Dúvida acerca de partilha de ficheiros

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Dúvida acerca de partilha de ficheiros

Mensagempor deathside » Terça Nov 11, 2008 18:29

Tenho uma rede wireless entre desktop(com ADSL) e portatil. Tá tudo a funcionar bem. e configurado na parte da segurança.
Apenas tenho uma dúvida na partilha de ficheiros.

Consigo aceder às pastas que partilho em ambos os computadores, mas nao configurei nenhuma password, nem nada...defini apenas grupos de trabalho iguais para ambos e mais nada...

Isto é mesmo assim? é o router que permite, ou não, o acesso de um computador ao outro, com base nas configurações da rede wireless(SSID, password, filtro do MAC address, etc....)?

É que aceder à minha ligação, sei que não é qualquer um que consegue, mas em relação às pastas partilhadas não sei como funciona...

obrigado
deathside
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Set 10, 2004 8:08

Mensagempor Hominus Nocturna » Terça Nov 11, 2008 21:25

1º usas Vista ou XP?
2º Para acederes aos ficheiros vais por ip ou vais ver as pastas na rede?

Depende das configurações que tenhas para partilha de ficheiros. Se os computadores nao tiverem password e se a partilha de ficheiros não estiver definida para "pedir" password, simplesmente poes a pasta a partilhar e quem estiver na rede acede a essa pasta sem problemas. Com algumas configuração, por exemplo, só te deixa partilhar as pastas se tiveres o nome e password de utilizador, mas aqui não é o caso. Qualquer pessoa na rede pode aceder ao ficheiro sem qualquer problema e nem sequer pede password de nada, ou vais as pastas na rede e aparece lá a pasta partilhada ou metes o ip e vai-te abrir uma janela com as pastas partilhadas desse computador...

Isso acontece porque o router cria uma especie de rede local com os pc's ligados a este...

PS: tens pelo menos password no router? É que não estiver qualquer pessoa te pode entrar na rede e ver e modificar os ficheiros(dependendo das permissões)

Se eu estiver errado, os "geeks" que digam... :lol:
Hominus Nocturna
Novato
Novato

Registado: Segunda Nov 03, 2008 0:31

Mensagempor deathside » Terça Nov 11, 2008 22:45

no desktop tenho xp, no portatil vista.

para aceder vou ao icone de rede do ambiente de trabalho, tanto no xp como no vista...

eu até queria por password, mas nao encontrei nada....

ao configurar a rede no xp, pelo network wizard, nao me pede nada de usernames e passwords....

se no vista(portatil), no centro de redes e partilha, puser partilha de ficheiros com password, nao consigo aceder aos ficheiros a partir do xp (desktop) pede username e password. mas como me pode ele pedir isso se não configurei nada de usernames/passwords??

pus os utilizadores dos dois pc's com o mesmo nome e password, tentei entrar com o username/password do único utilizador do vista e nao deu.

tenho o router bem configurado. com password, mudei ip's do router e do modem, fixei ip's dos dois pc's, desactivei o DHCP, activei o filtro dos mac address etc...
deathside
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Set 10, 2004 8:08

Mensagempor Hominus Nocturna » Terça Nov 11, 2008 23:20

deathside Escreveu:no desktop tenho xp, no portatil vista.

para aceder vou ao icone de rede do ambiente de trabalho, tanto no xp como no vista...

eu até queria por password, mas nao encontrei nada....

ao configurar a rede no xp, pelo network wizard, nao me pede nada de usernames e passwords....

se no vista(portatil), no centro de redes e partilha, puser partilha de ficheiros com password, nao consigo aceder aos ficheiros a partir do xp (desktop) pede username e password. mas como me pode ele pedir isso se não configurei nada de usernames/passwords??

pus os utilizadores dos dois pc's com o mesmo nome e password, tentei entrar com o username/password do único utilizador do vista e nao deu.

tenho o router bem configurado. com password, mudei ip's do router e do modem, fixei ip's dos dois pc's, desactivei o DHCP, activei o filtro dos mac address etc...

Se bem entendi do teu primeiro post, querias saber se havia a possibilidade de aceder às tuas pastas partilhadas por nao haver passwords em todo o processo de partilhas. É assim, a rede em si basea-se maioritariamente no router, este faz o a "distribuição" de dados entre os computadores. Portanto a hipotese de alguem aceder a estas fica de lado porque para alguém o fazer tem que se ligar à rede atravé de router, mas como este ta bem configurado e com segurança, não tens problemas. Agora surge o facto de acederem ao teu pc através da ligação à internet. Sem passwords nos pc's torna-se fácil para quem tem relativos bons conhecimentos de informatica, mas para isso precisam de ip's, etc etc... O que te posso aconselhar é nas permissoes de partilhas pores só de leitura assim ninguem pode alterar o que lá está... Nesta última parte já estou a divagar um bocado... Sinceramente se tiveres o router com password, só quem acede a este é que pode ver as pastas partilhadas na rede, portanto não tens problemas.

Em relação ao 2º post:
Eu ha algum tempo agarrei num cabinho crossover e liguei o meu portatil a um portatil de um amigo meu (eu com vista e ele com xp), ambos tinhamos passwords e na altura em que ia a aceder abria uma janelinha a pedir nome de utilizador e password (no meu pc tinha que por o nome de utilizador e password dele, e o nome de utilizador era da conta que estava iniciada) e abriu logo uma janela a mostrar as pastas partilhadas do pc dele. Depois em casa uns tempos depois liguei ao portatil da minha irma e ja não dava e as condiçoes eram as mesma (havia uma incompatibilidade entre as configurações do sistema operativo).
O que te aconselho a fazer é o seguinte:
Põe uma pasta qualquer a partilhar em ambos os pc's (para testares os 2), pões passwords nas contas. Depois abres os Meus documentos ou outra pasta qualquer e na barra de endereço digitas:
\\192.168.XXX.XXX (aqui tens que meter o ip do outro pc, testas num e depois no outro)
Vai-te aparecer uma janela de log in e metes o nome de utilizador e passwords do outro pc (atenção que o nome de utilizador tem que ser igual ao da conta que tens iniciada, ás vezes quando se formata um pc no inicio da configuração pede para meteres um nome de utilizador e depois quando começas a trabalhar com ele mudas o nome mas o que conta é o que meteste antes, mas isto não interessa muito para o caso).
Depois ve o que acontece o diz. Se tiveres alguma duvida fala.
Hominus Nocturna
Novato
Novato

Registado: Segunda Nov 03, 2008 0:31

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante