Router Linksys + ZoneAlarm Pro: Mas sera assim tao dificil??

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Router Linksys + ZoneAlarm Pro: Mas sera assim tao dificil??

Mensagempor 2fast4u » Quarta Set 21, 2005 22:33

Boas...

Pessoal, tenho 2 pcs ah maneirex com winxp_pro, tudo limpinho, tudo actualizado, tudo optimizado, sem pancas nem paranoias.

Acabei por me fartar da porcaria do ICS da Microsoft e a famosa ligacao via cabo crossover e la vou comprar um router. E pronto, comprei um da Linksys, modelo BEFSX41, versao com fiarada, 4 portinhas, VPN, DSL ou cabo. Ah, a minha net, TVTEL 5 Mbits down, 192 kbps up.

Se optar pela ligacao directa ah net, portinha ethernet claro (dasse la pro usb) e o meu amigo zonealarm pro, ta tudo bem, pois consigo tirar partido da minha net ao max e fico todo contente a sacar ate +/-750 kb/s.

Agora, a parte ranhosa, o router.
Troco os cabos, ligo o modem, ligo o router, reset ao router, e la vou eu configurar a rede. Ate aqui tudo bem.

No inicio, tenho a net a funcar (1 ou 2 pcs e o router ta em default mode), e saco ao max.
Pouco tempo depois... comeco a abrir umas janelitas e a carregar alguns programas e la vem a chatice.
O Messenger vai abaixo, o Skype tambem, idem o ICQ. Saco a menos de 300 kb/s, montes de perdas de conectividade, etc blablabla. Mas nem sempre eh assim; tem dias e horas; deve ser quando "lhe" apetece pois ainda nao descobri o porqueh desta fruta.
Ah, e uploadar, nem se fala, mesmo mto lento; enfim, a net fica ranhosa, mesmo entupidona; parece ate que tenho o sistema infectado e a arrastar-se, mas nao, ta limpinho, fresquinho e recomenda-se.

La vou eu depois bricolar na configuracao do router e faco uns testes ligando e desligando o opcao do clone mac address e outras cenas mas nao adianta.

Outra coisa, uso o zonelarm pro em ambos os pcs, ultima versao e ja experimentei as anterioes pra tirar teimas; a firewall do router ta off.
So uso mesmo o router pra partilha. Eh essa a minha ideia, pois na cfg do router existem poucos campos para abertura e barramento de portas e nao tou pra andar sempre a ir la abrir e fechar; nao tenho paciencia pra isso; por isso eh que uso o zonealarm. (a kerio tb eh fixe)

Ja experimentei tambem alternar entre a opcao de proteccao medium e high no zonealarm mas a falta de conectividade persiste em nao desaparecer.

Eh interessante que os tipos da Linksys recomendam fazer clone ao mac address e os tecnicos da tvtel dizem exactamente o contrario.

Ja nao sei o que fazer pessoal.
Sera que o router ta marado? Ou comeca a bater mal quando aquece?
Sera incompatibilidade entre o router e o zonealarm?

Ajudem pf,
brigados.
2fast4u
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 31, 2005 20:37

Mensagempor gandamaluko » Quinta Set 22, 2005 0:42

Só digo uma coisa... Muda de firewall...

Pode não ter nada a ver, mas há melhores... essa, pelo menos em versões anteriores dava problemas... agora essa não sei...

Depois diz algo.

Fica bem :)
LC Power 550W Super Silent rev2.0
Asrock Dual-SATA2
AMD 64 3200+
Twinmos 2*512 DDR400
ATI PowerColor x1800 GTO (256MB)
WD 200GB 7200 SATA 8Mb Cache
Pinnacle PCTV Pro
Pioneer 107D
Plextor PX-116A2
Yamaha CRW3420E