Definir DNS para Host estático (windows 2003 server). Como?

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Definir DNS para Host estático (windows 2003 server). Como?

Mensagempor Mercy_PT » Terça Ago 01, 2006 13:21

Pretendo resolver um problema que surgiu e que até agora tenho ultrapassado com uma simples edição do ficheiro hosts do SO.

Ora bem o meu problema é que pretendo aceder a um site que está alojado dentro dos servidores do ISP que utilizo, e ao qual não posso aceder pelo ip publico do mesmo. Ou seja preciso que a resolução do DNS para aquele endereço origine um pedido para um ip por mim definido.

O que tenho notado é que ao eu definir um host no servidor DNS ele assume como sendo um ip pertencente ao dominio interno do DNS (e não é o caso).

Resumindo preciso fazer com que por exemplo:

um ping www.google.pt nao seja feito ao ip : 66.249.93.104 e sim ao ip que eu pretendo.

Acho que me fiz entender.

Sugestões?
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor cyberj » Quarta Ago 02, 2006 8:24

Sei que os DNS's Servers microsoft têm algumas pancas... mas.... Penso que basta criares um "A" Record com a informação pretendida.....
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Ago 02, 2006 11:16

cyberj Escreveu:...Penso que basta criares um "A" Record com a informação pretendida.....
Concordo plenamente. :wink:
Imagem
Basta fazer algo semelhante mas com o FQDN que pretendes e para o IP que desejares.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor allfree » Quarta Ago 02, 2006 20:27

[PT]CableGuy Escreveu:
cyberj Escreveu:...Penso que basta criares um "A" Record com a informação pretendida.....
Imagem
Basta fazer algo semelhante mas com o FQDN que pretendes e para o IP que desejares.

isto é para intranets e nao para redes wan

Em redes wan tens websites de redireccionamento de ip's para nomes, tais como o www.no-ip.org e outros sites de vendas de webhosting e outros têm os mesmo serviços, basta um pouco de pesquisa e voila...

Mas experimenta o www.no-ip.org , caso a tua situação seja para Wan, se for para Lan, é como os cyberj e o [PT]CableGuy dizem.
allfree
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Mar 12, 2006 4:55

Mensagempor [PT]CableGuy » Quinta Ago 03, 2006 11:03

allfree Escreveu:...isto é para intranets e nao para redes wan...
Como assim ?
Então se tens uma rede com um servidor DNS e os PCs clientes usam esse servidor para fazer a resolução DNS...tem de funcionar.
Senão vejamos, o PC cliente para aceder à internet, pergunta ao servidor DNS qual o IP do FQDN.
Se o servidor primário está na rede local e o FQDN está defenido, então será esse servidor a dar a resposta ao CP cliente.
Se o servidor primário não tem o FQDN defenido, então é feito um "forward" para outro servidor DNS (geralmente um dos TLD).
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor allfree » Quinta Ago 03, 2006 18:56

exato... em redes internas.. sim...

mas se for resolução de nomes em ips e ips em nomes pela wan.. isso só por redirecionameto ou por serviços pagos com ip fixo. :lol:

É essa a ideia que eu tenho, corrige-me se estiver errado. :lol:
allfree
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Mar 12, 2006 4:55

Mensagempor Mercy_PT » Sexta Ago 04, 2006 9:32

[PT]CableGuy Escreveu:
Imagem

Pois, isso foi o que fiz, mas não funciona.

Explicando melhor a questão. A rede está ligada por VPN ao ISP e ao endereço que pretendo aceder só consigo a ligação de dentro da VPN acedendo ao ip interno desse servidor. Ou seja, se eu pingar o server obtenho um ip externo (213.x.x.x) - ao qual não posso aceder, o que preciso definir que o caminho para esse servidor é pertencente a wan (192.168.0.x).

Se eu definir esse host nos DNS o FDQN fica algo do tipo servidor.isp.pt.domainname e não consigo a mesma reencaminhar

A solução que me foi possivel nos postos foi uma edição directa no ficheiro de hosts k fiquei com:

192.168.0.1 servidor.isp.pt

e reencaminha bem, mas esta solução não funciona no servidor.

Estou sem ideias. E o ISP também. estando eu dentro da VPN já querem que instale clientes para me conectar a VPN (tipo solução desesperada)
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor [PT]CableGuy » Sexta Ago 04, 2006 9:50

allfree Escreveu:...corrige-me se estiver errado....
Não me leves a mal. :wink:

O funcionamento do DNS (em PC com microsoft) funciona da seguinte forma.Exemplo:

Quando abres um browser (firefox) e escreves um FQDN (www.dns.pt), acontece o seguinte:

1º - É verificado o ficheiros HOSTS, que se encontra dentro da pasta C:\WINDOWS\system32\drivers\etc\hosts.
2º - É verificado o servidor primário da ligação em uso.
3º - É verificado o servidor secundário dessa ligação.
4º - Caso não existam registos nos servidores 1º e 2º, é efectuado um pedido aos servidores TLD (TopLevelDomains)
5º - Após a resposta do servidor de DNS, o browser é direccionado para o IP que está associado ao FQDN.

Resumindo, bastava criar um ficheiro HOSTS e replica-lo pelos PCs todos da rede interna, ou então, criar um registo HOST no servidor interno que será também o servidor primário da rede interna.
Assim, quando os PCs internos "perguntarem" ao servidor primário qual o IP do FQDN (www.dns.pt), este irá "devolver" o IP defenido no registo HOST desse mesmo servidor.
Só no caso em que os servidores 1º e 2º não têm registos de um FQDN, é que é efectuada uma "query" aos servidores TLD.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante