Criar rede wireless

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Criar rede wireless

Mensagempor Migsus » Quinta Nov 05, 2009 0:44

Boa noite.

PReciso da ajuda urgente de alguém.
Esta é a minha primeira visita e tenho grande esperança que algyém me ajude.
Eu construía a minha casa com grande sacrificio e agora todos os tostões são poucos.
Quero criar uma rede doméstica com wireless para comandar uma série de equipamentos: Internet, som, Itouch que comanda as luzes e os estores e a segurança, etc..
A minha casa tem domótica pelo sistema EIB. NA entrada da casa tenho o quadro ATI.
O eng responsável aconselhou-me a comprar um router wireless da Draytek V2820n gigabit com VPN e um switch da Cisco srw2016-eu de 16 portas gigabit e ainda uma antena wireless.O problema é que tudo junto significa um investimento de 800/900 €, enquanto que nas lojas normais vemos equipamentos muito mais baratos.

Alguém me pode ajudar com alguma ajuda, quer sobre a criação da rede, bem como na indicação de equipamentos e locais de venda?

Fico muito agradecido.

Obrigado.
Migsus
Novato
Novato

Registado: Quinta Nov 05, 2009 0:42

Mensagempor baseline » Quinta Nov 05, 2009 4:55

Olá,

O Draytek é sempre uma boa compra, a questão da VPN não é propriamente relevante visto que a maioria dos equipamentos domésticos já permite esta funcionalidade.
Relativamente ao Cisco... Errr... O material deles é sempre mt bom no entanto, creio que será sobredimensionado para uma instalação em casa. Para além se ter de lidar com o IOS e a sua complexidade acrescida, existe de facto a questão do preço e das features "a mais".

A única questão aqui será se uma rede domótica como aquela que pretende instalar, necessita de algum tipo de QoS e/ou vlans (algo que poderá aferir junto do Engenheiro do Projecto). E mesmo estes já estão presentes em muitos equipamentos entry-level.
Os 2 outros trunfos deste switch: trunking e 2 ports gbic são a meu ver, overkill.

Na eventualidade de não precisar de QoS/vlans (ao nível do Cisco: 4 queues de saida por porta) e se determinar que tudo o que precisa é um Switch layer 2, então, a minfo (http://www.minfo.pt/pesquisa/resultado.php?cat=19950&pesquisa=switch%20gigabit&select_mostra=2&select_ord=2&modoVisualiza=1&select_marcas=9999) tem vários modelos que neste âmbito são perfeitamente capazes de substituir um Cisco .
Não obstante, a recomendação do engenheiro em questão não tem nada de mal per se, os equipamentos são extremamente capazes e sem dúvida que ficaria muito bem servido.

Cumps,
baseline
Novato
Novato

Registado: Sexta Out 23, 2009 17:12

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante