Problema com disco de rede

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema com disco de rede

Mensagempor El Extranjero » Sábado Ago 02, 2008 1:37

Boas,

Há algumas semanas comprei um novo router dado que o anterior tinha dado o berro. Graças a alguma ajuda daqui do forum lá consegui tratar do assunto.
No entanto, apesar de neste momento ter acesso à internet através de 2 Pcs diferentes com a partilha de ficheiros entre ambos a funcionar, tenho outro problema.

Tenho um disco externo "Lacie 2Big Network" ligado ao router, por Ethernet.
Consigo vê-lo na rede e aceder às suas diferentes Shares (tipo pastas, pelo que percebi).

Mas ao copiar um ficheiro de uma Share para outra, aparece a janela de cópia de ficheiros e aquilo não mexe... passado um bocado aparece o seguinte erro:

"Cannot copy NomeDoFicheiro: The specified network name is no longer available"

O que será que está a causar este erro? Alguém me pode ajudar? :(

Obrigado.
El Extranjero
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Fev 22, 2005 1:01

Mensagempor ReDsOuL » Domingo Ago 03, 2008 1:06

googla um pouco que encontras muita coisa...

cumpz
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor El Extranjero » Domingo Ago 03, 2008 1:22

Boas, ReDsOuL

Eu pesquisei bastante. Aliás, faço sempre isso antes de colocar seja o que for nalgum forum. (posso ser um péssimo pesquisador, mas acho que sou mediano ;) )
Os resultados que me apareciam mais eram pessoas com a mesma dúvida que eu (e sem resposta) e referências a qualquer coisa com o windows NT ou Windows 2003... nos quais não havia uma resposta directa e que me deixava completamente perdido este "leigo" no domínio das redes.

Cheguei, no entanto, a experimentar uma coisa nova no router.
No utilitário de configuração do router descobri o campo "DHCP reservations" (lá está o caso em que acho qu a minha pesquisa pelo google ajudou) onde designei um ip para os 2 Pcs e para o disco externo Ethernet.
Resultado: tudo na mesma.

Esta situação deixa-me perdido porque o disco deixa copiar um ficheiro de 30KB, mas experimento copiar um ficheiro de 1,4MB e aparece a tal mensagem.
Depois ao tentar copiar outra vez o mesmo ficheiro, aparece uma mensagem a dizer que o ficheiro já existe na pasta para onde o estou a querer copiar. Vou ver e é verdade parece lá estar o ficheiro. (por acaso não cheguei a testar se esse ficheiro estava bem copiado).

De qualquer modo, ficheiros maiores, alguns segundos ou 1 minuto despois de a janela de cópia estar a marcar passo aparece a tal maldita mensagem. :(
El Extranjero
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ReDsOuL » Domingo Ago 03, 2008 3:32

formata o disco, formatação total mesmo, e não rápida...

formata em NTFS...
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Re: Problema com disco de rede

Mensagempor SammySam » Domingo Ago 03, 2008 4:52

El Extranjero Escreveu:Boas,

Há algumas semanas comprei um novo router dado que o anterior tinha dado o berro. Graças a alguma ajuda daqui do forum lá consegui tratar do assunto.
No entanto, apesar de neste momento ter acesso à internet através de 2 Pcs diferentes com a partilha de ficheiros entre ambos a funcionar, tenho outro problema.

Tenho um disco externo "Lacie 2Big Network" ligado ao router, por Ethernet.
Consigo vê-lo na rede e aceder às suas diferentes Shares (tipo pastas, pelo que percebi).

Mas ao copiar um ficheiro de uma Share para outra, aparece a janela de cópia de ficheiros e aquilo não mexe... passado um bocado aparece o seguinte erro:

"Cannot copy NomeDoFicheiro: The specified network name is no longer available"

O que será que está a causar este erro? Alguém me pode ajudar? :(

Obrigado.

Está a querer parecer me que se trata de uma questão de config. no router, ou possivelmente, o WIN que, para n variar, passou se! Espera por mais respostas pois aqui n faltam experts em instalar servidores/redes e etc...
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor El Extranjero » Domingo Ago 03, 2008 15:37

ReDsOuL, o disco é um Network Attached Storage e tem um sistema interno Linux (acho). A formatação do mesmo é feita pela aplicação em html do disco e a formatação pelo que percebi, não pode ser feita em NTFS.

SammySam, realmente gostava que alguns experts em redes/servidores me pudessem esclarecer um pouco ou indicar um caminho...
El Extranjero
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ReDsOuL » Domingo Ago 03, 2008 17:34

pois...então parece que não posso ajudar...

boa sorte com isso

cumpz
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Kayn » Domingo Ago 03, 2008 23:55

ja instalei alguns discos de rede semelhantes da lacie.
nunca me deu esse problema em particular, mas ja me deu outros que podem estar relacionados, nomeadamente, problemas com permissoes de escrita no disco.

Assim só pra começar mesmo, eu trocava os cabos de rede que tas a usar. Já tive problemas uma altura com uma mensagem de erro semelhante e era um cabo que tava ligeiramente traçado e fazia mau contacto algures pelo meio, originando uma resposta dessas.

No teu caso, depois dos cabos, eu experimentava eliminar o router da equação. Tipo, liga-o directo ao pc com um cabo de rede (provavelmente precisas de um cabo crossover, mas depende), pegas no utilitário e configuras o disco com um ip fixo. Configuras o teu pc com um ip na mesma gama e tenta aceder ao disco e fazer a tal copia que nao consegues. Se nao te der problemas, pode ser do router, e partes para aí.

Se tambem der bronca, reverifica as configurações do disco externo. Como eu te disse, ja tive probs de darem mensagens de erro meias maradas e era um problema de permissoes de escrita no disco.

Se for do router, depende se usas um servidor DHCP do router ou nao. Se usas, configura-o para nao atribuir (reservar) o ip que deste a caixa externa e experimenta. Se a caixa externa suportar (nem todas suportam), tambem podes experimentar deixar o router atribuir-lhe um ip e tentar aceder assim. Se nao usas DHCP so tens mesmo que atribuir um ip na mesma gama da tua rede a caixa, a mesma subnet mask e ta feito. Mesmo que peça gateway, nao é necessario.

Deveria ser tudo. Faz esses testes e parte daí. Reporta resultados se quiseres aqui ao povo.

Quanto a caixa nao suportar NTFS, ve la isso melhor. Quase de certeza que suporta, porque senao era uma mer** que nao podias gravar ficheiros maiores que 4Gb nele. Até a data ainda nao vi nenhuma que nao desse.
Já vi foi ser necessario configurar o protocolo USB para "optimizacao de escrita de dados" em vez de "remoção rapida" (sem fazer o remover hardware com segurança) para poderes conseguir formatar o disco em NTFS. Depois de formatado, pode-se voltar a por a remoção rapida outra vez.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor El Extranjero » Segunda Ago 04, 2008 1:26

Obrigado pelas dicas, Kayn - vou experimentar trocar o cabo que estou a usar para a ligação modem-router e usá-lo na ligação router-NAS.

O NAS em causa é este: http://www.lacie.com/intl/products/product.htm?pid=10953

Quanto a eliminar o router da equação bem gostaria mas este NAS requer obrigatoriamente um Ethernet switch ou router, como está explícito nos "System Requirements" descritos no link em cima.

Uso o servidor DHCP do router - primeiro experimentei sem usar "DHCP reservations". Depois experimentei com "DHCP reservations" de modo a que o Router atribuísse um ip a cada computador (são 2) e ao disco externo. Não houve qualquer mudança.

Quanto a caixa nao suportar NTFS, ve la isso melhor.

Engano meu. Tinha lido em qualquer lado que o disco não suportava NTFS, mas
descobri aqui http://www.lacie.com/support/faq/faq.htm?faqid=10456 que:
The 2big Network supports drives formatted with the following file systems: MSDOS/ FAT 32, NTFS in read-only mode, HFS+ and Linux file system formats (ext2/ext3/reiserfs).

Da primeira vez que fiz format ao disco apenas usei o botão Format no utilitário html de configuração do disco onde, se bem me lembro, não deixava escolher o formato.

Já vi foi ser necessario configurar o protocolo USB para "optimizacao de escrita de dados" em vez de "remoção rapida" (sem fazer o remover hardware com segurança) para poderes conseguir formatar o disco em NTFS. Depois de formatado, pode-se voltar a por a remoção rapida outra vez.

O disco não me aparece no Explorer do Windows como uma drive externa normal (e eu só sei fazer as tais coisas da "remoção rapida" quando a drive aparece - não sei se há outra maneira). As "Shares" do disco aparecem apenas debaixo de "My Network Places\Entire Network\Microsoft Windows Network\NomeDaRede".
El Extranjero
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Kayn » Segunda Ago 04, 2008 1:51

Tens a certeza que ele precisa MESMO dum switch? porque um pc ligado directamente com um cabo crossover ao disco faz exactamente o mesmo.
Alias, tudo que o router faz, em termos de gestao de rede, o pc faz. Embora diga nos system reqs. custa-me um bocado a engolir essa. :P

Se precisares de configurações de ip fixo, escolhe uma coisa tipo quando os tiveres ligados por um cabo directo:
PC:
ip - 192.168.10.1
subnet - 255.255.255.0
gateway - 192.168.10.2

disco ext:
ip - 192.168.10.2
subnet - 255.255.255.0
gateaway - 192.168.10.1

Basicamente a ideia é trocar ips no gateway.

Quanto ao formatar, como eu te tinha dito, pelo menos o win nao te deixa formatar em NTFS se nao tiver a "escrita de dados" selecionada. Nao sei como é que é feita a formatacao do disco, mas penso eu que provavelmente se o ligares por USB ja poderas configurar e formatar e deverá dar. No entanto, procura primeiro fazer isso pelos utilitarios dele, que deveria ser a maneira correcta.

Quanto ao fazer aparecer no windows como uma driver, provavelmente nao te ajudará em nada para efeitos de formatar, mas dar-te-à, certamente muito jeito mapear na rede como uma drive a tal pasta de share do disco.

Abres o meu computador-> ferramentas -> mapear unidade de rede. Escolhes uma letra e metes o caminho do share do disco em baixo (ex: \\192.168.1.10\Share\ ) e ta feito. essa share vai te aparecer no meu computador como uma drive com uma letra. Tambem tem a opção pra re-ligar sempre que ligares o windows.

Ve la isso e vai dando noticias.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor El Extranjero » Segunda Ago 04, 2008 12:39

Só, no início quando comprei o disco, experimentei a ligar o NAS ao PC com um cabo - creio que Cat 5e (acho q são os únicos que tenho) e não conseguia aceder ao disco.
Como o meu conhecimento da matéria das redes é bastante parco, não fazia ideia que ter um switch ou um cabo cruzado era a mesma coisa...

De qualquer modo, mudei o cabo cat 5e para outro igual (ainda não tenho cabo cruzado como disse) que está a funcionar (porque é o que uo para ligar o router a outro pc) , e o resultado é igual. :(

» Quanto a ligar o disco por USB: Não dá.
Este disco só suporta ligação Ethernet. Tem 2 portas USB mas apenas para ligarmos uma "pen drive" ou um disco externo USB ao NAS e através do botão azul grande do NAS se fazer uma cópia directa desses discos para o NAS.

Mapear as Shares era algo que já tinha feito anteriormente.
El Extranjero
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Silvergti » Segunda Ago 04, 2008 13:44

Mas tens esse problema nos dois pc's ou só em um?
Linux isn't a place, a company, a person or a hotdog stand.
Silvergti
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Ago 05, 2006 10:50

Mensagempor El Extranjero » Segunda Ago 04, 2008 16:39

O problema acontece nos dois pcs de igual modo.
El Extranjero
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Silvergti » Quinta Ago 07, 2008 10:22

tenta fazer como disse o Kayn, liga o disco ao pc e testa. Isso tem de funcionar...

A real necessidade da existência de um switch será só para "substituir" o cabo cruzado... o switch não altera nada na comunicação de rede, logo não é vital a sua existência.
Linux isn't a place, a company, a person or a hotdog stand.
Silvergti
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Ago 05, 2006 10:50

Mensagempor El Extranjero » Sexta Ago 08, 2008 15:52

Ok, consegui testar o Disco de rede noutra rede (não experimentei o cabo de rede cruzado porque não tenho nenhum e tive possibilidade de testar gratuitamente nesta outra configuração).

Neste novo ambiente/configuração o teste foi feito com router, modem, e 2 computadores diferentes.

O erro em causa não apareceu e copiou perfeitamente bem os ficheiros — tanto entre Shares do disco como entre Disco e computador.

De notar que os computadores desta rede foram:

— um pc já com uns 3-4 anosque estava a dar alguns problemas. Reconheceu o disco e identificou-o como ligado mas não conseguiu aceder nem fazer o Mount dos Shares (mas não perdi muito tempo a ver o problema)

— um portátil Apple ligado por Wireless G — reconheceu imediatamente o disco e foi através dele que fiz os testes com sucesso.

Ao menos está esclarecido que o problema não é do Disco nem do cabo ethernet, mas poderá ser (à partida) do Router.
Não creio que seja dos 2 pcs (bastantes diferentes em configuração) que tenho dado que os mesmos com o anterior router funcionavam e acho difícil que ambos terem "avariado" a este respeito ao mesmo tempo.
El Extranjero
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes