Transferir dados para exterior da rede

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quarta Mar 05, 2008 9:12

wolf Escreveu:penso que não é preciso abrir mais portas para além da 21 mas quando chegar a casa (próximo fim de semana experimento no meu pc porque não actualmente esta desligado)

Se não houver NAT metido ao barulho está correcto.

Nuno_Martins Escreveu:O problema é que fico sem internet quando configuro o router para aquele range de portas (1024-5000).

A única razão para isso acontecer, é se tiveres algum tipo de malware a tentar receber ligações nessas portas. O simples facto de teres esse range aberto não justifica qualquer falha na internet.

Mercy_PT Escreveu:Não vais conseguir testar a ligação "externa" ao teu servidor de Ftp usando um pc dentro da rede. Terá que ser feito o teste a partir de algum ponto fora da rede a qual pertence o servidor. Localmente usas a ip interno do servidor e pronto.

Não vou inteiramente desmentir isto, mas tenho obtido bons resultados a testar servidores e NAT a partir da própria rede, como se fosse do exterior. Basta utilizar o ip da WAN e à partida a tentativa de ligação passa sempre pela gateway (do isp). Mas o ideal é testar de fora sim. De qualquer forma, antes de testar de fora, é preciso que funcione a testar de dentro.

Nuno_Martins Escreveu:Para isso tenho de usar o Filezilla Server no servidor e o Filezilla Client no PC do cliente, certo?

Não, o protocolo é independente do software usado. Qualquer cliente funciona com qualquer servidor, podes é ter algumas funcionalidades num que não sejam suportadas no outro, mas à partida ainda não as vais usar.

Nuno_Martins Escreveu:Eu já uma vez instalei o Filezilla Server, só que aquilo aparece-me lá uma janela após a ligação, que eu não sei como configurar

Manda print!

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor Nuno_Martins » Quarta Mar 05, 2008 14:02

Durante a instalação do Filezilla Server, pediu-me para escolher uma porta, eu coloquei a 21.
Depois quando inicio o programa, aparece-me assim:

Imagem

Não sei que dados colocar.

Não sei se entendi bem, mas o Filezilla Server deve ser instalado no PC que está a fazer de servidor?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quinta Mar 06, 2008 7:44

Ok, então é o seguinte:

O servidor consiste apenas num processo que corre em background e arranca como serviço no windows. No entanto, para o configurares, para acederes às opções, para leres os logs, etc, tens esse frontend, que é o que estás a tentar arrancar. Ou seja, o servidor já está a correr em segundo plano, essa aplicação vai-se ligar ao servidor (como se fosse - e é - um cliente), mas em vez de te permitir fazer transferências ou dar o uso normal a um ftp, permite-te configurar o servidor (adicionar contas, reiniciar/parar o serviço, etc).

Portanto, respondendo directamente à tua pergunta, o que deves meter aí é o endeço e porta do ftp que queres configurar. O endereço será sempre 127.0.0.1 (= localhost), a porta no teu caso é a 21. Em relação à password que ele pede é definida na instalação.

Nuno_Martins Escreveu:Não sei se entendi bem, mas o Filezilla Server deve ser instalado no PC que está a fazer de servidor?

Sim.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante