internet sem router. O que quiz dizer com foi que os modems USB não dão para utilizar com routers pois são feitos apenas para ligar directamente a um PC.

Claro que utilizando ICS no PC ao qual o modem USB está ligado é possível partilhar a ligação com outras máquinas. No entanto, no post que referiste eu estava a responder a uma questão sobre routers, e como a linha de pensamento andava por volta dos routers, daí a minha afirmação de que os modems USB não são a melhor opção, porque não dão para ligar a um router.

Em relação ao ICS, é verdade que é uma opção, mas dados os preços a que andam os routers e as imensas vantagens que oferecem em relação ao ICS, acho que é uma opção muito mais vantajosa e mais preparada para o futuro. Só o facto de o ICS obrigar a ter o host sempre ligado para que os outros tenham acesso à net, acho que é razão suficiente para dar 20 contitos por um router! :wink:
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 25, 2002 15:32

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes