Renovação de IP em Portugal

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Renovação de IP em Portugal

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Sábado Jun 11, 2005 16:41

Boas,

Tenho lido testemunhos de pessoal com adsl, que garantem que nunca lhes cai a ligação. A minha pergunta é: Como é isso possível, se os mans renovam ip com uma periodicidade muito reduzida (36 horas no sapo, p.e.). Tanto quanto sei, uma renovação de ip implica obrigatoriamente uma quebra de ligação, ainda que muito breve. Estou enganado? Depende do ISP? Há realmente hipótese de alguem ter adsl e não cair? Com estas novas adsl2 (presumo que seja tipo a clix e as suas velocidades dominantes) isso ainda acontece?

Em suma, procuro uma explicação e não mais testemunhos. Só se alguém com adsl tiver um log de actividade 24/7 que mostre claramente que a ligação não cai. Nesse caso força. Postem aí.

A razão deste post é pura e simplesmente a minha vontade de deixar a netcabo, mas também o receio de deixar uma ligação lenta, mas estável, por uma rápida, mas instável.

Cumprimentos,

Kriax.
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor Red_Beret » Sábado Jun 11, 2005 16:54

Com ADSL a net tem de cair para renovar o IP. Podes pagar para teres IP fixo. Nos ISP's mais pekenos, como o clix e a ONI, na maioria das vezes, acabas por ficar com o mesmo IP que tinhas antes da ligacao cair.
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor arkannis » Domingo Jun 12, 2005 9:13

só uma questão:

a net cai para renovar o IP a horas certas ou se desligarmos a net e voltarmos a ligar o IP é automaticamente renovado?
.
Imagem

P4 3.0E | Abit AI7 | 2x512 OCZ Premier Kit | GeForce 6800NU | WD 160GB SATA | Levicom Visible Power 450W
arkannis
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Set 11, 2004 13:09

Mensagempor Red_Beret » Domingo Jun 12, 2005 9:39

arkannis Escreveu:só uma questão:

a net cai para renovar o IP a horas certas ou se desligarmos a net e voltarmos a ligar o IP é automaticamente renovado?

Cada vez que te ligas, e-te atribuido um IP. Logo, se desligares e voltares a ligar, renovas o IP (nos casos do clix e ONI, como tem menos clientes, as veses ficas com o mesmo IP)
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor NARS » Segunda Jun 13, 2005 3:51

@Red_Beret:
Tu tens clix não é? pelo q vi por aí no clix a ligação cai ao fim de 12h/17h55 (directo/indirecto respectivamente), cai mesmo sempre ao fim deste tempo ligado? parece-me um pouco estúpido porque pode acertar no meio de alguma coisa critica como um download/upload sem resume ou outras coisas...

Quanto à oni tenho oninetspeed (infelizmente e em principio por pouco tempo...) e a ligação aparentemente nunca cai... neste momento tenho o router up à 6 dias por exemplo e foi porque precisei de o reiniciar... também às vezes deixo o pc ligado alguns dias seguidos com irc ligado por exemplo... se houvesse mesmo um reconnect teoricamente a ligação cairía... penso que não façam isso na oni, estou a pensar ir para o clix (por a oni andar com velocidades e latências desgraçadas que muita gente já por aí fala...), e acho que esse pormenor me vai chatear um pouco... nada é perfeito... :/

Já agora sabem alguma coisa se dá para ter IP fixo no clix e se resolve estas "quedas"?
NARS
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Out 17, 2003 1:08

Mensagempor Red_Beret » Segunda Jun 13, 2005 8:44

NARS Escreveu:@Red_Beret:
Tu tens clix não é? pelo q vi por aí no clix a ligação cai ao fim de 12h/17h55 (directo/indirecto respectivamente), cai mesmo sempre ao fim deste tempo ligado? parece-me um pouco estúpido porque pode acertar no meio de alguma coisa critica como um download/upload sem resume ou outras coisas...

Quanto à oni tenho oninetspeed (infelizmente e em principio por pouco tempo...) e a ligação aparentemente nunca cai... neste momento tenho o router up à 6 dias por exemplo e foi porque precisei de o reiniciar... também às vezes deixo o pc ligado alguns dias seguidos com irc ligado por exemplo... se houvesse mesmo um reconnect teoricamente a ligação cairía... penso que não façam isso na oni, estou a pensar ir para o clix (por a oni andar com velocidades e latências desgraçadas que muita gente já por aí fala...), e acho que esse pormenor me vai chatear um pouco... nada é perfeito... :/

Já agora sabem alguma coisa se dá para ter IP fixo no clix e se resolve estas "quedas"?

É ao contrario 17:55 no acesso directo e 12h no indirecto.

Todos os ISP's de ADSL tem de mandar a ligacao abaixo para renovar o IP. So que como tens router, ele deve fazer o reconect imediatamente e nem notas.

No caso do sapo cai ao fim de 36horas
No caso do clix sao 17:55 e 12 horas
Na ONI nao sei quanto tempo é.

Para teres IP fixo tens de pagar, lol. mas nao sei se a ligacao cai na mesma ou nao.
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Mr_coelho » Segunda Jun 13, 2005 17:34

eu tenho oni e tenho router e tb utilizo um programazinho que me verifica sempre que ligo o pc qual o ip k tenho...
e o que tenho reparado é k o ip apenas é renovado no final do mês ( de 31 pra 1) e mtas poucas vexes durante o mes

o que acontece a maioria das vezes sou eu que faço reboot ao router (às vexes fica marado) e perco o ip, de resto ja tive 3 semanas sempre com o mm ip
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Set 09, 2003 19:00

Mensagempor NARS » Terça Jun 14, 2005 1:38

Pois, troquei as horas do directo/indirecto :) e infelizmente vou meter mesmo é o indirecto...

Quanto à oni penso que não tenha mesmo isso, se houvesse reconnect a ligação por ex. no irc q eu deixo dias ligado deveria cair... seria facil detectar... e mesmo agora fui ver ao log do router e não vejo que existisse reconnect, up 7 dias. Também já fui ver ao forum bandalarga (http://forum.bandalarga.org/viewtopic.p ... sc&start=0) e segundo uma thread lá a oni não tem mesmo essa coisa... tinham que ter alguma coisa de bom... :lol:

Eu vou mudar em breve para o clix... lá vou passar a ter esse pormenor... :) bem... como no clix temos que reconnectar para usufruir das HH vou fazer de modo a q isso calhe às 01:15 e consequentemente 13:15... como o router fica sempre ligado se for mesmo sempre exactamente de 12 em 12h a coisa resulta... :) no caso das 17h55 era mais tempo mas ainda era pior no caso de quem tem router sempre ligado pq iria "rodando" as horas do reconnect ao longo dos dias... :/ pormenor mais irritante... :S
NARS
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Kayn » Terça Jun 14, 2005 5:36

em ADSL com a linha do Clix inda nao encontrei ninguem ke me pudesse confirmar, p experiencia propria, ke tambem cai de 12 em 12h.

Eu tenho ADSL Clix pela PT, e cai, de facto, de 12 em 12 horas. e até é mesmo muito pontual. tenho a acrescentar ke raramente, mas acontece, a net nao cai depois das 12h. mas mais valia ter caido, porque a partir das 12h, mesmo ligado, nao se consegue fazer trafego nenhum, de nenhuma especie. so desligando e ligando de novo.

E, pelo menos comigo, NUNCA consegui ficar com o mesmo ip depois de desligar, seja o reconnect mto rapido, ou nao. Muda sempre. Tanto com um router como com o Speedtouch ke eles me deram.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Terça Jun 14, 2005 21:49

Só deixar aqui um "obrigado" a todos :)

Cumprimentos,

Kriax.
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor Mr_coelho » Terça Jun 14, 2005 22:47

KrIaXPaTaLa Escreveu:Só deixar aqui um "obrigado" a todos :)

Cumprimentos,

Kriax.

sempre às ordens :wink:
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Set 09, 2003 19:00

Mensagempor bartotaveira » Terça Jun 14, 2005 23:08

Tenho oni e costumo deixar o pc ligado todo o fim de semana, e é raro notar que a ligação caia, já cheguei a ter ligações de 4, 5 e 6 dias, só muda de ip mesmo quando tenho que fazer um reboot ao pc.
-3rSystem R900
-Seasonic S12-600W
-Asus P5W DH Deluxe
-Core 2 Duo E6700 - Scythe Ninja Plus
-G-Skill HK 6400 4X1GB
-2 x WD 250GB 16MB @ raid 0
-Seagate 500GB 32MB
-SAPPHIRE X1950XTX 512MB GDDR4 - Samsung 226BW
-X-Fi XtremeMusic - Logitech Z-5500
bartotaveira
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 25, 2004 23:26

Mensagempor NARS » Quarta Jun 15, 2005 1:46

Já mandei um mail para o clix em genero de pergunta/reclamação/sugestão... :) ainda nem sou cliente já estou a reclamar... :lol: Se vos afecta escrevam também... pode ser que eles mudem isso, pelo menos que aumentem o tempo...
NARS
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Kayn » Quarta Jun 15, 2005 4:33

nao vai adiantar de corno. ja eu reclamei/falei e na resposta eles nem tocaram no assunto. em todo o caso, vale a intencao.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Mike » Quarta Jun 15, 2005 9:30

Se a ligação cai é porque há qq coisa de errado, não deve cair.

Para saberem o tempo da vossa lease podem executar em command line:

ipconfig /all

Esse comando mostra alguma informação e no final mostra qq coisa como isto:

Código: Seleccionar todos
Lease Obtained. . . . . . . . . . : quarta-feira, 15 de Junho de 2005 8:45:31
Lease Expires . . . . . . . . . . : quinta-feira, 16 de Junho de 2005 8:45:31

Portanto no meu caso (netcabo) a lease time é de 24h
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 15:34

Próximo