Ligar 3 pc's em rede

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor TT » Domingo Mar 29, 2009 20:28

tb tenho duvidas neste ambito de redes...tenho um router smc7094bra ligado ao modem da tele2 pa poder ter net no fixo e wireless no portatil...ate entao tenho net em ambos e configurei normalmente o router, apesar de perceber pouco destes termos informaticos(NAT,LAN,WAN,MAC ADRESS,ETC...)apenas dei um nome a rede e criei segurança wpa.
o problema surgiu qd veio o portatil do meu irmao...1º ligava a rede mas nao tinha net, dps dava ligaçao limitada...passado um tempo sem usar o meu portatil em casa...o dele ligava agora liga á net e agora o meu é q apresenta ligaçao inexistente ou liga mas nao ha net.
Gostava que algume me pudesse ajudar explicando um pouco detalhado se possivel, como fazer para poder ter um fixo ligado por cabo e 2 portateis por wireless(ambos com winxp).é que nao sei nos menus deste router,onde é que se impoe o limite de pc´s,apenas queria criar uma rede com segurança e qq portatil pudesse aceder a rede e ter net desde que saiba a senha de segurança da rede.
TT
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Ago 17, 2006 14:33

Mensagempor Vtech » Domingo Mar 29, 2009 21:58

Parece que isso tem tudo a ver com endereços IP, no router deves ter um serviço que é o Servidor de DHCP, deverá estar activo para que os IP's sejam atribuídos automaticamente aos PC's, claro que para isso resultar os IP's dos PC's tem de estar definidos no modo automático ou dinâmico, caso queiras fazer tudo "à la pata" vai exigir de ti mais conhecimentos, primeiro terás de atribuir endereços IP da mesma gama do IP do router aos PC's, por exemplo se o router for o 192.168.1.1, terás de dar aos PC's um "igual" em que só muda o ultimo numero, por exemplo, 192.168.1.22, depois disto terás de preencher os campos do Gateway ou Porta de ligação em PT e o DNS primário com o IP do router, que aqui para o exemplo seria o 192.168.1.1. Em relação à SubnetMask ela serve para dizer dos vários números do IP, quais identificam a rede e qual diferenciam os PC's, seguindo o exemplo daqui para uma gama de IP's 192.168.1.? temos uma SubnetMask 255.255.255.0, em que o "0" indica que o ultimo conjunto de números é o numero diferenciador entre os vários PC's (existe mais umas ressalvas na SubnetMask, mas se seguires isto deverás safar-te bem).
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor alr_tech » Segunda Mar 30, 2009 9:31

boas

o smc7094bra?, não conheço....

mas o smc7904bra sim...
é um modem/router ADSL...
por isso se estás a usar outro modem.... ligado a uma das portas LAN RJ45?
isso obriga a outro tipo de configuração...
(nesta "config", não tens NAT, firewall e DHCP (pelo menos simplificadamente.)...)

já agora qual é o tipo de modem da vodafone que tens?
WIMAX, 3G?
ou ADSL... so for ADSL será uma questão de configurar o acesso...

se fôr um dos outros... tem de ser ir por tentativas...

faz um ipconfig /all e diz os seguintes valores:
IP:
MASK:
Gateway:

em cada uma das maq....

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Vtech » Segunda Mar 30, 2009 10:09

@ alr_tech, ele está a usar tele2 não é vodafone, mas há aqui uma grande confusão, porque o router que indicas que deve ser o correcto visto o que ele diz não existir, esse não têm wireless, portanto ele deve ter wireless talvez pelo "modem" da tele2, que na realidade deve ser é um router, sendo assim não consigo perceber porque raio têm o SMC ligado, acho que agora só ele pode esclarecer esta embrulhada e já agora indicar os modelos correctos.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor alr_tech » Segunda Mar 30, 2009 10:23

boas

sim, tens razão...
ainda não acordei...
isto de mudar a hora....
onde terei lido vodafone?... enfim...

sem, dúvida que precisamos de esclarecimentos...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor TT » Segunda Mar 30, 2009 11:21

peço desculpa plo engano ...o router é o smc7904wbra.
Tenho net da tele2 e uso o modem que veio deles,o thomsom speedtouch,porque as x´s nao consigo aceder a net e tenho de colocar sempre o cd de instalaçao da tele2(ja ta em daemon tools pa ser mais rapido)que pede pa ligar este modem e so ai consigo ter net.como este da tele 2 é so modem, tenho ligado a este um router o tal smc.já tenho este router a mais de 4 anos e o sr da loja disse que tinha modem e router mas nc consegui ter net so com ele, por isso é q tenho o modem da tele2 e o router.
ja tinha lido por ai que tem de ter os mesmos endereços, etc...o problema é q no menu de configuraçao do router(que so consigo aceder se fizer reset ao router e desligar o modem da tele2,pq dps desapare-se das ligaçoes) e nesses menus(ADVANCED SETUP) nao encontro nada que tenha a ver com DHCP mas dps no fim te uma janela de staus e leio la dhcp client service (ou algo parecido)=1.como nao percebo nada destes termos...
ja agora ontem qd andava a ver se conseguia mexer nalguma coisa andei a por la uns mac adresses nas opçoes do router mas nao sei s era na janela correta pq ha la mts janelas onde tem de se por os mac adresses dos portateis e gateways...(n percebo patavina),pus e no status final tinha la 2 clients para dhcp mas em vao...net nao ha.
TT
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Vtech » Segunda Mar 30, 2009 11:27

Primeiro esse Speedtouch é quase de certeza um router, estando dois routers ligados é normal teres tantos problemas de acesso à internet.

Isso da Tele2 é por ADSL ou Cabo (não conheço a oferta deles)?

Se for por ADSL, podes começar por usar só o SMC já que ele têm modem ADSL incorporado, caso seja por cabo um dos dois routers deve ser mudado o modo de operação, creio que o SMC dá para o colocar como ponto de acesso (AP, acess point).
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor TT » Segunda Mar 30, 2009 11:33

axo q o modem da tele 2 é so modem pq ate é bem pequeno(metade do router smc)e nao tem antenas nem nada e so tem led nas opcoes power,ethernet,usb,dsl e internet
a tele 2 é adsl(linha telef).
ok vou ver se consigo por net so com o smc dsp vejo se consigo dizer qq coisa.
TT
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Vtech » Segunda Mar 30, 2009 11:44

TT Escreveu:axo q o modem da tele 2 é so modem pq ate é bem pequeno(metade do router smc)e nao tem antenas nem nada e so tem led nas opcoes power,ethernet,usb,dsl e internet
a tele 2 é adsl(linha telef).
ok vou ver se consigo por net so com o smc dsp vejo se consigo dizer qq coisa.

O tamanho não quer dizer nada, acredita que isso é um router, só não têm wireless e só tem uma porta de rede, mas é um router. Para o caso não faz sentido teres os dois ligados, só te vai dar cabo das ligações caso não fiquem bem configurados, que pelos vistos é o caso, o melhor mesmo é tornar as coisas simples, vais precisar de alguns dados para configurar o SMC, têm à mão o User e Password do teu acesso ADSL, depois corres o Wizard do router SMC, tens de aceder ao WebManagement dele, metes o IP dele no browser e siga com o wizard, vais precisar de mais alguns dados o VPI/VCI que há-de ser 0/35 ou 35/0 nunca me lembro :D, não sei se no Wizard te pergunta para activar ou não o DHCP, mas se não me engano fica nas opções de LAN, no Wizard também não te deve perguntar pelas definições de wireless, mas creio que isso já esteja, de qualquer modo é no Advanced\ Wireless .

EDIT: E não te esqueças de ligar o cabo de telefone ao SMC :D
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor alr_tech » Segunda Mar 30, 2009 12:03

boas

o modem deles só tem saída USB e/ou net? já entendi tem as duas...
usas as duas? acho que sim....

já começo a entender o filme...
para teres dois IPs, tem de ser router...

em relação ao tamanho...
para dizer a verdade, se desse, uma caixa de fósforos das pequenas dava para lá colocar os dois CIs...
mas, por questões de utilização, estabilidade, temperatura usam caixas maiores...

bém, em relação a parte da questão, penso que o teu problema tem a ver com a configuração...

ponto 1:
recolher os seguintes valores, parte estão no modem...
outros tens de saber, nomeadamente o utilizador, passw se for usado pela tele2...

dodos do tele2 (alguns podem estar no site da tele2 ou acedendo À pag de configuração do modem.. deve dizer algures lá pelo manual da tele2, como se faz...)
protocol: PPPoE ou PPPoA
Encapsulation:
VPI/VCI:
IP: se não for dinâmico
Default Gateway ____.____.____.____
Primary DNS Server ____.____.____.____
Secondary DNS Server ____.____.____.____
Host Name ____.____.____.____ nem sempre existe....
USER:
Password:

ainda não deste os valores do ipconfig /all (quando ligado ao modem antigo)....

ponto 2:
a maq. que usa a ligação por USB tem de se desinstalar os drivers e qq software que é usado com o modem....
motivo, custuma interferir com outros modem/routers...
por isso não uses a maq. que tem os drivers do USB, para configurar o SMC...

ponto 3 :
aceder por cabo ao SMC e fazer a respectiva configuração...
acho que o router trás um CD, este tem um wizard de configuração que podes usar para configurar o modem..

depois usando o manual afinas a configuração....

ou directamente no SMC, existe um wizard que tb faz a configuração inicial..
Setup Wizard - pag. 4-4

o manual explica bém...

em relação ao ecran que mostra os MAC, isso será para mais frente...
para já esquece...

dúvidas, apita...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor TT » Segunda Mar 30, 2009 12:27

por acaso andei a ver na net e axo q tens razao...é um router.
a ligaçao q tenho é assim:vem a linha telefonica...entra no modem tele2...dps sai um cabo de rede para o router dps do router sai outro cabo de rede pa torre do desktop...

tive a ver a caixa q veio da tele2 e nao vem la como se entra no modem(ja tive na pagina de entrada mas nao vem pasword nem user pa entrar no modem tele2),dai em estar mais virado para tentar logo a ligaçao apenas usando o router da smc.

na configuraçao da tele2 nao existe nenhum user ou password´no manual deles, basta por o cd, ter tudo ligado e ja ta...sem user nem pass.
TT
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Segunda Mar 30, 2009 13:44

boas

mesmo que não seja necessário o user/passw os outros dados são necessários...
consulta as pag. da tele2...

faz ipconfig /all que é para identificar uma coisa...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Anterior

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante