Problema ligação NETCABO / configuração ROUTER

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema ligação NETCABO / configuração ROUTER

Mensagempor ricardome » Sábado Out 30, 2004 20:55

Tenho netcabo e dois computadores em casa ligados à Internet através de um router. Um deles a partir de placa Wireless PCI.

O meu problema é que, de vez em quando, fico sem ligação à net (nos dois PCs).

Queria pedir ajuda a quem tiver paciência de ler o resto da mensagem. :D

Quando tenho ligação, aparece, na página de configuração do router, a seguinte informação:
Dynamic IP Address: 81.xx.xx.xxx
Subnet Mask: 255.255.xxx.0
Default Gateway: 81.xx.xx.xxx
DNS: 212.113.xxx.xx
212.113.xxx.xx

Quando tenho o problema, no Dynamic IP Address, aparece 0.0.0.0, assim como na Subnet Mask e Default Gateway.

Já liguei para a netcabo 5 vezes.

:arrow: Primeiro disseram-me que desligando o Cable Modem da corrente, e voltando a ligar, resolvia o problema.
:arrow: Da segunda vez, a mesma coisa, porque estiveram a confirmar e o meu Modem nunca perdeu o registo.
:arrow: Da terceira vez a informação que eles me deram foi para desligar a firewall do Windows e a firewall do router, porque isso originava a falha de ligação.
:arrow: À quarta vez disseram-me para desligar os dois aparelhos (Modem e Router) e ligá-los por uma ordem específica: Router -> Cable Modem (não tenho bem a certeza se a ordem foi esta).
:arrow: Da última vez, disseram-me que não podiam fazer nada porque o meu router não é da netcabo! :evil:

Este problema acontece-me "aleatoriamente". Por exemplo, ontem esteve tudo ok (o dia todo), mas no dia anterior, cerca de 30 em 30 minutos, perdia a ligação.

Perguntei à netcabo se o problema seria o router não conseguir detectar uma eventual mudança de ip (da netcabo) porque, como o IP é dinâmico, pode mudar de um momento para o outro (certo? :?: ). Disseram-me que era pouco provável (mas não impossível). Foi então que questionei se eu tivesse um IP estático/fixo, resolveria o problema. Responderam-me que não sabiam, que não me podiam dar garantias, e que a sua configuração seria um tanto difícil e arriscada.

Desliguei da corrente, e pronto, cá estou eu outra vez com net. Não sei é por quanto tempo!

Não sei se interessa para a situação, mas aqui ficam as minhas "especificações":
Windows XP (nos dois PCs)
Router "CWR-854 WIRELESS-G ROUTER" --> http://www.cnetusa.com/product/specs/wl_CWR-854.htm (Firmware actualizada)
Placa Wireless PCI "normal".

O meu muito obrigado a quem conseguir chegar até esta linha! :D

Mas isto é tão chato!!! :cry: HELP!!!
ricardome
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 30, 2004 20:15

Mensagempor Tretabyte » Sábado Out 30, 2004 22:30

Boas,
isso pode acontecer por varias razoes, micro quebras no modem ou entao o proprio router esteja a dar problemas, quando isso voltar a acontecer tenta desligar so o router durante uns 2 ou 3 min e depois voltar a ligar, se o problema ficar resolvido entao é quase de certeza prob do router ou do cabo entre modem e router (as vezes acontece), outro teste, se voltar a acontecer tenta trocar as pontas ao cabo entre modem e router e ve se o router consegue apanhar ip novamente, se sim, entao é quase de certeza problema de cabo, ultima teste e este pela ordem certa, desligas o modem, desligas o router, ligas o modem e aguardas que este registe novamente, quando o modem tiver registado ligas finalmente o router e ves se tens ip.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor ricardome » Domingo Out 31, 2004 8:51

Desde já obrigado pela ajuda!!!

Vou fazer isso mesmo que me dizes, agora tenho é de aguardar que o problema me aconteca outra vez, né? :D

Agora que me falaste que o problema pode ser do cabo, lembrei-me do seguinte:
O cabo que eu tenho para ligar o Modem ao Router, é o cabo que vinha com o Modem (quando meti netcabo em casa).
O que eu reparei quando estava a "montar" as coisas, foi que, aqueles pequenos fios às cores que se vê no encaixe do cabo, são muito menos no cabo que liga o Modem ao Router, do que naquele que liga o router ao meu PC!
Ou seja, no cabo "Router - Modem" tenho apenas 4 "fios" pequenos, dois azuis, um laranja, e um branco!
No cabo "Router - Meu PC" tenho o encaixe "completo" de fios (acho que são 8 ), tal como nesta imagem:

Imagem

O problema pode ser esse?? :roll:

Obrigado novamente!!

PS: Qulaquer das maneiras, quando me acontecer este problema novamente, vou fazer o que me disseste!
ricardome
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alfatek » Domingo Out 31, 2004 16:48

essa dos fios simplesmente n entendi... o modem -> router devia ter 8 conectores como normal.... mas adiante: o teu modem n tem 1 luz reg'ed k diz se tás registado ou n?

Se n tiver registado a net foi ah vida, se tiver registado é msm o router k tá a atrapalhar
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor ricardome » Domingo Out 31, 2004 18:37

Obrigado pela resposta!

alfatek Escreveu:essa dos fios simplesmente n entendi... o modem -> router devia ter 8 conectores como normal....

Meti netcabo em minha casa há já alguns anos, e nessa altura, como não tinha Cable Modem, comprei o "deles".
É um 3Com com feitio de barbatana e vinha com um cabo de rede para o conectar a uma placa Ethernet. Esse cabo é o que tenho actualmente a ligar o meu router ao Cable Modem.
Como disse na mensagem anterior, e tenho agora a oportunidade de o comprovar, vejo apenas 4 conectores:
ImagemImagem

Devo dizer também que nunca tive problemas na conexão na altura em que não tinha router. (ou seja, apenas CModem -> PC)

Quando comprei o router, adquiri também um cabo de rede (esse sim com 8 conectores), para o ligar a um dos meus PCs.

mas adiante: o teu modem n tem 1 luz reg'ed k diz se tás registado ou n?
Se n tiver registado a net foi ah vida, se tiver registado é msm o router k tá a atrapalhar

Sim o Modem tem uma luz que diz se estou registado ou não. E essa luz está sempre acesa, mesmo quando estou com o problema.

Mais uma vez obrigado!
ricardome
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Domingo Out 31, 2004 18:47

Boas,
esses cabos funcionam na mm apesar de terem menos contactos, alias sao somente os contactos necessarios mas faz o seguinte, troca os cabos, o que tens entre router e pc liga-o entre modem e router.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor ricardome » Domingo Out 31, 2004 18:55

Obrigado novamente!

faz o seguinte, troca os cabos, o que tens entre router e pc liga-o entre modem e router.

Faço isto quando estiver com o problema novamente, certo?

Se resolver o problema, é o cabo Modem-Router que já possuía que não está bom?

E se não resolver?

Grato pela atenção. :wink:
ricardome
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ricardome » Terça Nov 02, 2004 19:53

:arrow: UPDATE

My problem is back again...

Hoje mesmo comprei um cabo de rede, e como isto voltou a acontecer, o problema não era do cabo.
:arrow: experimentei trocar os cabos :arrow: Na mesma
:arrow: experimentei desligar o modem, desligar o router, ligar o modem, esperar, ligar o router :arrow: como pude ver, ficou na mesma
:arrow: desliguei o modem da corrente. Voltei a ligar, cá estou eu com net outra vez... :(

Isto significa que o problema é mesmo do router, certo? :?:

Se assim for, qual a justificação que dou na loja, para o trocar/reembolsar?
É que em princípio eles vão enviar o produto para um departamento técnico, e como (em princípio) o router vai funcionar, não mo devem trocar, né?
Este problema não me acontece sempre, antes pelo contrário.

Há mais alguma sugestão? :roll:

Obrigado novamente.
"We firmly believe that the Internet is going to be just as much a part of everybody's future as the telephone or electricity is and we want to make sure that everybody has equal access to it"
ricardome
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Terça Nov 02, 2004 23:39

Boas,
liga o modem directo ao pc e ve la se faz a mm coisa.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor ricardome » Quarta Nov 03, 2004 8:36

Pois é da maneira que tenho agora.
Fiz isso e ficou na mesma. Não conseguia "reparar" a ligação (porque tinha IP do router definido), por isso desliguei o modem e voltei a ligar.
Está tudo bem agora!

Será do router?

Obrigado mais uma vez.
"We firmly believe that the Internet is going to be just as much a part of everybody's future as the telephone or electricity is and we want to make sure that everybody has equal access to it"
ricardome
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Quinta Nov 04, 2004 0:00

Boas,
se estas ligado directo entre pc e modem e isso ja nao acontece entao mostra que é problema do router sim.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor ricardome » Segunda Nov 22, 2004 19:17

:arrow: Último update:

Farto deste problema dirigi-me à loja de compra (Inf*rlandia :evil: ) e devolvi o router.

Comprei na FN*C um Linksys WRT54G só por mais 4 eur. 8O
Tenho este instalado à cerca de uma semana e não me deu problema nenhum.
Aproveito por isso para dizer que Linksys confirma-se mesmo muito muito bom. Aconselho!

PS: INF*RLANDIA NUNCA MAIS, só dão problemas!!! :evil:

OBRIGADO a todos os que me ajudaram! :wink:
ricardome
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Segunda Nov 22, 2004 21:58

Boas,
ricardome Escreveu:Aproveito por isso para dizer que Linksys confirma-se mesmo muito muito bom. Aconselho!

a D-Link é melhor :P mas pronto, ainda bem que os despistes que fizeste mostrou claramente que o problema estava sim no router.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes