Router Wireless - velocidade de transferência entre pc's

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Router Wireless - velocidade de transferência entre pc's

Mensagempor skcratch » Quinta Nov 27, 2008 0:14

Viva!

Recentemente comprei um Belkin N Wireless Router. Todos os portáteis da minha rede interna, possuem placas wireless com suporte à tecnologia 802.11g, logo suportam velocidades até 54 Mbps. No entanto, sempre que existe uma troca de um ficheiro de maior dimensão (um filme, por exemplo) entre algum portátil, a velocidade de transferência é sempre bastante baixa. A velocidade máxima teórica seria 6.75 MBps, só que as velocidades máximas normalmente não ultrapassam os 2.1MBps, não estabilizando nesta velocidade, continuando a descer. De notar que em todos os portáteis o sinal de rede é excelente. Normalmente, quando são realizadas as transferências não existe nenhum cliente (p2p, por exemplo) que esteja ligado e a diminuir a largura de banda disponível no router.

Será que alguém poderia dar uma explicação para estas velocidades de transferência tão baixas?

Grato desde já pela ajuda!
Cumps!
:D
skcratch
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Set 21, 2006 19:35

Mensagempor ReDsOuL » Quinta Nov 27, 2008 1:24

eu penso que seja mesmo normal...

é que o wireless...até a temperatura do ar tem influencia!

mas pode ser que alguém te possa dar uma ajuda

cumpz
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor ghost_matrix » Quinta Nov 27, 2008 18:54

segundo ouvi dizer isso é normal, talvez com a norma N melhore
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor skyruner » Sexta Nov 28, 2008 2:15

ghost_matrix Escreveu:segundo ouvi dizer isso é normal, talvez com a norma N melhore
Com a norma N, os dados vão ser transmitidos, à velocidade da interface mais lenta (802.11g), o que acabará por dar praticamente no mesmo.

Como estás a medir a velocidade de transferência?
Pelo indicador do Windows Vista, ou estás a fazer as contas "à mão"?
Se estiveres pelo Vista, não vás por aí, até porque ainda este fim de semana, estava a passar um ficheiro de 1.68GB e dizia-me que estava a passar a 300KB/s, mas acabou bem antes do que essa suposta velocidade deveria necessitar.

Estás a fazer as cópias perto do router?
Fizeste os testes quando estás a sacar algum ficheiro (por P2P ou não)?

Se queres um conselho, faz as cópias por ethernet, pois é bem mais rápido, pois qualquer PC possui uma placa de rede 10/100Mbps.
Pelo menos, é o que faço em ficheiros maiores, para o portátil 802.11g que cá tenho em casa.

Edit:

BTW, fiz agora um pequeno teste!
Passei um ficheiro de 700MB do meu Desktop (ligado por cabo ao router com uma ligação 10/100.
Verifiquei o sinal da minha ligação, e estou com uma média de 65Mbps.

Ao passar esses 700MB, pelas minhas contas, tive uma velocidade de transferência à volta de 3.9MB/s.
Mas também estou noutra divisão que não a do router, e estou com um portátil 802.11n.
Amanha, se tiver tempo, faço a transferência do mesmo ficheiro, mas apenas habilito a 802.11g no router, e coloco o laptop perto do mesmo para ver qual o resultado.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor skcratch » Sábado Nov 29, 2008 17:04

Viva!

A medição da velocidade está a ser feita pelo indicador do Vista. As cópias são feitas normalmente com o portátil no quarto de cada um, ou seja, existe pelo menos uma parede (no máximo duas) entre cada portátil e o router. Quando as cópias são realizadas não está ligado nenhum cliente p2p em nenhum dos portáteis, daí eu estranhar as velocidades de transferência tão baixas. Eu sei que por ethernet as velocidades de transferência são muito mais altas mas foi mesmo para acabar com a confusão de cabos que compramos o router wireless.

Obrigado pelo teu comentário!
Cumps!
:D
skcratch
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Set 21, 2006 19:35

Mensagempor Silver_Razorback » Sábado Nov 29, 2008 18:36

skyruner Escreveu:
ghost_matrix Escreveu:segundo ouvi dizer isso é normal, talvez com a norma N melhore
Com a norma N, os dados vão ser transmitidos, à velocidade da interface mais lenta (802.11g), o que acabará por dar praticamente no mesmo.

skyruner em grande antecipação. :P mas sim, até pode ser N2,se os receptores só suportam até G, não funcionam acima disso. mas por outro lado penso que o objectivo do ghost_matrix passaria por uma actualização geral de todos os equipamentos,router e receptores. :D
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante