Rede doméstica - AJUDA

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Rede doméstica - AJUDA

Mensagempor lmcs73 » Terça Mar 11, 2008 17:53

Boas,
Tenho um apartamento com dois pisos. Até agora, tenho partilhado a ligação à Internet que tenho (Clix 12 Mb) com recurso a fichas powerline, uma delas ligada a um switch e a outra a um PC. O outro PC liga directamente ao switch que por sua vez liga ao Modem/Router.

O Modem/router está no segundo piso, e o outro PC no primeiro. Há algum tempo, reparei que a Net no primeiro piso é lentíssima (400 kb vs 6000 no segundo piso). Fiz o teste e verifiquei que a powerline não é a melhor solução para mim, provavelmente porque tenho dois quadros de electricidade (1 por piso).

Como já estou farto da lentidão, decidi montar uma rede com recurso aos cabos UTP (que farei passar por onde for possível).

Quem me pode dar uma ajuda?

Basta passar os cabos e ligá-los a tomadas RJ45?
É preciso crossover?

No final, pretendo ter um PC ligado directamente ao switch e o outro através da instalação que farei. Também pretendo, no futuro, instalar tomadas noutras divisões para ligar mais PC's.

Acho que é a solução mais barata, apesar de mais trabalhosa.

HELP :?:
lmcs73
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Fev 19, 2008 15:57

Mensagempor sh337 » Terça Mar 11, 2008 18:00

Se todos os cabos forem ligar ao switch não precisas de crossover.
Em último caso, talvez o cabo que vem do router ao switch precise de ser crossover se um ou outro nao o fizerem automaticamente.
O switch não tem uma porta para esse fim?
sh337
Novato
Novato

Registado: Quarta Mar 05, 2008 15:26

Mensagempor lmcs73 » Terça Mar 11, 2008 18:09

sh337 Escreveu:Se todos os cabos forem ligar ao switch não precisas de crossover.
Em último caso, talvez o cabo que vem do router ao switch precise de ser crossover se um ou outro nao o fizerem automaticamente.

Quer dizer que basta ligar os cabos às tomadas sem mais nada? Óptimo.
Relativamente ao crossover no switch, curiosamente li no manual do router que, se este fosse ligado a um switch, teria que utilizar um cabo crossover, mas só vi isso há pouco tempo. Tenho utilizado um cabo directo sem problemas. Se não pudesse não funcionava, certo?

obrigado,
lmcs73
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Fev 19, 2008 15:57

Mensagempor skorzen » Terça Mar 11, 2008 18:18

Se vais ligar um PC ao switch, precisas de cabo directo e não cruzado (crossover). Só usas cabo cruzado para ligar dois dispositivos de rede iguais.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor sh337 » Terça Mar 11, 2008 23:56

lmcs73 Escreveu:
sh337 Escreveu:Se todos os cabos forem ligar ao switch não precisas de crossover.

Quer dizer que basta ligar os cabos às tomadas sem mais nada? Óptimo.
Relativamente ao crossover no switch, curiosamente li no manual do router que, se este fosse ligado a um switch, teria que utilizar um cabo crossover, mas só vi isso há pouco tempo. Tenho utilizado um cabo directo sem problemas. Se não pudesse não funcionava, certo?

obrigado,

Provavelmente o switch faz o "cross" na porta. :)
sh337
Novato
Novato

Registado: Quarta Mar 05, 2008 15:26

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante