AWR51A - configuração

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

AWR51A - configuração

Mensagempor ruimartins » Terça Mar 02, 2004 13:36

boas!

pois é, depois de muitas contas feitas, de verificar muitas vezes as especificações de montes de aparelhos, e de ponderar todos os prós e contras, decidi que para minha casa (um apartamento em que existem 2 PC's) o "pequenino" AWR51A embalado numa caixa Surecom haveria de servir.

até ver não estou desapontado, tudo funciona aparentemente bem, e em termos de sinal wireless também fica dentro do aceitável. o problema é que estou com um problema em relação à configuração da firewall.

Imagem

por exemplo, no caso do azureus, tenho de abrir a porta 6881 para que o programa funcione devidamente, uma vez que o IP atribuido à minha máquina é o 10.0.0.12 (o do router é o 10.0.0.2), na configuração da firewall do router coloquei o seguinte: public port:6881; private port:6881;port type:TCP; host IP address:10.0.0.12. depois disto faço "save configuration" mas tudo continua na mesma.

o processo também se verifica na configuração das portas para poder enviar/receber ficheiros pelo messenger.

se algum possuidor de um AWR51A tiver alguma sugestão a dar, agradeço.

desde já o meu obrigado.

cumprimentos.
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 12:12

Mensagempor ruimartins » Sexta Mar 05, 2004 9:46

boas!

apesar de não ter conseguido obter resposta neste forum, acabei por conseguir resolver o problema.

a solução é relativamente simples:

desactivar o servidor de DHCP, (pessoalmente alterei o IP interno de 10.0.0.2 para uma coisa mais habitual, 192.168.xxx.xxx) atribuir uma gama de ip's disponíveis (192.168.1.2 - 192.168.1.100)

no pc, obrigo-o a obter sempre o mesmo IP (IP fixo 192.168.1.2) e depois é só fazer os NAT's para as portas pretendidas e para os IP's que queremos.

funciona plenamente.

se alguém passar pela mesma dificuldade, aqui está a resposta.

cumprimentos
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Mr_coelho » Segunda Mar 08, 2004 9:34

ja agora com esse router kem ksg ou alguem k ksg enviar ficheiros por irc? eu ja tentei varias solucoes k vi neste forum e noutros mas ainda n csg por isto a funcionar...
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Set 09, 2003 19:00

Mensagempor ruimartins » Segunda Mar 08, 2004 10:15

viva!

em principio o procedimento será o mesmo. imagina que queres fazer as tuas trocas de ficheiros via dcc através da gama de portas 4095 à 4099, a única coisa que terás de fazer é, como está ilustrado na imagem do primeiro post, adicionar porta a parta e o teu IP à configuração do router.

outra solução, é, e no teu caso deve ser aconselhável, visto que tens o router ha algum tempo, um actualização de firmware:

modem analógico
http://66.98.136.77/~ovislink/WEB-FTP/D ... AnnexA.zip

modem RDIS
http://66.98.136.77/~ovislink/WEB-FTP/D ... annexB.zip

o meu router tem apenas uma semana, além disso estive à espera que chegasse do fornecedor, o que coloca a hipotese de ter um firmware mais recente que o teu. de qualquer das formas, isso tu podes alterar.

já agora, aproveito para fazer um àparte sobre o equipamento, há uma semana que o tenho a funcionar 24hrs/dia, e nunca teve qualquer tipo de problema, até ver, funciona 5 estrelas.

cumprimentos
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Mr_coelho » Segunda Mar 08, 2004 18:55

poix eu ja tentei abrir essas portas e continua td na mm :? mas agora vou fazer o update da firmware, ja comprei o meu em principios de janeiro... vamos la ver se resolve o problema
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ruimartins » Segunda Mar 08, 2004 22:39

viva!

antes de fazeres o update (se é que ainda não o fizeste) há um pormenor que deves ter em atenção

antes de desactivar o servidor de DHCP e de atrbuir um IP ao router do género de 192.168.1.1 e de obrigar o PC a trabalhar com IP fixo, verifiquei que o router atribuia sempre o mesmo IP ao meu PC, salvo erro, era 10.0.0.12, e era esse IP que eu usava para abrir as portas pretendendidas. a verdade é que supostamente para aquele IP, aquelas portas estariam abertas, mas não era o acontecia na realidade. só consegui fazer com que a coisa funcionasse depois de fazer o que te disse (usar tudo com IP's fixos e fazer os NAT's)

espero que assim consigas solucionar os teus problemas.

cumprimentos e boas ligações!
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Problema com Firewall e ligação à internet

Mensagempor pantufas » Segunda Abr 21, 2008 10:29

Boas, ruimartins eu tenho o mesmo problema com o NAT firewall com esse router AWR51A e quando faço os NATS dos programas q qero que deixe passar ele simplesmente nao obdece, sim e já tentei a tua forma de tentar atunar este problema, mas o resultado não foi mt bom, quando fiz isso o meu router nao tinha ligação à internet.
Já agora alguem sabe pq q o meu router perde a ligaçao passado algum tempo?Não sei se pode ter alguma coisa haver :S
Mas eu quando eu meto nas configuraçoes de IP do Windows já fica tudo normal :S se alguem me poder esclarecer isto fico mt agradecido.

Obrigado e espero resposta :)
pantufas
Novato
Novato

Registado: Segunda Abr 21, 2008 10:14

Mensagempor ruimartins » Segunda Abr 21, 2008 20:39

Boas,

vai ser muito dificil conseguir, agora, dar-te uma resposta fundamentada, já não tenho esse router há uns anos.... sei que a condiguração que tinha e que funcionava era DHCP desligado, IP router = 192.168.1.1, IP's fixos nos PC's que se ligavam ao router e NATs para definir que ports é que cada um dos PC's tinham acesso.

Resta-me desejar-te boa sorte com isso.....

RM
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pantufas » Terça Abr 22, 2008 8:10

ok, eu ja tenho a configuraçao como fizeste no router agora resta-me ir à configuraçao no windows a ver se funciona :)
muito obrigado pela resposta rápida :D
abraços
pantufas
Novato
Novato

Registado: Segunda Abr 21, 2008 10:14

Mensagempor Mr_coelho » Terça Abr 22, 2008 9:12

boas tb já tive esse router. O conselho q dou é procurares no forum: http://wireless.com.pt/forum/ por AWR51, penso que na altura haviam la várias soluções para esse problema.
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante