comprei novo router .. preciso de umas luzes .. pf

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

comprei novo router .. preciso de umas luzes .. pf

Mensagempor Carlos_Silva » Sábado Jan 19, 2008 21:28

Boa Noite a todos.

Estava cansado do ST516v6 e comprei um verdadeiro router SMC (um 7904WBRA2) e estou com algumas dúvidas:

- O modem/router comporta-se bem ... mas pelo que pude ver é só de dia ... à noite a ligação DSL começa a cair ...

- Não dá para por o firmware em PT?

- Para uma ligação 512/128 Kbps deixo ele escolher o melhor protocolo ou existe algum que funcione melhor com a minha linha?

Ps. Conhecem algum sitio na net onde ensinem a trabalhar com TODAS as funções deste router?

Cumprimentos.
Carlos_Silva
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 28, 2007 14:34

Mensagempor pcotter » Domingo Jan 20, 2008 11:29

- O modem/router comporta-se bem ... mas pelo que pude ver é só de dia ... à noite a ligação DSL começa a cair ...

O tráfego aumenta... podera ser essa a razão.

- Não dá para por o firmware em PT?

A nao ser que o fabricante o traduza, não me parece que seja possível :(

- Para uma ligação 512/128 Kbps deixo ele escolher o melhor protocolo ou existe algum que funcione melhor com a minha linha?

O router detecta automaticamente a ligação... aqui também não me parece que possas fazer alguma coisa... chatice!
Ps. Conhecem algum sitio na net onde ensinem a trabalhar com TODAS as funções deste router?

Aqui encontras informacao... firmware, manuais faqs...

http://www.smc.com/index.cfm?event=view ... A&pid=1588
"Dum Spiro, Spero"
pcotter
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 07, 2008 9:26

Mensagempor Carlos_Silva » Domingo Jan 20, 2008 15:28

Obrigado.
O tráfego aumenta... podera ser essa a razão.

Não sei, visto o SNR começar a descer muito. Não sei se é daí ... ou se tem alguma coisa a ver ..

O router detecta automaticamente a ligação... aqui também não me parece que possas fazer alguma coisa... chatice!

Eu posso modificar o protocolo de modelação. Não sei é qual o mais adequado para uma linha de 512/128 Kbps. Pode ser o G.dmt ... ou outro ... é isso que eu queria saber ...

Cumprimentos.
Carlos_Silva
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 28, 2007 14:34

Mensagempor tmgp » Segunda Jan 21, 2008 1:23

o protocolo mais adequado é o teu protocolo...

quando referes que a ligação caí, é só com este router? com o speedtouch não acontecia?...

eu sempre tive speedtouch (agora tenho um 546) e nunca tive problemas! o 516 + switch é um router tão bom como outros...
tmgp
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Dez 02, 2004 15:53

Mensagempor Kayn » Segunda Jan 21, 2008 3:16

Acerca dos routers da SMC, de todos que vi, só foram realmente ao sitio depois de uma actualizacao do firmware. Principalmente em routers wireless, mas não só. O comportamento tipico é mesmo ficar sem net, ou perder ligacoes sem motivo aparente.

Se tens problemas, começa por aí. Depois dum upgrade ao firm, costumam ficar impecaveis.

Em relação ao resto das tuas questões, acho bem que queiras dar utilidade as funções extra do teu router, mas provavelmente, de especial, só tens mesmo que aprender a abrir portas nele e pouco uso deves dar ao resto.

Quanto as configurações de net, geralmente, mas não necessáriamente, o router deve detectar tudo bem. Em todo o caso, se tas na duvida, pede definições ao teu isp.
Se eles te disserem que nao dao suporte ao router que tu tens (os tipos do apoio de clientes geralmente nao percebem boi do artigo, só te dão a resposta enlatada que o monitor lhes mostra. se a tua marca nao ta la, costumam dizer que nao te podem ajudar) pede as definicoes pra outro router qualquer. São as mesmas, a diferença é que tens que encontrar no teu router onde estão.
No entanto, se ja te ligas a net sem problemas, entao é pouco provavel teres problemas nessa area.

Mas é sempre boa ideia comparar as definicoes que o isp te da com as do router. Não ha grandes configurações "especiais" aqui. As que funcionam, sao as ideias. Alterações geralmente só resultam em o router nem ligar a net.
Ja me aconteceu do router ligar na boa mas depois só abrir alguns sites e outros nao ( e mais algumas aplicacoes tipo msn). O problema era o valor MTU que o router estava a colocar automaticamente. Quando corrigi pro valor correcto nunca mais deu bronca.

Se precisares de saber alguma coisa em especial, diz.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes