Criação de rede doméstica

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Criação de rede doméstica

Mensagempor Luisa Novo » Sábado Jul 24, 2004 21:59

Tenho uma mini rede instalada em casa e que funciona plenamente. O único problema, aliás, incómodo é que sempre que quero imprimir do portátil para as impressoras tenho que ter o PC ligado. Para perceberem melhor vou descrever o equipamento.

- PC com um HUB onde estão ligadas as impressoras, o adaptador wireless e scanner.
- Portátil onde está ligado o adaptador wireless.
- Router wireless

A internet funciona em cada computador independente um do outro. O que pretendo é saber se existe alguma forma de usar as impressoras tb, ou seja, não ter que ligar o PC para imprimir do portátil.
"Devemos fazer o possível por deixar este mundo melhor do que o encontrámos" - B.P.
"A melhor forma de não perder nada não é guardar: mas compartilhar" - E.S.
Luisa Novo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mai 18, 2004 22:21

Mensagempor Speed Dragon » Sábado Jul 24, 2004 22:01

A impressoras que se podem ligar em rede, mas custumam ser caras.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Dr » Sábado Jul 24, 2004 23:50

Se as impressoras estão ligadas ao hub, parto do princípio que são impressoras de rede, pelo que não deverias ter problema nenhum em imprimir nelas mesmo que os outros pcs estejam desligados. Basta-te ter os drivers de impressora instalados no portátil e, consequentemente, ter a própria impressora instalada no portátil.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor Luisa Novo » Domingo Jul 25, 2004 13:30

Não sei se me expliquei muito bem. Eu tenho as impressoras assim como o scanner (e onde ligo tb a webcam, a pen-drive, a máquina fotográfica) ligados a um equipamento para ampliar o nº de portas usb do pc (não sei se se chama hub).
Este equipamento está ligado ao pc através da porta usb. Sempre que ligo o pc tenho acesso ao restante hardware tb a partir do portátil pois fiz partilha do harware.

O que eu queria era poder usar o restante hardware no portátil sem ter que ligar o pc.

Falaram-me em print server

http://www.servisoft.pt/folheto/fragmen ... codigo=210

http://www.smp-online.net/pt/dept_44.html#item_1360

... mas é uma solução muito cara 8O :cry: . Não haverá outra, tipo ligar um adaptador wireless ao tal equipamento de portas usb? Sempre ficava mais barato.
"Devemos fazer o possível por deixar este mundo melhor do que o encontrámos" - B.P.
Luisa Novo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Speed Dragon » Domingo Jul 25, 2004 13:39

Tipo, vamos la ver:

Tens todo o material informatico ( Impressoras, etc ) ligado a um HUB USB que está ligado ao PC.

O PC está ligado a um router wireless aonde o portatil também está ligado.

Caso o pc não esteja ligado acho que não podes fazer mesmo nada a não ser comprar essa tal peça que acho que é isso.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Dr » Domingo Jul 25, 2004 13:48

Já percebi...
O facto de teres tudo ligado a um hub USB significa o mesmo que teres tudo ligado a um PC (que seria o PC onde está conectado o hub). Sendo assim, a solução passaria por um dos seguintes passos:

- comprar um print server (nada económicos, diga-se);
- manter o PC onde está conectado o hub sempre ligado com a impressora partilhada (esse PC passaria a funcionar como print server);
- ou então comprar uma placa bluetooth para cada pc restante (todos menos aquele que tem o hub) e instalar os drivers da impressora em cada um desses pcs... No entanto, é preciso que a impressora dê suporte a bluetotth, coisa que acho improvável, mas isso é uma questão de te informares.

No teu lugar, eu optaria pela segunda opção (que é o que a maioria das pessoas faz): manter um dos PCs sempre ligado (aquele ao qual está conectado o hub) e deixar o sistema operativo a funcionar como print server. É a mais económica.
Cumprimentos.

NOTA - De facto, a peça para ampliar o número de portas USB chama-se hub. Porém, esse não é o único tipo de hub existente; existe um tipo de hub mais comum que é o hub de rede. Daí que deu a ideia de teres tudo ligado a um hub de rede, pois tinhas dito que o router também estava ligado ao hub, o que é perfeitamente possível, sendo o router um router USB. Mas deu para confundir... ;-)
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Luisa Novo » Domingo Jul 25, 2004 14:17

O router está só ligado ao telefone, no hall de entrada de minha casa. O pc tem um adaptador wireless USB Network Apdater e o o portátil tb.

A ligação à net do portátil não depende do pc estar ligado ou não. São independentes (é a mesma ligação, mas cada um liga por si). Pensei que tb desse para fazer com as impressoras.

Muito obrigada pelas vossas ajudas. Se só posso mesmo resolver com a printserver, fica para a ano que vem (é apenas comodismo meu, luxo, digámos, por isso o remédio é esperar).
Luisa Novo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tretabyte » Segunda Jul 26, 2004 14:51

Boas,
vais ter de comprar um router com print server senao nunca consegues montar o que queres.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Luisa Novo » Quarta Jan 19, 2005 2:25

Dr Escreveu:No teu lugar, eu optaria pela segunda opção (que é o que a maioria das pessoas faz): manter um dos PCs sempre ligado (aquele ao qual está conectado o hub) e deixar o sistema operativo a funcionar como print server. É a mais económica.

Optei por esta opção (pelo menos por enquanto. No entanto, não é nada prática pelo seguinte: cada vez que quero imprimir a partir do portátil, tenho que ir ao PC desligar a firewall. Como é que posso evitar isto, ou seja, ter sempre as impressoras disponíveis, sem ter que desligar a firewall?

NOTA: Nem de propósito, na PCGuia do mês de Fevereiro vem a falar desta questão das impressoras em rede.
Luisa Novo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jan 19, 2005 9:57

Ora bem...parece que tens mesmo de ter o PC ligado para poderes imprimir para as impressoras.
Infelizmente o windows é "pesado" para funções tão simples como imprimir. :roll:
Portanto a melhor solução seria colocar um "PCzeco" (Pentium166MHz) a fazer de "PrintServer".
Existem algumas soluções baseadas em distribuições de Linux , mas não sei se suportam drivers USB. :roll:
Aqui ficam algumas:

How to convert an old PC (386 or 486 or Pentium) to a Network Print Server
Tutorial - Ghetto Wireless Print Server
Infelizmente não é simples a integração com "redes microsoft" , visto ser necessário usar o SAMBA !!!

O melhor conselho é mesmo adquirires um dispositivo USB "print server". :roll:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Dr » Quarta Jan 19, 2005 18:35

Bom, apesar de o [PT]CableGuy apresentar informação preciosa, acho que basta-te desligar a firewall na placa de rede que serve a rede doméstica. Eu não sei que tipo de firewall tens, mas se for a que vem no XP, basta-te pô-la a filtrar o tráfego na placa que está ligada à Internet e desactivá-la na placa que serve a rede interna.
Isso deve ser o suficiente para não voltar a surgir-te esse erro.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jan 19, 2005 19:32

Luisa Novo Escreveu:....ter sempre as impressoras disponíveis, sem ter que desligar a firewall?...
Como os IPs privados não passam pela firewall do router , não existe impedimento aqui.
Quanto ao uso de firewalls nos PCs que estão "protegidos" pelo router....acho desnecessário se não tiveres wireless. :roll:
De qualquer maneira aqui fica uma "pequena" lista de algumas portas usadas:

3Com CS2100
UNISPOOL Profile EMULEX
TCP/IP Port Numbers configurable

3Com CS2700
UNISPOOL Profile 3COM

AXIS
UNISPOOL Profile AXIS
TCP/IP Port Numbers configurable, suggested 6001,6002

CISCO
UNISPOOL Profile EMULEX

DECSERVER 300
UNISPOOL Profile DECSERVER

Extend Systems
UNISPOOL Profile JET_DIRECT
TCP/IP Port Numbers 9100

EMULEX
UNISPOOL Profile EMULEX
TCP/IP Port Numbers configurable, suggested 3001,3002

Gandoff GTS 1000
UNISPOOL Profile EMULEX
TCP/IP Port Numbers 10016

GOLD KEY
TCP/IP Port Numbers 9100

HP DTC
UNISPOOL Profile HP_DTC
TCP/IP Port Numbers See Formula Below

HP JetDirect
TCP/IP Port Numbers 9100

HP JetDirect EX Plus 3
TCP/IP Port Numbers 9100, 9101, 9102

HP JetDirect EX Single Port
TCP/IP Port Numbers 9100

HP JetDirect External
TCP/IP Port Numbers 9100

Intel Netport
UNISPOOL Profile EMULEX
TCP/IP Port Numbers 2501, 3001, & 3002

InterCon
TCP/IP Port Numbers 3000, 3001, 3002, & 3003

LANTRONIX
UNISPOOL Profile EMULEX
TCP/IP Port Numbers 3001 & 3002

LEXMARK Optra LXIT
TCP/IP Port Numbers 9100

LEXMARK Optra S
TCP/IP Port Numbers 1650

Milan 3100
UNISPOOL Profile EMULEX
TCP/IP Port Numbers 2000 (Parallel) ,2001 (Serial)

Milan 3200
UNISPOOL Profile EMULEX
TCP/IP Port Numbers 2001 (Parallel 1) ,2001 (Serial 1)
2011 (Parallel 2) ,2020 (Serial 2)

MTS
UNISPOOL Profile EMULEX

Netprint 1000
UNISPOOL Profile EMULEX or JET_DIRECT
TCP/IP Port Numbers 10001

Pacific Direct
TCP/IP Port Numbers 9100

QMS1660
UNISPOOL Profile EMULEX
TCP/IP Port Numbers 35

Ungerman Bass
UNISPOOL Profile EMULEX

XCD
TCP/IP Port Numbers 9100
As portas "mais usadas" são:

- LPD "printer" na porta 515
- IPP na porta 631
- PDL-datastream na porta 9100

Tudo depende do sistema operativo do servidor e do cliente , bem como do tipo de impressora envolvida.
Não esquecer tambêm de incrementar o nº da porta consoante o nº de impressoras de rede que possam existir...
para que não existam colisões de pacotes na tua rede privada. :wink:

PS: Bem sei que..."foi demais" , mas é sempre bom saber "estas coisas". :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Dr » Quinta Jan 20, 2005 0:35

Luisa Novo Escreveu:(...) cada vez que quero imprimir a partir do portátil, tenho que ir ao PC desligar a firewall. Como é que posso evitar isto, ou seja, ter sempre as impressoras disponíveis, sem ter que desligar a firewall?

O problema não está na firewall do router, mas sim na firewall do sistema operativo (ou outra qualquer que esteja instalada no computador). Pelo menos foi isto que eu percebi por "tenho que ir ao PC desligar a firewall".
Sendo assim, continuo com a opinião de que a firewall está a filtrar o tráfego nas duas placas de rede quando deveria estar a fazê-lo apenas numa: a que está ligada à Internet.
Tanto o XP com ou sem SP2 permite activar/desactivar a sua firewall individualmente para cada ligação de rede.
No XP sem SP2, basta ir às propriedades dessa ligação (que é uma placa de rede), clicar em Advanced e tirar a selecção na parte onde diz "Protect my computer and network blá blá blá...".
Com SP2, tem que se entrar no Control Panel, abrir a "Firewall do Windows" ou lá como se chama aquilo e procurar a opção onde se selecciona as ligações a serem filtradas. Aí, é só seguir a mesma lógica anterior: tira-se a selecção na placa de rede que serve a rede interna e está feito.
Se a firewall for outra qualquer, há que consultar a sua documentação para ver o método correcto de fazer isto.
Cumprimentos.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Luisa Novo » Terça Jan 25, 2005 15:42

Então é assim, optei pela seguinte solução: liguei as impressoras ao PC e desactivei a firewall do Windows XP dos dois computadores.

Instalei o Sygate Personal Firewall.

Neste momento tenho a firewall activada mas permitindo o uso das impressoras.

Só que surgiu outro problema: desde que instalei a nova firewall, não consigo enviar mail do outlook e parece-me que no MSN ninguém lê op que escrevo (ainda não confirmei esta cena do MSN).

Alguém me pode ajudar?

NOTA: A minha ligação à Internet é wireless, cada computador liga por si à net (cada um tem um adaptador wireless). O router só está ligado ao telefone.
Luisa Novo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dr » Terça Jan 25, 2005 16:03

As portas que tens que ter abertas para esses serviços são as 25 e 1863 para sair e-mail e andares no msn, respectivamente.
Agora quanto à configuração dessa firewall, não faço a menor ideia como fazê-la porque nunca a usei.
Logo, logo aparece aí alguém a dizer-te como fazê-lo.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes