Dúvidas sobre wireless norma N

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Dúvidas sobre wireless norma N

Mensagempor marlinblack » Quarta Mar 03, 2010 19:39

tenho um pc um pouquito antigo mas que me desenrasca. Tenho um router wireless tplink wirewless N wr 841 de 108 Mbps... não percebo nada destas normas, mas segundo o que li por aí, a norma N é mais rápida, verdade? o minha placa de rede é so b/g, portanto não usufruio disso, verdade? os 108 Mbps também não me servem de nada pois a minha placa é 54 Mbps. também segundo o que me disseram, não vale a pena comprar a placa usb 108Mbps, porque a velocidade so se notava se fosse pra transferencia de dados entre pc´s, para a net não irá mostrar efeito.
se puderem ajudar a esclarecer-me agradeço
obrigado :roll:
marlinblack
Novato
Novato

Registado: Quarta Abr 15, 2009 13:06

Mensagempor CrOhN » Quinta Mar 04, 2010 8:24

A ideia que tens está correcta. A não ser que tenhas internet mais rápida que 27Mbps, mais velocidade wireless só te vai dar jeito para transferir ficheiros entre pc's na tua rede.
CrOhN
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 04, 2007 14:26

Mensagempor alr_tech » Quinta Mar 04, 2010 11:15

boas

para dizer a verdade,a norma apenas está padronizada em 3 níveis - 150, 270 e 300 Mbps.
que são os valores max que se conseguem e em condições boas, segundo o uso de diversas combinações de multiemissores e receptores, com as suas respectivas antenas...
a norma N foi definida para ser retrocompatível com as normas b e G.

ora, 108Mbps, era um valor já atingido pela tecnologia mimo (G+, broadrange) dos G.
que só era possível com a utilização de um cliente do mesmo tipo, é claro.
atenção, que estamos a falar de condições de transmissão max.

no caso do N, tudo o que seja abaixo dos 270Mbps não é melhor material que um bom router G mimo, etc

agora, como tens a noção, o acesso á net está limitado á velocidade com que os dados chegam a tua casa..
embora, se tenha de dizer que os valores indicados não tem uma relação directa entre si, devido ás características dos protocolos utilizados (cabo, ADSL x ethernet, wifi)...

resumindo:
no teu caso desde que o dito router, não se vá abaixo, estás à vontade com o uso do wifi G do portátil
se tiveres valores de link wifi da ordem dos 40Mbps....
tens uma óptima ligação wifi
(o valor min para navegar é da ordem dos 5Mbps)

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor cyberj » Quinta Mar 04, 2010 12:44

alr_tech Escreveu:boas

para dizer a verdade,a norma apenas está padronizada em 3 níveis - 150, 270 e 300 Mbps.
que são os valores max que se conseguem e em condições boas, segundo o uso de diversas combinações de multiemissores e receptores, com as suas respectivas antenas...
a norma N foi definida para ser retrocompatível com as normas b e G.

ora, 108Mbps, era um valor já atingido pela tecnologia mimo (G+, broadrange) dos G.
que só era possível com a utilização de um cliente do mesmo tipo, é claro.
atenção, que estamos a falar de condições de transmissão max.

no caso do N, tudo o que seja abaixo dos 270Mbps não é melhor material que um bom router G mimo, etc

agora, como tens a noção, o acesso á net está limitado á velocidade com que os dados chegam a tua casa..
embora, se tenha de dizer que os valores indicados não tem uma relação directa entre si, devido ás características dos protocolos utilizados (cabo, ADSL x ethernet, wifi)...

resumindo:
no teu caso desde que o dito router, não se vá abaixo, estás à vontade com o uso do wifi G do portátil
se tiveres valores de link wifi da ordem dos 40Mbps....
tens uma óptima ligação wifi
(o valor min para navegar é da ordem dos 5Mbps)

cumps

X2

Nao podia estar mais correcto.. claro que se fizeres um upgrade para fibra da tua ligação à net, já vale a pena a ligação wireless N...
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor marlinblack » Quinta Mar 04, 2010 16:28

boas,
então segundo percebi, nada feito, estou bem com o que tenho.... porque a net contratada é 5Mb da zon

obrigado
:wink:
marlinblack
Novato
Novato

Registado: Quarta Abr 15, 2009 13:06

Mensagempor cyberj » Sexta Mar 05, 2010 12:57

marlinblack Escreveu:boas,
então segundo percebi, nada feito, estou bem com o que tenho.... porque a net contratada é 5Mb da zon

obrigado
:wink:

Nem mais...
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante