Bloquear placas 3G

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Bloquear placas 3G

Mensagempor morg2k2 » Quarta Mar 11, 2009 18:14

Boas,

Não sei se esta é a secção mais adequada , se nao for façam o favor de mover para onde for mais indicado.
Basicamente necessito de alguma ajuda neste problema. Na empresa onde trabalho deparo-me com um problema crescente , que são os utilizaores que tem placas 3G, este problema é critico pq estes acesso fazem bypass á segurança da instituição e assim sendo sao propicios a hackers , virus , physing , etc,etc...

Estive a ver algumas soluções, mas mesmo assim a melhor seria criar uma GPO e mover para cada OU de cada departamento os objectos de computers afectos e a estes criar uma inibição ás portas USB. No entanto esta solução gera-me um problema maior, que são os teclados e ratos que se ligam via USB. Será que existe alguma aplicação que possa bloquear os acessos directamente aos modems 3G USB?
No caso concreto é tudo baseado num dominio Windows 2003.

Obrigado.
morg2k2
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Out 17, 2004 17:51

Mensagempor Mercy_PT » Quarta Mar 11, 2009 18:54

Salvo erro essas placas são detectadas de base como pen drives. A solução simples é bloquear as pen's por GPO ou directamente.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor LuisFilipe » Quarta Mar 11, 2009 21:43

Não existe um serviço que possa ser desactivado ?
Como é que as placas 3G comunicam com o sistema ?

http://mybroadband.co.za/vb/showthread.php?t=47769
I'm thinking out loud here...
If all your 3G|HSDPA users were on Vodacom's 'internetvpn' APN, then it might be feasible to take a first & delicate step of firewalling against & dropping of packets on your LAN that originate from a Vodacom issued IP address, hopefully not blocking access to Vodacom's various websites [unless that's corporate policy]...

Another possibility would be to put all your 3G|HSDPA people onto a private APN [VPN through Vodacom], and then configure the firewalling on your LAN to allow traffic to & from that private APN [VPN]...

But it would still be possible for your users to configure routing on their notebooks to forward packets between subnets - creating a sort of NAT between the 3G|HSDPA & LAN subnets...

Methinks a desktop software firewall with centralised admin configuration would be the only solution here - at the user's end disable routing between the 3G|HSDPA & LAN subnets [unless it maybe originates from a private APN for legitimate mobile access into the corporate LAN] and only allow access to the LAN via VPN or something, maybe this can be emulated in Active Directory...
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor alr_tech » Quarta Mar 11, 2009 22:58

boas
pergunta interessante....
ainda não tinha me lembrado dessa...

a empresa é pequena e as chefias andam em cima do pessoal...
todos podem aceder à net... embora IMs esteja cortados e acessos a sites menos próprios...
embora haja quem tente :roll:

numa empresa de maior dimensão, onde as pessoas ganhem melhor...
poderá ser um problema... :?

serviço não creio que haja...
é um driver...

GPO para USBs, dava, mas, tal como ele diz ... e o pessoal com teclados e ratos USB....?
só se existir algum tipo de regra que só afecte determinado tipo de driver USB..
mas, nunca me dediquei a pesquisar isso... :?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor morg2k2 » Quarta Mar 11, 2009 23:19

Pois é...
Neste caso o universo são 200 utilizadores, e qualquer um pode ligar uma pendrive ao pc e através desta ligar-se á net... com isto qq gajo entra para a LAN desde que saiba o que está a fazer ou bem pior que isso. DOS por ex.

No que toca á GPOs eu posso definir uma regra que afecte as portas USB, agora para PENdrives nao existe uma gpo que caçe apenas isso. Outra forma que me ocorreu é verificar que drivers/softwares é que os operadores usam e criar uma GPO para bloquear esses softwares, so que sempre que existem actualizações ou ando em cima do acontecimento ou volto á estaca zero.
morg2k2
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor morg2k2 » Quarta Mar 11, 2009 23:38

Já encontrei uma possivel solução. Amanhã vou exprimentar.

http://www.petri.co.il/disable_usb_disks_with_gpo.htm
morg2k2
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Quinta Mar 12, 2009 11:32

boas

mas, de qq maneira tens de saber qual o driver usado pela Pen 3G...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor cyberj » Segunda Mar 16, 2009 17:29

Uma maneira facil de fazeres isso é usares um software de segurança... Honestamente apenas testei o CSA... e ai funciona, pois posso configurar o sistema e dizer que só existe comunicação TCP/IP numa determinada placa... neste caso, na porta de rede...

Todas as outras ligações à net que o utilizador possa fazer são automaticamente barradas...

O preço do CSA tb não é elevado, por isso, é sem duvida uma opção.

CSA (Cisco Security Agent).
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante