wolf Escreveu:penso que não é preciso abrir mais portas para além da 21 mas quando chegar a casa (próximo fim de semana experimento no meu pc porque não actualmente esta desligado)
Se não houver NAT metido ao barulho está correcto.
Nuno_Martins Escreveu:O problema é que fico sem internet quando configuro o router para aquele range de portas (1024-5000).
A única razão para isso acontecer, é se tiveres algum tipo de malware a tentar receber ligações nessas portas. O simples facto de teres esse range aberto não justifica qualquer falha na internet.
Mercy_PT Escreveu:Não vais conseguir testar a ligação "externa" ao teu servidor de Ftp usando um pc dentro da rede. Terá que ser feito o teste a partir de algum ponto fora da rede a qual pertence o servidor. Localmente usas a ip interno do servidor e pronto.
Não vou inteiramente desmentir isto, mas tenho obtido bons resultados a testar servidores e NAT a partir da própria rede, como se fosse do exterior. Basta utilizar o ip da WAN e à partida a tentativa de ligação passa sempre pela gateway (do isp). Mas o ideal é testar de fora sim. De qualquer forma, antes de testar de fora, é preciso que funcione a testar de dentro.
Nuno_Martins Escreveu:Para isso tenho de usar o Filezilla Server no servidor e o Filezilla Client no PC do cliente, certo?
Não, o protocolo é independente do software usado. Qualquer cliente funciona com qualquer servidor, podes é ter algumas funcionalidades num que não sejam suportadas no outro, mas à partida ainda não as vais usar.
Nuno_Martins Escreveu:Eu já uma vez instalei o Filezilla Server, só que aquilo aparece-me lá uma janela após a ligação, que eu não sei como configurar
Manda print!
Cumprimentos,
KrIaX.