partilha ligação à internet entre dois PC's

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

partilha ligação à internet entre dois PC's

Mensagempor miklesch » Domingo Mar 02, 2008 17:51

Viva!,

Quero ligar um segundo computador à internet e não sei como.

Neste momento, tenho:
internet > modem huawei smartax mt882 (em "pure bridge") > VoIP router Linksys SPA3102 > computer.

A minha ideia é pôr um aparelhómetro qualquer entre o SPA e os dois computadores.
A distância entre o Linksys e o segundo computador deve ser inferior a vinte metros.

Qual é o aparelhómetro que eu quero?

Thanks
miklesch
Novato
Novato

Registado: Segunda Mai 29, 2006 16:57

Mensagempor asturmas » Domingo Mar 02, 2008 21:13

Router parece-me o que necessitas
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor philzx » Domingo Mar 02, 2008 21:19

ou então um RJ-45 crossover, mas acho que a própria configuração é mais díficil (aaaacho)
philzx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Dez 30, 2007 16:26

Mensagempor SammySam » Segunda Mar 03, 2008 3:04

asturmas Escreveu:Router parece-me o que necessitas

:x2:

Ou então uma ligação "lan" entre as duas máquinas cabo cruzado.
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor alr_tech » Segunda Mar 03, 2008 11:07

boas

porquê o router Linksys SPA3102.. :? .. é mais um router para VOIP, emula telefone e fax..

ainda não entendi se tem NAT, Network Address Translation...
porque servidor de DHCP tem

se tiver NAT é apenas arranjar um switch...
se não, depende das tuas necessidades...
estás a falar de 20 metros... isso é o quê, a casa de um amigo teu?
tens cabo com rj45 e wifi....
embora se possa dizer que para essa distancia e a menos que seja ao ar livre as perdas são muito elevadas...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor miklesch » Terça Mar 04, 2008 19:18

olá!,

o SPA3102 serve-me para chamadas VOIP com um aparelho de telefone normal. permite-me definir o provider consoante o número marcado e posso também usá-lo para passar chamadas de PSTN para VOIP e vice-versa. é um brinquedo giro.

se tem NAT? boa pergunta... isso há-de ser visível na página de configuração do router, certo? se tiver, então sempre posso usar um switch?

o objectivo é ter acesso à internet completamente independente nos dois PC's. já me sugeriram um router wireless usado (velocidade ~10Mbit/s), mas eu quero a solução mais simples possível.

a distância deve ser menor, e uma pequena parte é ao ar livre.

vou verificar a história do NAT.

desde já obrigado!
miklesch
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Quarta Mar 05, 2008 12:20

boas
miklesch Escreveu:...
se tem NAT? boa pergunta... isso há-de ser visível na página de configuração do router, certo? se tiver, então sempre posso usar um switch?

o objectivo é ter acesso à internet completamente independente nos dois PC's. já me sugeriram um router wireless usado (velocidade ~10Mbit/s), mas eu quero a solução mais simples possível.

a distância deve ser menor, e uma pequena parte é ao ar livre....

sim, se tiver função de gateway, safas-te, porque o router (SPA3102) tem wifi? certo?
dá lá mais pormenores do que queres fazer...
dá para entender que tens um PC ligado ao teu router/AP :?
a questão do outro router é que me está a gerar dúvidas...

por aquilo que entendo o teu SPA tem wifi..
o outro pc tem wifi ou não?
é que a potencia de um router/AP é igual a uma placa wifi simples ou mesmo um dongle...

em casa de um amigo meu... tb tivemos um problema parecido...
pretendia-se activar a net num PC que estava numa zona contigua à garagem...
o sinal de wifi era fraco e caia...
assim, acabámos por passar cabo...

valida isso..

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor miklesch » Sexta Mar 07, 2008 23:31

hum...

ter função de gateway significa ter NAT?
ter o modem/router em "pure bridge" significa desactivar o NAT do modem/router (que passa a ser só modem)?

sim, o SPA3102 tem NAT: em Router > LAN setup existe um campo chamado "Networking Service" que pode ser preenchido com uma de duas opções: "NAT" (seleccionada) e "Bridge".

suponho que "bridge" significaria que o sinal passaria até à placa de rede do computador e teria de instalar um SW "router virtual" para ter acesso à internet. certo?

bom, mas voltando à vaca fria... o SPA só tem uma porta ethernet que está neste momento ligada ao computador. não tem wi-fi.

quero ligar o computador da minha irmã, que vive no andar ao lado. por alto, em linha recta, talvez sejam só 10m entre o SPA e o segundo computador; devo precisar de mais uns poucos metros de cabo (se for esse o método escolhido).

então: SE eu tiver NAT activo algures (hardware - ou software se tiver o modem e o SPA em "bridge") é verdade que só preciso de um switch entre o router e os dois PC's? é memo verdade?

e se, apesar de poder resolber com um switch e alguns metros de cabo, eu quiser isto resolvido com um router wireless? é complicado?

posso pingar um router que esteja em bridge?

desculpa a quantidade de perguntas; espero que estejam claras.
miklesch
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Sábado Mar 08, 2008 8:37

boas
miklesch Escreveu:...
ter função de gateway significa ter NAT?
R: Não, Gateway é apenas um serviço que redireciona, permite a partilha de um ponto por várias clientes. O NAT é um serviço que, simplificadamente, pega num IP e transforma noutro, ou seja pega no teu IP interno e passa para fora, substituindo o teu IP interno pelo dado pelo ISP.
Muitas vezes o gateway implementa o serviço de NAT, por isso muita gente pensa que é a mesmo coisa.

ter o modem/router em "pure bridge" significa desactivar o NAT do modem/router (que passa a ser só modem)?
R: Sim e não, depende do software do router, depende das opções apresentadas, varia, por isso convém procurar as coisas na NET, por respostas de pessoal com problemas idênticos,

sim, o SPA3102 tem NAT: em Router > LAN setup existe um campo chamado "Networking Service" que pode ser preenchido com uma de duas opções: "NAT" (seleccionada) e "Bridge".
R: optimo em principio, tudo funcionará como pretendido. Embora, dependerá do que pretendes, switch simples ou novo router wifi.

suponho que "bridge" significaria que o sinal passaria até à placa de rede do computador e teria de instalar um SW "router virtual" para ter acesso à internet. certo?
R: não, só para uma máquina, não. Pois o IP do ISP estaria disponível para essa máquina.
Mais do que uma, sim terias de colocar algo pelo meio, um PC com proxy, que é como se chama o o software ou um router.

bom, mas voltando à vaca fria... o SPA só tem uma porta ethernet que está neste momento ligada ao computador. não tem wi-fi.

quero ligar o computador da minha irmã, que vive no andar ao lado. por alto, em linha recta, talvez sejam só 10m entre o SPA e o segundo computador; devo precisar de mais uns poucos metros de cabo (se for esse o método escolhido).

então: SE eu tiver NAT activo algures (hardware - ou software se tiver o modem e o SPA em "bridge") é verdade que só preciso de um switch entre o router e os dois PC's? é memo verdade?
R: se for só uma ligação simples entre dois PCs, apenas um cabo cruzado. Podes colocar, um switch, por questões técnicas e expansão futura.

e se, apesar de poder resolber com um switch e alguns metros de cabo, eu quiser isto resolvido com um router wireless? é complicado?
R: um router wifi simplifica as coisas, sem duvida e hoje em dia compras routers wifi relativamente baratos. Geralmente o processo é simples. Aconselho a estudar um bocado o manual do dito e procurar na net por dúvidas, site do construtor e outros. Podes sempre tornar a perguntar por aqui.
Por aqui tb encontras muita informação como usar um router Wifi. Vêm em Redes.
Não te esqueças que a máquina da tua irmã tb deve ter uma placa wifi. por questões de compatibilidade compra da mesma marca do router.

posso pingar um router que esteja em bridge?
R: sim e não, depende em que ponto da rede onde se encontra o router, e se a configuração deste o permite.
Podes sempre "pingar" qq máquina em rede, estas podem ou não te responder. É uma questão de configuração ao nível da segurança.

...
Perguntar é simples, a respostas dependem da paciência e do conhecimento daquele que responde.
perguntas a mais e desde que do mesmo assunto, nunca são demais, desde que fiquemos a saber o que precisamos.

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante