modem adsl, router wireless LinkSys

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

modem adsl, router wireless LinkSys

Mensagempor Uran » Segunda Ago 23, 2004 22:49

Boas,

tenho um modem adsl com router wireless da linksys, com a norma G (da pa B e G)... Supostamente o alcançe da rede seria de 50 m dentro de casa e 150 m fora dela... Acontece que a rede é pessima, muito má mesmo. De vez em quando lá desaparece a ligaçao wireless, e minutos depois volta como se nada tivesse acontecido. A juntar a isto basta-me afastar uns 5 a 6 m do ponto de acesso e a rede vaiss por completo. Tenho um portátil acer travelmate 290LMi com wireless integrado, 802.11 B, 11Mbps portanto, o router dá até 54 Mbps (G)...

Não percebo se tenho algo de mal aqui, se o aparelho está a funcionar mal ou se, simplesmente, a marca concebeu um produto, que face ás espectativas é uma miséria completa...

Alguem tem experiencia com este modem/router wireless (ou outro parecido) e que me possa ajudar?
-( Projecto Uranio )-
Uran
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jul 08, 2003 18:17

Mensagempor Tretabyte » Terça Ago 24, 2004 1:15

Boas,
o problema como ja expliquei em muitos posts sobre wireless é que a norma G (mesmo um router G a trabalhar a 11mb sofre desse problema) é menos potente e mais fraco a nivel de sinal do que um router norma B, qualquer coisa que faca interferencia no router (equipamentos electronicos perto, telefones, telemoveis, tudo isso) provocam uma enorme quebra e estabilidade na ligacao do router, mais, devido a ser menos potente quanto mais objectos tiver entre o router e o terminal (estou a falar de casos em que uma pequena parede ja faz muito) pior sera o sinal, no teu caso pode-se estar a passar algo assim, dava jeito dizeres como tens a instalacao wireless feita, onde tens o router, onde esta o terminal, esta em linha recta, sim, nao? quantas paredes? como sao as paredes? tens telefones, tv ou coisa assim perto do router? em que canal esta o router? tudo isso ajuda a despistar esse problema ke estas a ter.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Speed Dragon » Terça Ago 24, 2004 9:56

Tb tenho um router wireless G, e no 2º andar dá casa, vou ao R/C ( não tou a morar num apartamento, mas gosto de dizer assim ) e se deslocar muito na diagonal do router ja começa a falhar, mas se fikar "por baixo" do router custumo ter um sinal razuavel, no andar de baixo ao do router, tenho sempre sinal quase sempre Bom/Muito Bom. Tb tenho um portatil com uma placa 54Mbps.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor xpto » Terça Ago 24, 2004 10:10

Como explicou o Tretabyte existem muitas formas para atenuar o sinal que recebes. É necessário ter muita atenção onde se coloca o router. Tecnicamente o melhor local é ao pé de uma porta, mas nem sempre também é assim tão linear.
A juntar a isto tudo, ainda existe outro facto. Os 54Mbps de débito nunca são mantidos. O teu router emite o sinal a uma dada potência. Quando te encontras a uma dada distância (incluindo as atenuações de obstáculos) o sinal fica mais fraco, e a ligação funciona com outro nível de débitos que não os 54Mbps. Para teres uma noção, na norma G, se estiveres com um nivel de atenuação de 50%, a tua ligação só funciona a 12Mbps. O minimo que funciona é até 1Mbps.
Esta situação não é mto grave qdo apenas estás a aceder à net. Mas se estiveres a fazer partilha de ficheiros entre PCs é uma enorme diferença.
xpto
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jul 21, 2004 8:49

Mensagempor rfbgb » Terça Ago 24, 2004 10:26

Isto nem sempre é linear....eu consigo manter a ligação a 54 passando por 2 paredes na boa. Também é verdade que se ando 2 metros para a direia perco sinal e fica a uns 12, mas ...... acho que nada é prefeito.
rfbgb
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 08, 2004 7:51

Mensagempor Uran » Terça Ago 24, 2004 14:21

eu tenho o modem na sala, e tenho basta ir pelo meu corredor k chegando ao fim dele, já ñ tenho sinal nenhum. E tenho ainda mais um andar em cima (mas é vivenda) onde fica o meu quarto e lá o sinal é muito baixo... e o meu quarto fika relativamente perto do local onde tá o modem. Fiquei um bocado desiludido porque pensei que até no jardim teria net, mas parece que isto não tem alcançe nenhum... A antena tb não sei se espalha um sinal esférico ou se espalha numa direcção, a rede que tenho tem 3 pc's, 2 portáteis acer, centrino (1,4 e 1,5 Ghz) com wireless integrado e um outro pc com o pcmia (do pack da fnac)...

Não ha maneira de aumentar o sinal sem recorrer a mais aparelhos?
-( Projecto Uranio )-
Uran
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Terça Ago 24, 2004 18:17

Boas,
rfbgb Escreveu:Isto nem sempre é linear....eu consigo manter a ligação a 54 passando por 2 paredes na boa. Também é verdade que se ando 2 metros para a direia perco sinal e fica a uns 12, mas ...... acho que nada é prefeito.

hey tb consigo ter ligacao constante a 54mb estando a 2km do router, é certo que as coisas nao sao assim tao lineares mas uma coisa é certa, a norma G da n problemas desta natureza devido a nao conseguir manter um sinal constante e "limpo"

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Uran » Terça Ago 24, 2004 18:34

concluindo:

gastar € em pc's como centrino, preparados para wireless, é perder € visto que pelo mesmo preço obtem-se processadores Pentium 4 melhores, placas gráficas melhores, e tudo o resto melhor... Wireless serve então para que? ficar ao lado do modem, sem fios, mas ao lado dele...

Não percebo como tanta gente tem boas ligações, e esta simplesmente não dá nada para a caixa. (estou realmente aborrecido.)

Depois, comprar ainda um router com norma G, por ser supostamente melhor, não ter garantias dos fabricantes, nem informações sobre o alcançe específico, e sobre a perda em paredes, paredes com betão armado, e por aí fora. Um produto necessita de qualidade, e a qualidade está também no serviço informativo prestado, juntamente com o produto.

Pra no fim conluir ainda que a norma B será melhor, por estar já mais "madura", mas afinal, 11 Mbps chegam e sobram para uma banda larga, se o fim do serviço do router for distribuir internet...
-( Projecto Uranio )-
Uran
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Terça Ago 24, 2004 21:15

Boas,
Uran nao vas por ai pk tas a ir pelo pessimo caminho, existe casos e casos, existem equipamentos e equipamentos, existem normas e normas mas acima de tudo, existe muita informacao na net sobre as coisas por isso nao venhas dizer que compras as coisas sem ninguem saber pk isso é errado.
depois estas-te a esquecer de uma coisa, coisa que sempre que falo de wireless a pessoal gosto de relembrar, wireless é propagacao de sinal radio, nao é tipo oxigenio que esta praticamente em todo o lado e chega praticamente a qualquer lado, as coisas teem limitacoes que sao faladas e discutidas, os produtos teem qualidade, teem normas e teem testes ao qual passam pois sem isso nem sequer a norma era implementada agora como ja o disse, existem casos e casos, situacoes e situacoes, quem sabe se a tua casa nao esta "demasiadamente" reforçada nas paredes que infelizmente prejudica a propagacao do sinal? sabes que existem melhoramentos e pequenas alternativas que ajudam a pelo menos tentar compensar esses problemas, informacao é coisa que nao falta, ppl a querer partilha-la tb nao, é preciso sim é ter gosto de procurar e pedir ajuda sobre essa informacao, ter o pessimo habito de querer as coisas ja feitas sem se preocupar em como se fazem é horrendo, queres fazer uma omelete sem ter de esperar que a galinha meta o ovo geralmente da asneira...
so para concluir, a norma b teve melhoramentos, a introducao da norma b+ que permite chegar aos 22mb sem grandes problemas a nivel de performance agora 22mb ou ate 11mb ja e optimo para teres uma pequena lan montada, deixa-me relembrar-te que muitas lans ainda funcionam a 10mb ou inferior e funcionam agora o ppl esta é mal acostumado que quer as coisas sempre no topo a funcionar vindo do ar tipo xuva por isso gera confusoes sem muito bem saber por onde pegar.

é so uma pequena chamada de atencao ao que escreveste.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Uran » Terça Ago 24, 2004 23:06

Tretabyte, eu disse tudo isto por uma simples razão, fiquei desiludido. Primeiro porque me fartei de procurar coisas na net, como melhorar a rede, tentei tudo aquilo a que tive acesso, e no entanto nada. Para quem propagandeia tanto o wireless (e acredita que eu gostava mesmo que isto funcionasse melhor), como as marcas de produtos... Enfim, até o slogan "aproveite o máximo do seu jardim", tudo isto parece não passar ainda de umas experiências em termos de wireless. Acredito que ele funcione muito bem num espaço de uma empresa, por exemplo, um unico andar, grande e todo aberto. Mas é realmente frustrante andar um pouco dentro de casa, com um portátil, e a rede simplesmente não funcionar a poucos metros do modem. Tendo em conta que este produto teria uns 50 m de cobertura dentro de casa, e 150 m fora dela, passar uns 10 m dentro de casa, através de um corredor e o sinal torna-se impossível de detectar. Já me ocorreu pensar que isto está tudo mal configuirado, ou então as campanhas de marketing foram um êxito absoluto. Apenas quero uma rede doméstica com a internet partilhada, para não ter de andar sempre a pedir o modem a quem está a utilizar a net. O mais frustrante ainda é saber que a rede ad-hoc entre os portateis daqui funciona, um pc no andar de baixo (vivenda com dois pisos), e outro num quatro do 1º andar. Supostamente um aparelho deste género deveria permitir, no mínimo, uma ligação idêntica. Mas enfim... nem sequer a antena pode ser mudada, é fixa.

Por tudo isto achei por bem mostrar o meu desagrado perante um produto que se apresentou áquem das expectativas. Gostaria de fazer algo para tornar o wireless mais acessivel aqui, e ter um maior alcançe. Não há interferências em termos de frequencia a não ser um telefone. De resto, as condições seriam boas. Ou sou um grande nabo no assunto e não precebo nada da configuração disto, ou então descobri que é preciso muito suor e muita dedicação para fazer jus ao slogan: "aproveite o máximo do seu jardim".
-( Projecto Uranio )-
Uran
Aprendiz
Aprendiz

Router

Mensagempor gaacr » Quarta Ago 25, 2004 0:42

É por essas e por outras que aconselham as pessoas a comprar centrinos que trabalhem com norma b/g, e é também por essas e por outras que normalmente as pessoas passam horas de volta de um router para o configurar em condições.

Não basta seguir as instruções que nos dão. Como já o disseram e bem, "cada caso é um caso".
gaacr
Novato
Novato

Registado: Sexta Mai 28, 2004 2:12

Mensagempor Uran » Quarta Ago 25, 2004 1:53

gaacr

eu vaskulhei todas as opçoes do modem/router!! procurei em tudo. Alem d ter visto o mini-manual, ainda consultei um artigo da pc guia que examina o software completo deste modelo da Linksys...

o produto vai voltar pra prateleira (por vontade do meu pai....)

até antenas eu keria por no router! estas:
Imagem
-( Projecto Uranio )-
Uran
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor rfbgb » Quarta Ago 25, 2004 7:46

Uran....acerdita que tem de dar para configurar, também tive varias dificuladades para configurar o meu router, o meu modem, o meu portatil, o meu.... tudo, nada se faz com um estalar de dedos. Tem de se procurar e tentar....foi assim que consegui.

Se realmente queres (ou o teu pai quer) encostar a parteleira tudo bem, mas então porque o compraram?????
rfbgb
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 08, 2004 7:51

Mensagempor Uran » Quarta Ago 25, 2004 12:04

Não é encostar á prateleira é devolver mesmo!

Porque um dos empregados da fnac, disse-nos que o sinal teria 50m de cobertura dentro de casa, e 150 m fora de casa. Compramos isto para poder ter internet em toda a casa e jardim, não para funcionar a 1/5 das expectativas. Já escarafunchei tudo o que havia por aqui. Experimentei tudo, e até a 4 metros do router, um pc tem sinal Mt bom e o outro Muito Baixo. Desparace a rede de vez em quando e passado meia hora volta.

Vejo tantos relatos por aí na net, de coisas que realmente funcionaram e funcionam que isto se tornou uma "caça ao tesouro", não havendo no entanto "tesouro". Penso que algo está mal aqui. Ás tantas a minha casa tem paredes "fortes" de mais. Ah, e tem vigas 3 grandes vigas de ferro. Ainda ligo a antena directamente ás vigas. As três parecem-se com isto: -H-.Talvez funcione como antena gigante :|

Enfim, já foi arrumado por se ter tentado tudo, de acordo com a minha optica, e com aquilo que pesquisei na net, e na pc guia...

Não pensem que simplesmente liguei o modem e esperei que ele ficasse automáticamente configurado, e a funcionar em excelentes condições. Mas ele nem os "serviços mínimos" garante.
-( Projecto Uranio )-
Uran
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Ago 25, 2004 12:21

Uran Escreveu:...até antenas eu keria por no router!...
Mas...fabricando uma antena , não resolveria a maioria dos problemas de sinal ?

Clica aqui para visualizares antenas "caseiras" para Wireless
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes