Projecto de rede - Ajuda precisa-se

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Projecto de rede - Ajuda precisa-se

Mensagempor Wyvern » Domingo Jan 29, 2006 20:19

Bem a minha duvida/questão é a seguinte:
Tenho de elaborar um projecto de uma rede (virtual) para uma empresa, qu é composta por 2 pisos, com 30 postos de trabalho, escritorios em cima, sectores com 'cubiculos' em baixo.
A rede será ethernet (fast ethernet ou gigabit k axam?) e não convem ter um orçamento elevado.
O meu conhecimento em redes é um pouco restricto e tive de pesquisar para tentar chegar a um modelo de rede para este caso, apesar de muitas duvidas ainda existirem.

Pensei nesta forma: (isp) -> modem -> router -> (A MINHA PRINCIPAL DUVIDA) switch que ligará a um patch panel que estará num bastidor (depois nao sei mt bem como os pc's ligaram aos patch panels, na minha escola existem umas calhas na parede com umas tomadas pa rj-45 ke penso k vai ligar ao bastidor) gostaria de saber como isto se interliga sff.

Quanto ao servidor bastará apenas um? (servidor de dados)

Que tipo de switch é preciso? pois em sites de empresas de hardware do género vi que existem vários tipos de switches, alguns exemplos eram bem vindos.

Agradecia algum apoio neste ramo (que não é o meu forte), cumprimentos,

Obrigado
Wyvern
Novato
Novato

Registado: Domingo Nov 20, 2005 16:37

Rede ethernet para 30 ou + postos

Mensagempor Afmartins » Segunda Jan 30, 2006 14:26

A sua questão é um pouco vasta, mas vamos por etapas:
1. Uma rede estruturada (cablada, 100M + cabo cat 6e) tem sempre + vantagens (inclusive a hipótese de VOip);
2. Tente arranjar dois locais técnicos, onde colocar os bastidores com UPS, patch panels e switch + router. Divida os pontos por dois switchs (p.ex. 15 + 15)
2. Em tente em cada ponto de rede estabelecer tomadas para voz e dados (memso cabo, mesmo tipo de tomada, etc... etc.)
3. Levar os cabos de voz e dados ao locais técnicos.
4. Nos bastidores e em cada patch panel fazer a distribuição, conforme voz e dados.
5. Estabelecer os equipamentos activos em cada bastidor, i.e. conforme a entrada for no 1º ou 2.º piso dos serviços de voz e de dados;
6. A ligação entre bastidores poderá ser em cabo ftp.
7. ter em atenção ao switch e ao router a instalar no bastidor de entrada.

Existem mais alguma outras questões. Contacte se quiser trocar umas ideias.
Cumps
Alexandre Martins
Afmartins
Novato
Novato

Registado: Segunda Jan 30, 2006 14:02

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante