VLAN (Virtual LAN) em routers ?

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

VLAN (Virtual LAN) em routers ?

Mensagempor LuisFilipe » Quinta Nov 17, 2005 23:30

VLAN ou Virtual LAN para quem não sabe é um sistema em que um switch cria uma rede privada para cada porta com uma ou duas partilhadas.
Ou seja no caso com que me deparei VLAN1 partilhava a porta 8 com todas as outras sendo que cada uma só veria o que estivesse ligado nela e na 8. VLAN2 faria isto com as portas 8 e 16 mas não funcionou.

Wikipedia Virtual LAN

A pergunta é no caso de um router (neste caso o BIPAC-7402) existirá a mesma funcionalidade ?

Bem a ideia é criar duas redes independentes com acesso á internet.

Ou será que os routers podem administrar duas redes com IPs diferentes e partilhar uma 3ª (a internet) de forma simples e eficaz ?
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Re: VLAN (Virtual LAN) em routers ?

Mensagempor [PT]CableGuy » Sexta Nov 18, 2005 11:14

LuisFilipe Escreveu:....A pergunta é no caso de um router (neste caso o BIPAC-7402) existirá a mesma funcionalidade ?...
Não !!! As VLANs são caracteristicas apenas dos switchs.

Uma VLAN, Virtual Local Area Network ou Rede Local Virtual, é uma segmentação lógica de uma rede física que se comporta como uma rede local independente do resto da rede física à qual está ligada. As VLANs são criadas através da configuração de switches. Considere-se, por exemplo, um switch de dez portas ao qual estão ligadas dez estações. Normalmente, as dez estações fariam parte da mesma rede e poderiam se comunicar diretamente. No entanto, poderíamos configurar no switch duas VLANs diferentes, cada uma contendo cinco estações; nesse caso, as estações de uma VLAN não poderiam comunicar-se diretamente com as estações da outra VLAN. Do ponto de vista de cada estação, o switch estaria ligado a apenas outras quatro estações. Esse tipo de configuração pode ser muito útil para a administração da rede, segmentando-a em pequenos blocos e ainda assim mantendo o compartilhamento de equipamentos.

Outras informações sobre VLANs no seguinte link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual_LAN
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor jbz » Sexta Nov 18, 2005 12:30

Pemitam-me discordar mas alguns Routers (não os conheço todos) suportam VLANs, nomeadamente o protocolo 802.1q - InterVLAN trunking.

Quando as VLANs necessitam de comunicar entre elas é necessário um Router pelo meio.

Ou seja no caso com que me deparei VLAN1 partilhava a porta 8 com todas as outras sendo que cada uma só veria o que estivesse ligado nela e na 8. VLAN2 faria isto com as portas 8 e 16 mas não funcionou.

Tu deparaste-te foi com um "Trunk" ou seja, várias VLANs na mesma porta, normalmente a porta de uplink a um outro Swtich ou Router.
Manda bir ....
jbz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 24, 2005 10:41

Mensagempor LuisFilipe » Sexta Nov 18, 2005 13:50

Pois mas a minha dúvida é se um router pode segmentar e "administrar" (DNS) duas redes independentes mas que ambas acedam á internet (sem se verem) uma em cada porta RJ45 (se o router tem 4 +ADSL então ter 4 redes independentes com acesso á internet)

Ou terei para isso que usar um servidor com Linux ou Windows Server ?

O Router em questão é um BIPAC-7402 e nas instruções é ao mesmo tempo parco e confuso, não quero com isto instruções para o router em questão mas se na generalidade é comum / possível.

Obrigado desde já pelas respostas dadas e futuras.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor jbz » Sexta Nov 18, 2005 15:29

Se bem percebi tu keres 4 redes distintas, uma em cada porta LAN ethernet a sairem todas para a internet pela porta WAN ADSL do teu Router.

Parece-me k com este Router não te safas ... Tens 4 portas LAN mas têm de estar todas na mesma rede, não consegues definir uma rede por porta LAN, alem disso o servidor DHCP só permite configurar uma Pool de endereços (uma rede), se o Router permiti-se uma rede por porta LAN terias de dedinir os IPs das tuas redes manualmente em todas as máquinas exepto uma das redes (seria a do DHCP).

As VLANs aqui não ajudavam visto que a limitação está no Router, ele não permie a criação de uma rede por porta LAN. (não são tão idependentes com julgas)

Precisas de um Router mais avançado para isso ou então o tal do Linux ou Win Server.
Manda bir ....
jbz
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor LuisFilipe » Sexta Nov 18, 2005 15:35

jbz Escreveu:Parece-me k com este Router não te safas ...
E que outro aconselhas ?

Barato, Rápido, compacto com caracter !

A ideia é dividir a internet por duas ou mais redes distintas entre si.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor jbz » Sexta Nov 18, 2005 18:09

Não conheço a marca mas este faz o que procuras.

Outros Routers que conheça e que possam fazer o k pretendes só mesmo os "outros" (caros) CISCO, NORTEL ou 3Com. E este tambem não é nada barato. Podes tambem optar por um Router Switch mas vais gastar algum na mesma.

Esta classe de Router não é para utilizares em casa pois não ??

• Routing: Transmit and Receive RIPV1 and RIPV2
(RFC 2453) and RIPV1 compatibility mode, up to
32 static routes with default route and the
option to not advertise routes, configurable with
up to 8 subnets on LAN with DHCP pool
associated with each subnet
• IP Addressing: Dynamic Host Configuration
Protocol (DHCP) and BootP servers. Supports up
to 8 different pools of IP addresses (one per
subnet) with a maximum of 512 addresses

http://www.netcomm.com.au/Spec_Sheets/NB5580_info.pdf
Manda bir ....
jbz
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor LuisFilipe » Quarta Nov 23, 2005 16:01

Não é para casa mas também não é para uma multinacional...

É só para segmentar uma rede em duas em que ambas acedem á internet.

Opção 1
Então e se eu ligar ao router que tem adsl a rede do povo e outro router (com DHCP) ao qual liga a outra rede (VIP) com outra config.

Router1 DHCP 192.168.0.x (povo)
Router2 192.168.1.254 (VIP) (routing table 192.168.1.254 192.168.0.254)

Assim o povo não pode ver os VIP certo ?
Mas todos vão á net certo ?

E posso ainda criar uma entrada na 'Routing table' para aceder a um impressora ? tipo (192.168.0.254 192.168.1.5)

Opção 2
Os switch's com VLAN são muito caros ?
Pegava num switch desse e num ponto extratégico 8) punha VLAN1 e VIP no porto 1, povo no porto 2, e share ou uplink no porto 8.

Assim todos têm net, todos têm DHCP com base no Router1 e o povo não vê os VIP nem vice versa.

Obrigado desde já
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor jbz » Quinta Nov 24, 2005 11:23

Tipicamente os Routers "caseiros" não servem para o que queres fazer.

Mas encontrei uma placa muito interessante que sem gastares muita guita podes instalar num servidor Linux ou Windows 2000/3.

http://www.mikrotik.com/interfaces.php
http://www.routerboard.com/rb44.html

As duas opções que mencionas não funcionam.
Manda bir ....
jbz
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tretabyte » Quinta Nov 24, 2005 11:38

Boas,
acho que torna-se talvez mais facil usares subnetting para fazeres o que queres.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor LuisFilipe » Quinta Nov 24, 2005 16:20

Pois eu queria era fugir a um servidor.

E com mais um router.

Router 1 192.168.0.254 ADSL

Router 2 192.168.1.254 DHCP Povo (Tab 192.168.1.254, 192.168.0.254)
Router 3 192.168.2.254 DHCP VIP (Tab 192.168.2.254, 192.168.0.254)

Assim o Povo não vê os VIP e vice versa certo ?

E não posso definir um modo automático em que somo um número ao 3º byte.
Ex: IP atribuido por DHCP 192.168.0.65 IP utilizado 192.168.55.65 assim todos os computadores estavam dinamicos, e diferenciados.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Bore2Death » Sexta Nov 25, 2005 19:37

Arranjas um PC velho, metes 2 placas de rede ( que ligas a seguir cada um a um switch ou hub), instalas linux, aprende a usar o netfilter, aí nem sequer tens limites, fazes da rede o que quiseres, a coisas mais malucas que te pode passar pela cabeça podes ter a certeza que com netfilter consegues fazer.
Não gastas muito dinheiro, ainda podes cobrar á empresa o tempo dispendido a configurar a máquina em vez do dinherio ir para terceiros ( fabricantes de router) e ficas com completo controlo da rede.
Acer Aspire 1694WLMI (2ª geração)
Pentium M 760 a 2GHz
1 GB DDR2 400
Ati Radeon Mobility X700 128 MB
100 GB Seagate
Bore2Death
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 14, 2005 21:37

Mensagempor LuisFilipe » Sábado Nov 26, 2005 23:17

Bore2Death Escreveu:Arranjas um PC velho, metes 2 placas de rede ( que ligas a seguir cada um a um switch ou hub), instalas linux, aprende a usar o netfilter, aí nem sequer tens limites, fazes da rede o que quiseres, a coisas mais malucas que te pode passar pela cabeça podes ter a certeza que com netfilter consegues fazer.
Não gastas muito dinheiro, ainda podes cobrar á empresa o tempo dispendido a configurar a máquina em vez do dinherio ir para terceiros ( fabricantes de router) e ficas com completo controlo da rede.
PC velho = P 133 64Mb Ram 1.2 Gb HD (será suficientemente velho Aliás 1Kg deles).

Pois mas essas 'brincadeiras' necessitam de manutenção (é pá porreiro ...)

Para além de que se a máquina kinar a rede vai com as cucuias. Um Router ou um switch é menos provavel que avariem.

Se qualquer forma que Linux aconcelhas. Algum destes http://www.frozentech.com/content/livecd.php ?

É pá pois é um live no HD e num CD bem configurado e com apoio de uma diskette (para as configs) e tá a bombar.

Fica só por saber como diferenciar a placa 1 da placa 2.
Pode-se utilizar as mesmas mas isso é muito limitativo (tenha de se mudar as placas).
O ideal era ter tipo dois PC's (ou três) com a mesma capacidade (lembraste do Kg) e se um avaria ou queima é 'só' trocar.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Bore2Death » Segunda Nov 28, 2005 19:35

Com um pentium 133 é capaz de ficares com a banda limitada entre as 2 redes devido ao pouco poder de processamento.

Existe uma distribuição chamada de smoothwall que é própria para firewalls feitas com computadores velhos ( http://smoothwall.org/ ) mas é para ser instalada no disco.
Deve dar pois as firewalls e roteamento no linux são feitas logo no kernel e os programas user mode feitas para controlar isso são as mesmas (iptables).
No linux cada placa de rede é denominada normalmente por eth0, eth1, eth2, etc, mas não sei qual é a ordem em que se baseia para dar o nome ás placas.

Em relação ao live cd, estive a ver o link que deste e parece-me o redWall parece-me que serve para o que queres ( http://www.redwall-firewall.com/ ).
O devil-linux tambem parece interessante ( http://www.devil-linux.org/ ).
Pelo google tambem encontrei o gibraltar ( http://www.gibraltar.at/ )

Digo-te já que se não tens conhecimento de networking a nivel de linux, tens de adquirir, não penses que te safas só com o GUI. A consola em linux ainda é o principal meio de configuração dum linux. ainda por cima tu queres algo que é bastante especifico, duvido que te safes sem criares um script para configurar o netfilter como tu queres.

Usar o linux tem grande a vantagem da flexibilidade, coisa que não obtens com os router habituais.
Claro com os routers habituais não tens problemas de actualizações e de manutenção e de por vezes teres de reconfigurares devido as actualizações, é "configure it and forget it" , menos problemas de segurança, e se deixa de funcionarf normalmente não apontam para ti como culpado, mas sim para a empresa que o fabricou, ou seja não tens grande responsabilidade.

Digo-te isto, mas eu não tenho experiencia em trabalhar com router comerciais, tenho agora um modem/router ADSL wireless e acho que a liberdade de escolha é bastante limitado se calhar devido em que antiormente usava um pentium 166 com debian ( e antes disso Red Hat) ligado a um modem adsl (USB) linux para servir a minha rede domestica bem como a mula, web server, ftp, firewall, etc.

Trabalhar com o iptables/netfilter pode parecer complicado de inicio, para despois verifica-se que até é simples e nessa altura uma pessoa apercebe-se da potencialidade do iptables.

Mas se não sabes trbalhar com o networking em linux (ifconfig, route, iptables, ip, etc) vais precisar dalgum tempo para pores isso a funcionar como deve ser.

Isto é apenas uma sugestão, não te quero arranjar probelmas, se o funcionamento dessa rede é vital, é melhor apostar numa solução comercial que tens menos dores de cabeça.
Acer Aspire 1694WLMI (2ª geração)
Pentium M 760 a 2GHz
1 GB DDR2 400
Ati Radeon Mobility X700 128 MB
100 GB Seagate
Bore2Death
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 14, 2005 21:37

Mensagempor LuisFilipe » Quarta Nov 30, 2005 15:16

Ok. Procurando na FrozenTech's LiveCD List (não gostei dos teus links :cry: ) encontrei o floppyfw (UAU uma firewall numa floppy :lol: ) mas é bastante complicado (para ignorantes :lol: ).

Procurando por tutorais do FloppyFW encontro um brasileiro que também indica outro Coyote.
O Coyote é 5*. Download do ficheiro .zip (para windows) extract run e é só seguir o wizard 8) e no fim criar a disquete.

Aqui fica uma imagem da Web Admin
Imagem

Agora vamos á parte complicada.

Eu quero redireccionar toda uma parte da rede directamente para o router que fornece a internet como faço isso ?

Testar isto aqui em casa é que vai ser complicado... não tenho router, e tinha que ter pelo menos 3 computadores. Tenho 3 mas 1 deles partilha a internet por um modem USB.

A ideia é ligar um computador ao coyote e ver se ele acede aos outros computadores da rede ou se é direcionado apenas para a internet.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante