Problema com servidor de impressão

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema com servidor de impressão

Mensagempor terror737 » Segunda Dez 21, 2009 23:30

Saudações a todos!

Vou fazer um relato talvez um pouco extenso do meu problema, mas julgo que assim vocês poderão ficar mais bem documentados.

Comprei recentemente um servidor de impressão "Edimax PS-1206UWG", wireless e para ligação a impressoras com porta USB. Podem vê-lo aqui http://www.edimax.com/en/produce_detail ... &pl2_id=34
O objectivo é partilhar na minha rede uma impressora "HP Deskjet 940c", uma daquelas tradicionais impressoras pessoais de secretária que quase toda a gente antes tinha.
O minha rede é servida por um router wireless "Linksys WAG200G" com modem ADSL 2+ incluído http://www.linksysbycisco.com/ANZ/en/support/WAG200G

Procedi à instalação no computador do utilitário de gestão do servidor de impressão e depois, tal como descrito no manual de instalação, liguei o servidor directamente ao computador por cabo de rede, tendo procedido à configuração das definições TCP/IP (endereço ip fixo, tal como todas as máquinas na minha rede, subnet mask e endereço gateway, tal como se fosse um qualquer computador).

De seguida, liguei o servidor ao router por cabo de rede, também à impressora por cabo usb e o computador continuou ligado à rede por wireless. Fiz um ping ao endereço do servidor e obtive resposta positiva.

Seguidamente, ao nível do sistema operativo, configurei a impressora com a porta específica para o servidor lhe aceder, tal como descrito nas instruções. Fiz um teste de impressão e foi bem sucedido!

A seguir, de novo no utilitário de gestão do servidor, configurei TODAS as definições wireless, tal como faço para os computadores que ligo à rede (SSID, endereço ip, subnet, gateway, chave WEP, tudo isso!).

No derradeiro teste é que começaram os problemas: quando desliguei o servidor do router pelo cabo, ou seja, para pô-lo a funcionar sem fios, simplesmente não consegui. Fiz novamente o ping ao endereço, sem resposta! Abro o utilitário de gestão, não detecta o servidor. O próprio router não o apresenta listado nos "clients" ligados (nem ip, nem MAC adress). Por falar em MAC adress, antes que perguntem, devo dizer que tenho o router activado com o filtro de MAC Adresses, mas tive o cuidado de adicionar à lista o MAC do servidor.

Alguém, sabido ou com experiência, tem alguma ideia do que possa estar a acontecer e como resolver?

Desde já, muito obrigado pela vossa atenção e ajuda.
terror737
Novato
Novato

Registado: Segunda Dez 21, 2009 23:20

Mensagempor alr_tech » Terça Dez 22, 2009 17:06

boas

basicamente o "servidor" trabalhará como cliente...
por isso, ou faz a ligação por rj45 ou wifi

colocaste um IP do mesmo tipo da tua rede... e diferente para cada uma das portas...
experimenta desligar o router e o servidor...
depois liga cada um deles sequencialmente, espera que o router fique activo antes de ligar o outro..

não te esqueças que wifi significa que além do ssid, tb tens de ter a encriptação correcta...
atenção à chave costuma ser case sensitive...

ainda trabalhas com wep?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor terror737 » Quarta Dez 23, 2009 22:51

Viva, alr_tech!

Obrigado pela tua resposta!

No que respeita a ligar e desligar os aparelhos e ligá-los sequencialmente, já perdi a conta às vezes que o fiz... :-)

Quanto à encriptação também está tudo ok, mesmo no que toca ao facto de a chave poder ser case sensitive.

Mas fiquei com dúvida na parte em que falas de IP "diferente para cada uma das portas". Será que te referes, porventura, a ter um IP para a saída de rede cablada e outro para a saída wireless? É que se for isso, devo dizer-te desde já que, aparentemente, não é possível. Já tentei fazê-lo, mas sempre que altero o IP para a porta cablada, o servidor altera também, automaticamente, o IP da porta wireless e vice-versa, de forma a que o servidor só tenha sempre um endereço.

Em todo o caso, mais uma vez obrigado pela tua disponibilidade.

PS: Sim, ainda trabalho com WEP. Sugeres-me alguma outra coisa?
terror737
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Quarta Dez 23, 2009 23:04

boas

ele mantém tb MACs diferentes ou usa o mesmo?

já agora valida se existe algum firmware mais recente...

se todos os teus clientes suportarem WPA, deverias usá-lo....
é mais forte que WEP....

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor terror737 » Sexta Dez 25, 2009 1:46

Já consegui!

Bastou actualizar o firmware!

Julgo, no entanto (não é certeza) que a versão de firmware que instalei é a mesma que o aparelho já lá tinha, mas não confirmei. Se calhar bastou fazer a reinstalação. A informática é, frequentemente, muito enigmática.

Mas pronto, funciona é o que interessa!

Obrigado de novo e continuação de boas festas!
terror737
Novato
Novato

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante