[AJUDA]-Escolher configuração de servidor!

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

[AJUDA]-Escolher configuração de servidor!

Mensagempor murces » Terça Dez 20, 2005 17:07

Estou a a fazer um upgrade a uma rede média com cerca de 60 utilizadores e preciso de comprar 2 servidores novos(com linux), tenho já me disseram que a minha margem de manobra são cerca de 4500 euros(os dois servers), estive a fazer umas pesquisas á cerca de máquinas que me interessam sendo as minhas escolhas 2 tsumani

o tidal 5300
e o tidal5275x

sendo que um servidor vai ser servidor de ficheiros estou a pensar em colocar dois discos SATA de 400Gb em espelho, e devem ter pelo menos 1 GB ram cada, fontes de alimentação redundantes axo ke na tão nestes servers!

o que eu vos peço é que me deiem uma ajudita a escolher os servers, acham que estes são bons ou posso arranjar melhor até aos 4500 euros de limite que tenho...
Desktops artilhados estão fora de questão apenas maquinas pensadas para serem servidores
Acer 4001 WLMI Power
murces
Novato
Novato

Registado: Quarta Abr 13, 2005 18:59

Mensagempor Tretabyte » Quarta Dez 21, 2005 1:49

Boas,
se queres esse tipo de informacao precisas de fornecer um pouco mais do teu lado, especialmente uma ideia geral do que as maquinas vao suportar, ja sabemos que sera em linux (qual deles?), ja sabemos que uma das maquinas será um fileserver (mas para backup ou acesso directo?) agora falta o resto, 60 users na rede, ou seja, vais recorrer provavelmente a uma AD e mais qualquer coisa?

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor murces » Quarta Dez 21, 2005 11:14

em principio vou usar uma versão modificada do unbuntu, ou red hat, pelo menos num dos servers o outro ainda não sei se vou meter o windows 2003, porque devo tambem de precisar se um servidor de RDP, e de um server de base de dados em sql(mas esse ainda não é para implementar agora e deve ser outro server para isso), sim vou usar Acitive directory, para a gestão dos users usando o samba, por isso o file server vai servir para controlar a AD e conter as areas dos utilizadores, por esse motivo penso que deva colocar nesse server 2 discos de pelo menos 300Gb em espelho para poder ter uma backup instataneo se alguma coisa falhar, sendo que irei tambem usar tape para backups.
não sei se esta informação vai ajudar, mas é que é a primeira vez que vou trabalhar com servers a sério,e com essa quantidade de utilizadores, uma vez que apenas tenho feito redes mais pequena com apenas um server(PC normal mas artilhado e com Windows 2000 server e NT4) e 10 a 15 users no maximo
Acer 4001 WLMI Power
murces
Novato
Novato

Mensagempor murces » Quarta Dez 21, 2005 11:23

double post!

Agradeço a ajuda :)
Acer 4001 WLMI Power
murces
Novato
Novato

Mensagempor oliver » Quarta Dez 21, 2005 11:45

E porque não servidores Dell ??? Eles têm optimos preços para empresas

PowerEdge™ SC 1420 SATA
PowerEdge™ SC 1420 SCSI
PowerEdge™ 1800 HP SCSI

Estes são alguns dos modelos é são acessiveis. Sinceramente estou para mudar os servidores da empresa e estou para comprar da Dell devido a qualidade e ao baixo preço que eles fazem para empresas :) só num modelo de servidor que pedi cotação a Dell e a Compaq poupo 11000€ se comprar o dell e alem disso é superior ao Compaq...
oliver
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Out 18, 2005 11:55

Mensagempor Tretabyte » Quarta Dez 21, 2005 14:59

Boas,
esses sao bastante funcionais agora pela qualidade? deixa que te diga que deixam um pouco a desejar, a assistencia dos gajos sao um pouco...
mas pronto, para o que queres servem perfeitamente.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

...

Mensagempor murces » Quarta Dez 21, 2005 16:03

eu já tive a ver os dell se na nos esticarmos nas opções até na saiem caros... e já agora gostava de saver opiniões sobre os tsunami ou city desk, porque quanto mais vejo, mais inclinado tou pa comprar uns tsunami e ao menos são marcas nacionais...
Acer 4001 WLMI Power
murces
Novato
Novato

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes