ADSL vs CABO ( e também vs UMTS e Satelite )

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Set 22, 2004 1:27

Já agora se souberem uma página sobre a Internet por cabo agradecia, ja tenho adsl, só preciso do cabo :(

Preciso isto para amanha ...

EDIT: Acho que já achei, http://pcguia.xl.pt/pcg/0604/internet/200.shtml, ja posso ir dormir :D
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Tretabyte » Quarta Set 22, 2004 4:35

Boas,
speed dragon procura informacoes sobre DOCSIS e vais ter muitas informacoes sobre cabo, como funciona a internet por cabo, os pos, os contras tudo isso pois cabo funciona a base de docsis, é isso que gere tudo.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Clever » Quarta Set 22, 2004 10:56

para mim o melhor e netvisao (n posso dizer cabo k n gosto da netcabo!)
a netvisao nc tive probl nenhum com eles... exepto algumas horas sem net enkuanto arranjavam o probl :( (so foi uma vez) trafego... tem boas opçoes... happyhours rulam! :D e pings em jogos... sao os melhores k ja vi em PT... smp ping de 20 em server PTs e 60 em UKs (em server de kualidade claro...)
Imagem
Clever
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 17, 2004 14:23

Mensagempor Tretabyte » Quarta Set 22, 2004 14:06

Boas,
Clever Escreveu:para mim o melhor e netvisao (n posso dizer cabo k n gosto da netcabo!)
a netvisao nc tive probl nenhum com eles... exepto algumas horas sem net enkuanto arranjavam o probl :( (so foi uma vez) trafego... tem boas opçoes... happyhours rulam! :D e pings em jogos... sao os melhores k ja vi em PT... smp ping de 20 em server PTs e 60 em UKs (em server de kualidade claro...)

como eu disse nao comparem ISP's, comparem TECNOLOGIAS, se vamos comparar ISP's nunca mais daqui saimos pk temo de ter muitas coisas em consideracao, especialmente o numero de cliente mas... nao vale a pena ir por ai.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor metralha761 » Sexta Set 24, 2004 23:52

Bem falando curto e grosso.

Tanto ADSL como o CABO têm algo em comum, ambas funcionam pela modelação de frequência por cabo. Um no cabo coaxial e outro no cabo de cobre (fio de cobre).

O cabo coaxial tem uma blindagem superior, isto permite mais frequências e menos ruido, levando a uma maior quantidade de informação a ser transferida.

O fio de cobre ja é mais propicio a ruido e interferências, não permitindo maior aproveitamento, para além k o diâmetro entre os cabos sao diferentes o k tb infolência.

O cabo coaxial é muito parecido e faz lembrar as antigas redes de 10 mbs. A tipologia é muito parecida, estão todos ligados uns aos outros e usam a mesma largura de banda para a troca de informação, por outras palavras, a largura de banda total é partilhada por todos.

O ADSL, é uma das normas para aproveitar o fio de cobre ja existente nas linhas telefónicas actuais. O telefone só usa uma pequena parte das modelações possiveis, assim para um maior aproveitamento é usada a tecnologia xDSL, entre elas insere-se o ADSL k permite velocidade maximas teoricas de 2 Mbs down uns 712 kbs up, se nao tou em erro, existem outras que permitem ir até aos 8 Mbs.

Ambas as ténologias têm alguns inconvenientes, entre eles o limite da distância, a partir dessa distância limite a qualidade da informação não é assegurada, levando a grandes quebras de velocidade quanto maior a distância.

Qualquer a amioria da tecnologia que consiste na troca de informação, funciona na base de modelação de frequências. xDSL, Cabo, net por electrecidade, wireless, UMTS etc etc.

Até mesmo no PC o BUS usa a mesma técnica.

Falta dizer que, ADSL é feito ponto por ponto. As restantes 3 (cabo, UMTS e satélite) é feito por partilha de banda.

Toda a informação aqui dita é do que eu conheço, podendo ter erros :P mas espero que não :D
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Tretabyte » Sábado Set 25, 2004 17:25

Boas,
excelente explicacao, basta so acrescentar uma coisa a meu ver, cabo nao tem tanto limitação a nivel de largura de banda para a distancia que se encontra entre servidor e o cliente, adsl sobre um pouco desse mal, quanto maior a distancia entre o cliente e a central mais problemas a nivel de largura de banda disponivel existem.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor net_shark » Segunda Set 27, 2004 10:16

Completando, AFAIK:

metralha761 Escreveu:
O cabo coaxial tem uma blindagem superior, isto permite mais frequências e menos ruido, levando a uma maior quantidade de informação a ser transferida.

O fio de cobre ja é mais propicio a ruido e interferências, não permitindo maior aproveitamento, para além k o diâmetro entre os cabos sao diferentes o k tb infolência.

A capacidade max teorica no cabo coaxial tipico é de 300mbit/s que tem de ser divididos pelas frequencias usadas pelos canais de tv e pelos utilizadores simultaneos de uma dada celula.

metralha761 Escreveu:O ADSL, é uma das normas para aproveitar o fio de cobre ja existente nas linhas telefónicas actuais. O telefone só usa uma pequena parte das modelações possiveis, assim para um maior aproveitamento é usada a tecnologia xDSL, entre elas insere-se o ADSL k permite velocidade maximas teoricas de 2 Mbs down uns 712 kbs up, se nao tou em erro, existem outras que permitem ir até aos 8 Mbs.

Nopes. O ADSL consegue de facto nos states e no Japao, atingir o limite maximo de 8mbit/s.Outras xDSL como o VHDSL atingem o equivalente T3.
De notar que a distancia maxima entre a central telefonica e o utilizador final em ADSL ronda os 5km/s e em VHDSL somente 1km.
ADSL tem o limite teorico de >15mbit/s, embora AFAIK isso nao esteja implementado.

A nivel mais tecnico, o ADSL utiliza quase 1mhz de LB disponivel no par de cobre dividido-o por canais onde é aplicada uma modulação de 32QAM as frequencias de voz nao sao usadas, para permitir voz e dados simultaneamente. Este esquema de modulação é conhecido por Discrete Multitone (DMT).

O numero total de canais 32QAM é negociado entre o modem ADSL e o DSLAM (agregador ADSL do ISP) baseado no SNR da linha do cliente (no fundo...na qualidade disponivel).
Isto significa que nem todos os lugares que tem um telefone instalado podem de facto ter ADSL.

metralha761 Escreveu:Ambas as ténologias têm alguns inconvenientes, entre eles o limite da distância, a partir dessa distância limite a qualidade da informação não é assegurada, levando a grandes quebras de velocidade quanto maior a distância.

...como todas as tecnologias de transmissao de dados :)
No entanto como o meio fisico em cabo é menos susceptivel a atenuação, deverá sofrer menos deste problema do que as tecnologias xDSL.

metralha761 Escreveu:Qualquer a amioria da tecnologia que consiste na troca de informação, funciona na base de modelação de frequências. xDSL, Cabo, net por electrecidade, wireless, UMTS etc etc.

Nem todas, mas a maior parte sim, utilizam de facto Frequency division multiplexing (FDM). Uma das melhores tecnologias de transmissao de dados, ATM, é baseada em TDM. E em fibra optica tens multiplexacao de luz que permite que os cabos intercontinentais atinjam velocidades na ordem de dezenas de Gbit/s.

metralha761 Escreveu:Toda a informação aqui dita é do que eu conheço, podendo ter erros :P mas espero que não :D

idem aspas, relativamente a mim. É AFAIK.

tubarao
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 03, 2004 9:08

Mensagempor Mercy_PT » Quarta Set 29, 2004 10:00

net_shark Escreveu:Completando, AFAIK:

metralha761 Escreveu:

A capacidade max teorica no cabo coaxial tipico é de 300mbit/s que tem de ser divididos pelas frequencias usadas pelos canais de tv e pelos utilizadores simultaneos de uma dada celula.

metralha761 Escreveu:O ADSL, é uma das normas para aproveitar o fio de cobre ja existente nas linhas telefónicas actuais. O telefone só usa uma pequena parte das modelações possiveis, assim para um maior aproveitamento é usada a tecnologia xDSL, entre elas insere-se o ADSL k permite velocidade maximas teoricas de 2 Mbs down uns 712 kbs up, se nao tou em erro, existem outras que permitem ir até aos 8 Mbs.

Nopes. O ADSL consegue de facto nos states e no Japao, atingir o limite maximo de 8mbit/s.Outras xDSL como o VHDSL atingem o equivalente T3.
De notar que a distancia maxima entre a central telefonica e o utilizador final em ADSL ronda os 5km/s e em VHDSL somente 1km.
ADSL tem o limite teorico de >15mbit/s, embora AFAIK isso nao esteja implementado.

A nivel mais tecnico, o ADSL utiliza quase 1mhz de LB disponivel no par de cobre dividido-o por canais onde é aplicada uma modulação de 32QAM as frequencias de voz nao sao usadas, para permitir voz e dados simultaneamente. Este esquema de modulação é conhecido por Discrete Multitone (DMT).

O numero total de canais 32QAM é negociado entre o modem ADSL e o DSLAM (agregador ADSL do ISP) baseado no SNR da linha do cliente (no fundo...na qualidade disponivel).
Isto significa que nem todos os lugares que tem um telefone instalado podem de facto ter ADSL.

metralha761 Escreveu:Ambas as ténologias têm alguns inconvenientes, entre eles o limite da distância, a partir dessa distância limite a qualidade da informação não é assegurada, levando a grandes quebras de velocidade quanto maior a distância.

...como todas as tecnologias de transmissao de dados :)
No entanto como o meio fisico em cabo é menos susceptivel a atenuação, deverá sofrer menos deste problema do que as tecnologias xDSL.

metralha761 Escreveu:Qualquer a amioria da tecnologia que consiste na troca de informação, funciona na base de modelação de frequências. xDSL, Cabo, net por electrecidade, wireless, UMTS etc etc.

Nem todas, mas a maior parte sim, utilizam de facto Frequency division multiplexing (FDM). Uma das melhores tecnologias de transmissao de dados, ATM, é baseada em TDM. E em fibra optica tens multiplexacao de luz que permite que os cabos intercontinentais atinjam velocidades na ordem de dezenas de Gbit/s.

metralha761 Escreveu:Toda a informação aqui dita é do que eu conheço, podendo ter erros :P mas espero que não :D

idem aspas, relativamente a mim. É AFAIK.

tubarao

Concordo,
e podem confirmar isso (velocidade ADSL)de forma simples olhando para um modem adsl que seja vendido numa kk loja. Dirá sempre "Velocidades ate 8Mb dependendo do ISP"

Quanto a NETCABO/ADSL devo dizer k ja tive ambos e que a NETCABO é uma confusão. Já nem falando nos probs que dá para ter resolução dum problema temos k marcar na agenda do Sr. Dr. que vem ha hora e dia que lhe da nas ideias.
Aparte disto considero ADSL mais estável (NETCABO diz k está sempre em manutencao dos servidores) até pk ja tive uptimes de um mes e meio com o ADSL da Sapo.

Cumps.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor HighVoltage » Quarta Set 29, 2004 17:27

posso afirmar por experiencia propria ke adsl e muito melhor ke a netrabo. vejam so as diferenças a jogar cs com a netrabo à noite jogava com mais de 100 de ping em kase todos os servers e ka adsl jogo entre 30 e 60 na maioria das vezes.

NETRABO SUCKA MUITO.
HighVoltage
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 19, 2004 12:24

Mensagempor Tretabyte » Quarta Set 29, 2004 19:53

Boas,
HighVoltage Escreveu:posso afirmar por experiencia propria ke adsl e muito melhor ke a netrabo. vejam so as diferenças a jogar cs com a netrabo à noite jogava com mais de 100 de ping em kase todos os servers e ka adsl jogo entre 30 e 60 na maioria das vezes.

NETRABO SUCKA MUITO.

mais uma vez digo, estamos a falar de tecnologias e nao de ISP's

mas so para contradizer que ja aqui foi dito, a nivel de pings chego a ter 8ms 10ms para servers int com ligacao de cabo, uptime? ja tive 48 dias sem problemas e perdi o uptime pk a minha mae mandou o quadro electrico de casa abaixo.
mas sim é um facto que a netcabo ultimamente anda uma grande balburdia mas posso-vos dizer que conheco muito ppl que tem netcabo a 4 anos e nunca teve um prob, tb conheco ppl que tem adsl seja de qualquer isp desde que apareceu e nao tem probs, tb conheco que tem adsl desde que apareceu e todos os dias tem probs e da mesma maneira a nivel da netcabo ou qualquer outro isp cabo.
a verdade jovens é que qualquer ISP que exista ca em portugal o cliente é sempre mal servido pk nao existe qualquer controlo de qualidade de jeito ou que faca realmente um verdadeiro controlo de qualidade, o dominio PT ta-se bem a cagar para isso.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor metralha761 » Quarta Set 29, 2004 20:10

Aproveitando problemas de servidores, podemos juntar a isto a distância a que tão.

É lógico que em qualquer um deles se tiver no limite de distância, vai ter muito mais problemas que quem esta mais perto.

Isso até acontece na rede, kem tiver 1 cabo de 80 Mts vai ter mais problemas e menores velocidade que com 10 Mts.

Se tiver a dizer siparates corrijam
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor metralha761 » Quarta Set 29, 2004 20:35

Acabei de falar com eles e tenho uma novidades.

Tou a escaços mts da zona oni 8O e a migração do serviço demora 90 dias 8O e fico agarrado 12 meses :evil:

Não vou fazer a migração, eu um cliente k paga sempre as facturas atrasadas (mas pago :D) á mais de 1 ano, vou ficar outro ano agarrado a eles?

Nem pó, espero por tar em zona oni e depois sim, fica agarrado 12 meses :twisted: e ainda peço 1024/256 :D

Ai é k a mula grita mais alto yaaaaa :oops: :oops:

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Anterior

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes