Rede informatica em moradia

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Rede informatica em moradia

Mensagempor tigra_pt » Sexta Set 16, 2005 10:05

Bom dia
Estou a construir uma moradia e gostaria de instalar uma rede informática.
A minha duvida é: wired ou wireless??????
A moradia tem R/C, 1º andar e sótão. Queria rede nos três pisos.
As placas são em betão. A rede wireless funciona bem entre pisos?
Qual a melhor solução:
1-Tudo com cabo
2-Tudo wireless, olu seja, apenas um emissor
3-Mista, um emissor por piso

Alguem me pode ajudar a não cometer muitos erros....

Obrigado
Tigra
tigra_pt
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Abr 08, 2005 8:34

Mensagempor HavoC » Sexta Set 16, 2005 11:44

Eu optava pelo wireless. São logo 3 pisos... não ha necessidade de andar com cabos para cima e para baixo. Embora seja mais lento que uma rede wired, é mais que suficiente. Em principio não deverá haver problema em utilizar um só AP... o ideal era ficar no 1º andar para estar +- equidistante dos restantes clientes.
Se optares por wireless, que qualquer das formas vais sempre precisar de um router/access point, podes sempre testar para ver como apanha o sinal no andar de cima e no de baixo antes de comprar o resto do equipamento.

Já agora que ligação á internet é e que tipo de modem tens ?
V-irus
I-nternet explorer
S-pyware
T-rojan
A-dware
HavoC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mai 01, 2005 14:53

Mensagempor jbz » Sexta Set 16, 2005 13:14

Se estás a contruir agora terás mesmo que o fazer. Fala com alguem responsável pelo projecto/obra, actualmente nas novas construções têm que estar providas com projecto de rede ITED para comunicações e TV.

http://www.anacom.pt/template2.jsp?categoryId=1402
jbz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 24, 2005 10:41

O que acham?

Mensagempor tigra_pt » Segunda Set 19, 2005 15:09

Após algumas sugestões recebidas aqui, e noutro forum, chegei a esta solução de compromisso.

Rede por cabo CAT6 que passará nas tubagens da TV em todos os pisos.
E talvez um AP no piso do meio.

O que acham?javascript:emoticon(':?')
Confused

Tigra
tigra_pt
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Abr 08, 2005 8:34

Mensagempor alfatek » Segunda Set 19, 2005 16:39

Como a casa está a ser construida acho que devias aproveitar para meter CAT6 em todos os locais que aches necessários.

Deves meter cabo CAT6, máximo 90m a acabar numas tomadas engraçadas. No sitio onde prevês que fique o modem/router mete pelo menos 2 tomadas (para router e modem).

Penso que a melhor sugestão é pensares bem no futuro e onde poderás querer meter um computador (nem que seja portátil só por umas horas). Presumivelmente neste fase é muito fácil meter cabos na casa e uma rede cablada será sempre mais rápida e mais segura.

Por uma questão de comodidade também será interessante meter wireless. Em principio se estiver a meio da casa tens cobertura em todas as zonas. Caso tenhas necessidade de realmente cobrir toda a casa + jardins, podes comprar um router que permita + tarde meter uma antena mais potente.

No meu caso fiquei até espantado com a potência do router. Na vertical chega 2 andares acima. Apenas na horizontal/diagonal começa a perder qualidade.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor HidEaL » Segunda Set 19, 2005 21:27

alfatek Escreveu:No meu caso fiquei até espantado com a potência do router. Na vertical chega 2 andares acima. Apenas na horizontal/diagonal começa a perder qualidade.

Também verifiquei isto no meu router... Com o router na cave (abaixo do nível do solo portanto) atravessou cave, r/c, e chegou ao 1º andar com bom sinal ainda :)

De resto, também tenho que concordar com o alfatek, já que está em construcção, aproveita para pôr wired. Depois podes até pôr um Acess Point (caso não tenhas um router wired ou misto wireless/wired, não podes por um AP, tens que pôr router. Mas em princípio já deves ter isso tratado quando planeares a rede :)) ligado a uma dessas ditas tomadas para eventuais ligações wireless, como o portátil, pda... etc.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor jbz » Terça Set 20, 2005 9:16

Como disse anteriormente, assegura-te que observas bem esta questão antes de instalares tudo na moradia. Na altura em que tiveres de pedir licença de utilização da habitação a Câmara Municipal vai pedir-te o Certificado de conformidade ITED, se não o tiveres ....

21. O projecto da infra-estrutura de telecomunicações do meu edifício foi entregue na Câmara Municipal depois da entrada em vigor do novo Manual ITED e finalizado o período transitório previsto - após 1 de Janeiro de 2005 - mas foi efectuado de acordo com as especificações, prescrições e instruções técnicas RITA. O que devo fazer?

R.: De acordo com o novo manual ITED e respectivo período transitório, a infra-estrutura ficará condicionada à emissão de certificado de conformidade ITED. Contudo, as prescrições técnicas aplicáveis são as ITED, logo o projecto não é válido e terá de ser alterado para se adequar às novas prescrições, bem como à futura infra-estrutura.

22. O projecto da infra-estrutura de telecomunicações do meu edifício foi efectuado de acordo com as especificações, prescrições e instruções técnicas RITA e entregue na Câmara Municipal antes de 31 de Dezembro de 2004, mas não possuo comprovativo, uma vez que a Câmara Municipal, na altura, não o emitiu. Possuo porém licença de construção com data anterior a 31 de Dezembro de 2004. Poderá ser considerada a data dessa licença?

R.: O projecto indicado foi entregue na Câmara Municipal antes do final do período transitório estabelecido no novo manual ITED, pelo que poderia ser efectuado ao abrigo das especificações, prescrições e instruções técnicas RITA.

(Retirado do site da Anacom http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryId=1577#17

Qual destas é a tua situação ?
jbz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 24, 2005 10:41

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante