boas!
a situação lá de casa é a seguinte: router ADSl na cozinha que liga a uma tomada telefónica e alimenta a cozinha, quartos e sala. no exterior onde o sinal do router ja nao se apanha e onde é impensável andar a passar um cabo de rede, existe um desktop velhinho onde o meu pai tb gosta de estar, pois está situado lá na sua sala de trabalho!
o modem usb está nesta divisão para ligar entao o desktop.
quando ele quer ligar cá fora, desliga-se o da cozinha e está pronto. até há 3 semanas tudo funcionava sem problemas...
estive a fazer uns testes e cheguei a uma conclusão, o problema não é do modem.
eu achava que podia ser 1 de 3 problemas:

ou o modem pifou

ou o sinal da linha cá fora é instável

ou o velhinho desktop tens as USB minadas.
Com recurso ao meu portátil, experimentei o modem tanto na cozinha como no exterior, e em ambas as tomadas de rede, funcionou sem problemas. Penso que isto elimina as primeiras duas possibilidades.
Como já desinstalei/instalei drivers, eliminei ligações e tudo o que me possa lembrar e nada funcionou, será que o problema é das portas USB do desktop? Elas fucionam com outros aparelhos... mas não sei :S
Nota: Existem filtros ADSL em todas as tomadas e só está ligado um aparelho de cada vez, isto é, ou está o router o está o modem, nunca ambos em simultâneo.
Quanto à troca de modem por RJ45, é uma solução que provavelmente resolveria, mas que não a vou poder usar. Primeiro, porque se o modem está bom o meu pai não o vai querer trocar (casmurro

), segundo o desktop não tem placa de rede, e ele não vai querer gastar 5€
Conclusão: acham que pode ser das portas? Se for, é simples troca-las?
Cumps