Partilhar acesso à net só por wireless

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Partilhar acesso à net só por wireless

Mensagempor Thergothon » Sexta Abr 23, 2010 18:22

Tenho 15 Pcs em Vista e preciso partilhar a ligação à net de um deles pelos restantes 14. Atenção: só tenho ligação à net SEM FIOS e a placa não admite o modo AP.

Fiz o normal: partilho a ligação e ele define logo um IP fixo. Depois fui aos clientes e defini o gateway para este IP fixo. Mas se eu desligar o pc que está a partilhar a ligação, não há qualquer diferença nos clientes, ou seja, não deixam de ter net por causa disso. Como "digo" nos clientes para usarem a ligação partilhada? Em vez de partilhar a ligação devia criar redes had-oc?
Thergothon
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Dez 06, 2004 15:38

Mensagempor PapaGigas » Sábado Abr 24, 2010 9:50

Boas,

Considerando o pretendido o melhor é instalares um proxy no "servidor". ;)

Com os meus melhores cumprimentos,
Carlos Rodrigues ( aka PapaGigas )
Editado pela última vez por PapaGigas em Domingo Abr 25, 2010 1:17, num total de 1 vez.
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor alr_tech » Sábado Abr 24, 2010 20:55

boas

por aquilo que entendi tens um PC com um modem 3G e queres partilhar a net?

em wifi só existem 2 modos:
Infraestrutura - necessita de um AP;
Ad hoc - é uma rede multiponto, onde cada nó pode comunicar com os outros nós da mesma rede...

o desligar de um nó não interfere com a rede...

agora existe duas coisa rede e internet...
a rede está sempre activa em AD hoc .

ao desligar a maq. que está a partilhar o acesso à net, não interrompe a rede AD HOC.

O acesso à internet depende de um Gateway, ou seja um serviço onde os browsers saibam onde aceder...

o ICS implementa além do serviço de gateway, o serviço de NAT...

ao activar um proxy estás a activar um serviço complementar do gateway.
o proxy permite fazer uma melhor gestão dos acesso á net...
mas, só isto... (alguns permite ainda estabelecer srv de mail)
não administra uma rede ad hoc....
(que aliás é muito difícil de gerir)

assim, indica lá o que pretendes fazer...
ou qual é realmente o teu problema...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor PapaGigas » Domingo Abr 25, 2010 0:40

Boas,

Só para rectificar uma coisa...

Estava tão lerdo hoje de manhã que nem me apercebi de onde é que andava com a cabeça, lol, eu falei em 14 ligações AD-HOC? estava a pensar fazer tudo ponto-a-ponto de modo a centralizar a coisa! :lol: :lol: :lol:

Em qualquer dos casos o que eu disse continua a ser válido, mas só agora é que reparei que vir para aqui a morrer de sono não é boa politica! :P

Editado pela última vez por PapaGigas em Domingo Abr 25, 2010 1:34, num total de 2 vezes.
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor PapaGigas » Domingo Abr 25, 2010 1:02

alr_tech Escreveu:O acesso à internet depende de um Gateway, ou seja um serviço onde os browsers saibam onde aceder...

Wrong...

Básicamente o que se passa é que qualquer pacote que não seja direccionado à subnet do NIC (esta verificação é realizada através de um processo simples de comparação do endereço IPv4 atribuido ao NIC com a mascara de subrede associada ao mesmo versus o endereço IPv4 de destino) será enviado para o gateway de modo a este o reencaminhar para a WAN, mas no caso do mesmo não existir, o pacote "morre" ali.

Na minha opinião ele deve abdicar dessa treta do ICS (que detesto e não recomendo de todo) e limitar-se ao uso de um proxy no servidor... bastando para isso configurar os clientes para acederem através do mesmo. ;)

PS - Isto torna mais fácil controlar os acessos à WAN por parte dos clientes e desta forma poder facilmente administrar a LAN da forma pretendida... digo eu em grego. :roll:

PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Thergothon » Quarta Mai 05, 2010 17:40

O ponto da situação é este: num dos pc partilhei a ligação wireless e defini como acessíveis pelos clientes os serviços http e https. Depois criei aí uma rede had-oc. Os outros vêem essa rede, ligam-se a ela, mas não conseguem ter acesso à Internet. O que falta?

PS: A solução do proxy não é praticável porque esta subrede faz parte duma rede maior que vai toda dar a um router dito caseiro. Como fizeram isto assim, há cerca de 50 comps a ir buscar IP a um router caseiro e por isso a partir de certa altura não há IPs para todos. É por isso que nesta sala tenho que pôr um deles a distribuir a sua ligação pelos outros 14; assim só esse precisaria de ter IP.
Thergothon
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor CrOhN » Quinta Mai 06, 2010 7:34

Aumenta o numero de ip's a atribuir para mais de 50 no router principal. Se for um router decente, deverá permitir 253 ip's.

Podes tambem utilizar outro router dentro da rede que já tens, não é o mais correcto, mas sempre é melhor que usar o ICS.
CrOhN
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 04, 2007 14:26

Mensagempor alr_tech » Quinta Mai 06, 2010 13:54

boas

hum...
não tem internet porque não definiste ICS...
sem proxy, tens de usar ICS...
o problema do ICS é ter NAT...
tem DHCP...
embora se diga de passagem que nunca experimentei ICS e uma rede AD HOC....

só uma pergunta, porque estás a usar uma ligação 3G e não te ligas através de cabo o portátil à tua rede interna, e através de ICS a tua rede AD HOC?

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Thergothon » Quinta Mai 06, 2010 19:41

crohn: se fosse um router decente não precisava de experimentar isto. Todos os pc da rede apanham o sinal wireless e ligam-se à rede global, mas como o router é fraco chega a um limite em que já não há mais ips para atribuir. Por isso queria pegar num que já tenha IP, deixá-lo sempre ligado e partilhar a ligação com os outros 14.

air_tech: não é um portátil. O problema é que a ligação por rede não funciona porque está ligada a um switch que não se sabe onde liga. Assim, fico só com a ligação wireless. Preciso de ter net por essa ligação (o que é fácil, deixando-o sempre ligado) e depois partilhá-la pelos outros 14.
Thergothon
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor PapaGigas » Sexta Mai 07, 2010 0:34

Boas,

Thergothon Escreveu:PS: A solução do proxy não é praticável porque esta subrede faz parte duma rede maior que vai toda dar a um router dito caseiro. Como fizeram isto assim, há cerca de 50 comps a ir buscar IP a um router caseiro e por isso a partir de certa altura não há IPs para todos. É por isso que nesta sala tenho que pôr um deles a distribuir a sua ligação pelos outros 14; assim só esse precisaria de ter IP.

Não é praticável pq? alem disso se o problema é o DHCPd... pq não configuras manualmente os clientes TCP/IPv4 de todas ou de quase todas as máquinas da rede? desde que não atribuas nenhum endereço IPv4 da poll do DHCPd não tens com que te preocupar... e ao menos assim não tens chatisses! :roll:

PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor alr_tech » Sexta Mai 07, 2010 8:58

Boas
PapaGigas Escreveu:..
Não é praticável pq? alem disso se o problema é o DHCPd... pq não configuras manualmente os clientes TCP/IPv4 de todas ou de quase todas as máquinas da rede? desde que não atribuas nenhum endereço IPv4 da poll do DHCPd não tens com que te preocupar... e ao menos assim não tens chatisses! :roll:
tens razão...
é a mesma coisa...

o DHCP é apenas uma maneira de dar menos trabalho...

agora o que me preocupa...
...O problema é que a ligação por rede não funciona porque está ligada a um switch que não se sabe onde liga. ...
8O 8O
bém....
sinceramente passam-me pela cabeça dezenas de coisas a dizer sobre o assunto...

começo a desconfiar de uma coisa.....

e não entendo o que raio estão a fazer...

para mim numa empresa o que menos interessa é a net...

uma rede é uma coisa, acesso á net é outra...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Thergothon » Sexta Mai 07, 2010 14:48

PapaGigas Escreveu:Boas,

Thergothon Escreveu:PS: A solução do proxy não é praticável porque esta subrede faz parte duma rede maior que vai toda dar a um router dito caseiro. Como fizeram isto assim, há cerca de 50 comps a ir buscar IP a um router caseiro e por isso a partir de certa altura não há IPs para todos. É por isso que nesta sala tenho que pôr um deles a distribuir a sua ligação pelos outros 14; assim só esse precisaria de ter IP.

Não é praticável porque teria que abrir portas no router principal, ao qual não tenho acesso. Também por esta razão não sei qual é a gama de endereços definida no router.
Thergothon
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Thergothon » Sexta Mai 07, 2010 14:52

alr_tech Escreveu:Boas
PapaGigas Escreveu:..
tens razão...
é a mesma coisa...

o DHCP é apenas uma maneira de dar menos trabalho...

agora o que me preocupa...
...O problema é que a ligação por rede não funciona porque está ligada a um switch que não se sabe onde liga. ...
8O 8O
bém....
sinceramente passam-me pela cabeça dezenas de coisas a dizer sobre o assunto...

começo a desconfiar de uma coisa.....

e não entendo o que raio estão a fazer...

para mim numa empresa o que menos interessa é a net...

uma rede é uma coisa, acesso á net é outra...

cumps

Confia em mim. Não há nada de suspeito aqui. Isto é uma "empresa" pública com uma empresa privada (avençada) que vai buscar funcionários aos cursos profissionais e depois apresenta belas soluções como esta de pôr um router doméstico a servir uma red ede 50 comp.
Eu quero as duas coisas: que tenham acesso à rede e à Net. Mas como o acesso à Net está limitado pela baixa capacidade do router, tenho de me desenrascar com uma solução do tipo que descrevi.
Thergothon
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor PapaGigas » Sexta Mai 07, 2010 15:18

Boas,

Thergothon Escreveu:Não é praticável porque teria que abrir portas no router principal, ao qual não tenho acesso. Também por esta razão não sei qual é a gama de endereços definida no router.

Estás completamente enganado, lol, alem disso é tão básico resolver esse teu problema que até me faz espécie... se não te importares agradecia que fizesses um pequeno diagrama da tua rede e indica-me quais os dados atribuídos pelo DHCPd de modo a poder te indicar em condições os passos a serem tomados para a resolução desta situação! ;)

PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor alr_tech » Sexta Mai 07, 2010 15:33

boas

vamos lá a ver...
queres criar uma subrede?
a maioria das entidade públicas tem rede e net...
geralmente é feito login a um domínio...
o que significa que os users não tem capacidades de administrador das máquinas...

o que raio vai fazer o pessoal para precisar acesso á net ....
rede ainda se compreende para acesso a programas e dados internos..
embora continue a não entender como o vais fazer...

trata mas, é de saber aonde vai dar o switch...
ele não está lá para enfeitar...

podes pegar um PC qq e transformares em router....

de qq maneira uma pen 3G é lenta... agora 14 users não é lento fica impraticável...

já agora tu pertences a quem?
ou melhor o que fazes aí dentro...

eu posso te dizer o que fiz há uns anos...
só uma das maq. é que tinha acesso ao domínio e net (proxy)...
assim coloquei duas placas de rede e como essa maq. tinha win 98, configurei a coisa de maneira a ter net e rede nas outras maquinas...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes