Ligação Wireless a 300~400 metros

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ligação Wireless a 300~400 metros

Mensagempor CryptorX » Terça Set 15, 2009 16:46

Boas...

Tenho um amigo meu que mora aqui bem perto de mim na rua de trás e já esteve melhor de finanças, acontece que ele está mesmo a precisar de por net por vários motivos e para não ter que tar a aumentar as despesas mensais que tem eu sugeri-lhe arranjar uma placa wireless que já se arranja a 20 e poucos euros e uma antena porreira para apanhar o meu router que eu dou-lhe a pass da rede, acontece que embora eu saiba que existem antennas com um alçance bem superior a 300~400m queria saber se há por aqui alguém que me saiba indicar uma antenna que dê conta do recado mas que não seja excessivamente boa demais para aquilo que é preciso, já tenho visto antennas que não diziam o alcançe que tinham mas de 10~12 dbi's e a cerca de 60~70E mas como não tenho a certeza se são suficientemente boas também não quero correr o risco de o fazer gastar dinheiro á toa, eu penso que está é daquelas situações em que o barato acaba por sair caro mas por isso mesmo é que deixo aqui a questão para os mais entendidos, entre a minha casa e a dele há um prédio a separar por isso talvez seja melhor uma com um sinal mais forte. O ideal seria mesmo uma que desse para o referido mas que não seja para mais que isso para não tar a gastar mais desnecessáriamente.

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor cyberj » Terça Set 15, 2009 16:55

Fax uma atena com uma caixa de pringles.... funciona muito bem e é quase de borla....
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor Vtech » Terça Set 15, 2009 16:58

Não me parece que uma antena ligada numa placa consiga apanhar o sinal do teu router que deve estar dentro de casa????

Se tiveres uma antena exterior no teu router (possivelmente perdes o acesso no interior da tua casa) e uma placa PCI Wireless no PC do teu amigo talvez já seja possível, se não der é só acrescentar mais uma antena exterior à placa wireless. Há umas baratas já com cabo, mas isso já te mando PM com a loja.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor CryptorX » Terça Set 15, 2009 17:16

Sim, para todos os efeitos terá sempre que ser um antena exterior, eu em minha casa uso a net por cabo por ser mais rápido, tenho uma antena no router com um cabo de 5 metros e como moro no ultimo andar posso pola no terraço do prédio a apontar para o prédio dele, ele também mora no ultimo andar e vai fazer o mesmo com a antena que venha a comprar, o unico obstáculo é mesmo um prédio que fica entre nós, dai não saber até que ponto uma antena terá que ser potente para conseguir manter um sinal aceitavél. a net em minha casa é de 100Mbit mas se ele ficar com um sinal de 24Mbit já era bem bom penso eu.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor LuisFilipe » Terça Set 15, 2009 21:37

Acho que com um prédio pelo meio não dará mas depende da distancia.

A que distancia estás dele ? Vê no google earth tem uma derramenta para medir.

vai lá com um portátil e vê que sinal tens (ou não).
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor SilentWalker » Terça Set 15, 2009 22:36

o dinheiro que se aga por essas coias, e o tempo que se perdo em relação ao qeu se obtem, se o moço trabalhar ha mensalidaddes de net bem baixas
penso que esteja tudo dito
X2 3800+, A8N32-SLI Deluxe
2*80 raid 0 hitachi Creative 5.1, LC POWER v2 550W DVD Pioneer CDR TDK, DVD-RW Sony, Samsung 760BF, powercolor theather 550pro,
Gskil 2*1GB F1 4000 500Mhz
SilentWalker
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 15, 2004 17:22

Mensagempor LuisFilipe » Terça Set 15, 2009 22:41

SilentWalker Escreveu:o dinheiro que se aga por essas coias, e o tempo que se perdo em relação ao qeu se obtem, se o moço trabalhar ha mensalidaddes de net bem baixas
penso que esteja tudo dito

Não sejas destrutivo.

Estamos a falar de uma lata de Pringles.

Se arranjar um router wireless não dará para fazer de repetidor ?
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor SilentWalker » Terça Set 15, 2009 23:10

da para fazer isso tudo,
mas tem de esatr em linha com a casa do outro sr, e esse outro tem de ter uma antena
o routewr emissor tem de dar para poder desenroscar a antena
e todo o tempo que se perde a fazer isso, sao mensalidade de um serviço na casa da pessoa

digo eu
X2 3800+, A8N32-SLI Deluxe
2*80 raid 0 hitachi Creative 5.1, LC POWER v2 550W DVD Pioneer CDR TDK, DVD-RW Sony, Samsung 760BF, powercolor theather 550pro,
Gskil 2*1GB F1 4000 500Mhz
SilentWalker
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 15, 2004 17:22

Mensagempor CrOhN » Quarta Set 16, 2009 7:40

Se tiveres linha de vista, metes um Nanostation 2, tens o problema resolvido.

Em relação ao comentário do silentwalker. Tambem implementei uma partilha de net por wireless, o investimento foi, à uns 5 anos, cerca de 200eur cada node. Mas, mesmo assim, o investimento seria recuperado em menos de um ano. Evidentemente, na altura, os acessos não eram ao preço que são hoje. De qualquer maneira, hoje dividimos entre todos um acesso 16M/1M ilimitado, pagando cada 1 cerca de 20 eur de 3 em 3 meses. Isto numa zona sem acessos directos de qualquer espécie.
CrOhN
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 04, 2007 14:26

Mensagempor Serial_killer » Quarta Set 16, 2009 13:13

A questão é mesmo se tens LOS (line of signal) entre os terraços dos 2 prédios... Se o prédio que está no meio não vos deixar ter linha de vista, vai ser difícil... Agora também não depende só da antena, depende dos equipamentos todos= Routers, Cabos, Antenas. Quanto mais cabo mais perda de sinal....
Faz uma exposição mais pormenorizada do caso
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor Vtech » Quarta Set 16, 2009 15:46

O caso também não é para alarme, para o caso de não saberem, o sinal emitido pode ser reflectido, ou seja se há um prédio no meio possivelmente deve haver mais prédios nas redondezas, é só apontar as antenas para a parede de outro prédio de modo a reflectirem para o destino, com essa distância e antenas de exterior é bem possível.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor alr_tech » Quarta Set 16, 2009 15:51

boas

estamos a falar de 400m,
sem nada pelo meio, o sinal deve chegar, sem grandes problemas..

mas, parece que existe um prédio que tapa a vista e o sinal....

como foi dito, antenas internas seria impossível...
já basta o prédio pelo meio...

uma lata de pringles, não deve dar... mas, uma das modificações...
usando uma lata de atum, bolachas das grandes... ou equivalente…
procura por isso...

agora temos um problema...
tu dizes que tens uma antena com um cabo de 5m....

um chicote costuma ter cerca de 20cm, max uns 50 cm por causa da atenuação do sinal devido à impedância do circuito...

ou o cabo é muito bom, e então essa antena não ficou barata... ou tens perdas até dizer basta...

em qq das montagens que vi, são usados no max 50cm de cabo especial para RF... o chamado chicote..entre a saída da placa wifi e a antena...

a antena, a maioria são para interiores... todas aquelas que tu vês no mercado..CCs,etc
não dá para exteriores.. para isso tens de consultar uma casa de electrónica/antenas que trabalhe com material de rádio amadores...

a potencia do wifi, não chega a 100mw com antenas de 2dbi, o que dá 200 a 300m ao ar livre...
com 20 dbi, deves conseguir...

agora tens é de aproximar o emissor da antena... por isso o cabo tem de ser curto.... 20 cm
o que obriga a colocar no mesmo sitio o emissor e a antena...

um AP custa cerca de 60 a 80€, mais a antena, outro tanto...

os primeiros testes que fiz usei um router linksys modado, este tem 2 antenas...
o problema é como era um modelo normal, não dava para colocar sem protecção no exterior.. mesmo assim, nos testes portou-se muito bem....
nunca experimentei até aos 400m, porque a rua não dava...
nem na altura pensei nisso...
serviu para aquilo que nós queríamos...

fiz outras montagens no campo, aí funcionou, mesmo sem lata....
fiz uns testes para usar um placa PCI wifi normal, mas, o problema era a atenuação de sinal no cabo... recebia o sinal muito baixo e não conseguia ter força para comunicar...
optámos então por usar routers modados e uma caixa para os proteger..
usei uma daquelas caixas para montar contadores em instalações à vista....

só usei uma vez a lata... mas, não usei pringles... achei que teria melhor ganho se tivesse maior diâmetro...
nunca cheguei a optimizar (vou lá pouco), pois usei para ligar as casas dos primos da minha mulher, lá na terra... conseguia 15 a 22Mbit...

só mais uma questão em relação às instalações externas.. protecção contra trovoadas... qq tipo de emissor é muito sensível a descargas eléctricas..
verifica se existe perto um pára-raios...

acho que deves ir por partes...
se der, testa com a antena na janela, depois coloca o router..
e vê até onde recebes um sinal trabalhável...

se puderes tenta uma antena de 10dbi directa ou com chicote curto..
e repete os testes...

bem, bom trabalho

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Vtech » Quarta Set 16, 2009 16:02

Pois quanto mais curto o cabo melhor, numa instalação que tive do género, coloquei a antena do lado de fora da parede e fiz um furo nela para do lado de dentro ter logo ali o AP, assim um chicote dos pequenos serviu perfeitamente e não tive de gastar rios de dinheiro em AP para exterior.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor CryptorX » Quarta Set 16, 2009 21:22

Boas...

Alr_Tech, o cabo de 5 metros é uma extensão que usava dantes quando usava wireless, agora estou a ligar-me ao router directamente por cabo, quanto á qualidade do cabo não sei avaliar, sei que é cinzento e parece que tem uma espécie de mola por dentro, para um cabo de travões de uma bicicleta mas mais fininho, nunca precisei de tirar partido do seu comprimento no total mas permitia-me posicionar a antena melhor para conseguir apanhar um sinal mais forte sebem que o cao ficava quase sempre todo enrolado atrás da secretária. Quanto ao preço não sei, foi o meu cota que me arranjou, isto é uma extensão com uns encaixes dourados na ponta, um encaixa na placa e enrosca-se e outro enrosca na antena mas esta antena é daquelas mesmo fraquinhas, é preta e tem ai uns 20cm, é a do router. Por isso é que eu queria era uma antena mais potente que apanhasse o sinal do router desde a casa do meu amigo uma vez que este router pelo menos com esta antena, nem por sombra vai conseguir passar sinal para lá, não é preciso ser dessas desenrascadas, é preferivél uma antena de jeito para se conseguir um sinal aceitavél mas também o Vtech já me indicou uma bem porreira de 14Dbi's a um preço bem porreiro. No entanto se quiseres partilhar os teus conhecimentos e sugerires uma configuração que consideres adequada para o caso ou deixar algumas dicas para minimizar perdas ou aumentar a força do sinal e cenas do genero sou todo ouvidos... quer dizer... todo olhos :lol:

Para deixar um esquema mais ao menos promenorizado da posição da minha casa e da dele está aqui um pseudo mapa que eu fiz á pressa... não gozem senão vou dizer á minha mãe!!!!

O prédio verde é o meu e o azul é o dele... a bolinha roxa é o meu router e o quadrado piriri é onde supostamente vai ficar a antena...
Imagem[/url]

E esta é a ideia que eu tenho de como as coisas devem de funcionar.... agora podem gozar...
Imagem[/url]
Vá riam-se... dizem que isso faz bem...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Vtech » Quarta Set 16, 2009 21:52

Parece que em termos de reflectir o sinal noutro prédio estás bem tramado, a não ser que haja alguma coisa nesse espaço em branco à direita do prédio que está no meio dos vossos. De resto estas coisas de wireless há coisas que são certas outras só mesmo testando e neste ultimo só comprando o material para testares, arriscas a que não dê e gastes o dinheiro. Construir uma antena pode sair muito mais barato, no fundo não arriscavas tanto guito, mas também ou fazes uma antena muito bem feita ou podes estar a tirar conclusões baseado numa má antena. O que quer que decidas, boa sorte.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante