por Dr » Terça Nov 09, 2004 21:20
Que eu me lembre, não há outra forma de fazer o que é pedido no tópico a não ser pelas formas indicadas. Quer dizer, poderiam até existir outras formas, mas estas são as mais simples.
Agora a questão é: queres limitar isso ao nível do servidor (PC com ICS) ou do cliente?
Porque, se os clientes forem ser usados por outras pessoas que não tu, qualquer um com nível básico de conhecimentos de redes conseguirá colocar os pcs online se o método que escolheres for usar ips fixos sem default gateway definido.
Assim, se quiseres administrar isso a partir do servidor, só com uma firewall/proxy; por outro lado, se não estiveres minimamente preocupado com o que possam fazer com os computadores onde não queres internet, seja por falta de direitos administrativos, por falta de conhecimentos ou outro motivo qualquer, meter um IP fixo sem default gateway em cada um desses pcs é suficiente para deixá-los sem acesso à Internet.
Eu recomendaria meter um proxy no servidor e dar autorização apenas aos computadores que quisesses.
Cumprimentos.
PS - Existe uma terceira opção que passa por meter uma 3ª placa de rede no servidor com uma faixa de IPs diferente. Como o ICS atribui IPs 192.168.0.0/24, metias nessa 3ª placa de rede endereços tipo 172.31.0.0/16.