Redes Domésticas Wireless e Partilha de Net -> Case Study

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Tretabyte » Quinta Nov 25, 2004 1:16

Boas,
certissimo ó mega boss :P

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor lunardemus » Sábado Abr 09, 2005 10:51

Boas, axo ke esta mt bom esse tutorial embora em tenha umas duvidas.
Tipo, tou a montar uma rede wireless em casa dum amigo com o objectivo de ele se ligar à net no seu portatil. Então é assim, ele tem um pc ligado à net por modem adsl da sapo (o branco), tem uma placa wireless SMC EZ Connect g ke obedece as normas 802.11g e 802.11b. O portatil é um ACER travel mate 4000 se n estou em erro, e tem, por defeito, ligação wi-fi (cpu mobile centrino). O k s passa é o seguinte, instalo a placa no pc e o seu software, configuro akilo ( n sei s tao certas as configuraçoes mas da proxima x k for la ja levo o conhecimento adkirido neste topico e então revejo as confs) e depois com o portatil, feitas as confs, simplesmente n ha ligação estabelecida entre os dois pcs. Então meti uma placa wireless no portatil e aí ja havia ligação, mas, n entrava na net o portatil.
Isso de portateis com mobile centrino e ligação wifi por defeito funciona mesmo?
è preciso access point? tipo, o portatil é suposto ligar à net através do pc k, por sua vez, está ligado à net por modem normal. Instalei uma placa wireless como ja disse. Será k esta pode mesmo distribuir a ligação para o portatil ou será k no lugar dessa placa tenho é k meter um Access Point?
Desculpem se ja há perguntas dessas respondidas, tambem n procurei como devia.

Esta é a placa k esta no desktop para distribuir a net para o portatil: http://www.smc.com/index.cfm?event=view ... 48&pid=541

Cumps, Lunar
os PCs tao a tremer!
lunardemus
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Dez 13, 2004 2:03

Mensagempor [PT]CableGuy » Sábado Abr 09, 2005 13:21

Imagem

O que precisas de fazer é activar o ICS no PC !!! Dessa forma , criarás uma rede AD-Hoc de forma a permitir a partilha da internet.
Dá uma vista de olhos no seguinte tópico:

ICS (Partilha de Internet e ficheiros na rede interna)

Depois só precisas de configurar o portátil para usar a rede AD-Hoc apartir do PC.
Convém configurar os servidores de DNS do teu ISP , de forma a permitir que os portáteis consigam navegar na internet.
Boa Sorte. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor lunardemus » Sábado Abr 09, 2005 18:33

Vamos la ver s tenho sorte. Tks pla help:)

Cumps Lunar
os PCs tao a tremer!
lunardemus
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Dez 13, 2004 2:03

Mensagempor Todo_Trocado » Sábado Jul 09, 2005 12:15

Boas. :)

Tenho uma keston... :D

Eu so consigo ter acesso as partilhas de outros computadores (pastas e impressoras) a partir do portatil se tiver uma placa wireless ou bluetooth num dos PC's?

Caso contrario, nao da?

Ps.: Ja agora, alguem sabes quais sao os servidores de DNS da Netvisao/CaboVisao?

Thanks! :wink:
Todo_Trocado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 22:52

Mensagempor Rafael Pais » Quinta Jul 21, 2005 16:03

Todo_Trocado Escreveu:Boas. :)

Tenho uma keston... :D

Eu so consigo ter acesso as partilhas de outros computadores (pastas e impressoras) a partir do portatil se tiver uma placa wireless ou bluetooth num dos PC's?

Caso contrario, nao da?

Também queria tirar essa dúvida, pois gostaria de aceder ao PC, usando o portatil (Wireless), mas nao estou a conseguir entrar na rede.... :roll:
Desktop :arrow: P4 3Ghz * 512Mb RAM (DDR 400) * 80Gb HDD Seagate * Geforce 4 MX440 * Pinnacle PCTV

Notebook :arrow: Toshiba Satellite M30X-128
Rafael Pais
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Dez 06, 2004 0:47

Mensagempor [PT]CableGuy » Quinta Jul 21, 2005 17:01

Não percebi bem a questão , mas se os dispositivos estiverem com o protocolo TCP/IP bem configurado...tem de dar a partilha.
Se não der deverá de ser um problema de configurações ou de permissões.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor Rafael Pais » Quinta Jul 21, 2005 21:15

A pergunta era se podiamos aceder aos ficheiros partilhados que temos no PC, usando o portatil mas ligado em Wireless. Gostariamos se era possível aceder pelo router por wireless ou se é necessário ter no PC um dispositivo Wireless (tipo aquelas placas PCI) para ligar directamente por wireless (Rede Ad-hoc)
Desktop :arrow: P4 3Ghz * 512Mb RAM (DDR 400) * 80Gb HDD Seagate * Geforce 4 MX440 * Pinnacle PCTV

Rafael Pais
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor [PT]CableGuy » Sexta Jul 22, 2005 8:25

Ora vamos lá a ver se eu percebi bem... :oops:

PC ---> Router ---> Portátil

O PC liga ao router atravéz da placa de rede...e o portátil atravéz da ligação wireless , certo ?
Então...se o PC comunica com o router e o portátil também...porquê que não daria para partilhar pastas e ficheiros entre eles ?
Como disse , se ambos os computadores têm as configurações TCP/IP "correctas"...tem de funcionar. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor Rafael Pais » Terça Ago 09, 2005 19:20

O meu problema ja esta resolvido!

Tem-se que activar o DMZ no router e ja consegui ter acesso ao PC anfitrião que defini nas opçoes do DMZ :lol:

Rafael Pais
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor AmNeSiCo » Domingo Out 16, 2005 14:54

tenho o DHCP activado e utilizando o comando ipconfig /all os DNS que me apresenta não correspondem aos apresentados com o comando nslookup explicado neste tópico:
Servidores DNS. . . . . . . . . . : 212.113.164.52
212.113.164.59

...na separador status da página de configuração do router também tenho estes IPs:
Primary DNS: 212.113.164.52
Secondary DNS: 212.113.164.59

Pelo que eu entendi do tópico deveriam de ser:
ns1.tvcabo.pt internet address = 212.113.161.227
ns2.tvcabo.pt internet address = 212.113.161.226

pq é que o dhcp me está a detectar incorrectamente os DNS?
Asus P4S8X
Intel Pentium IV 2,4GHz FSB 533Mhz Northwood
512MB DDR 333
ASUS Geforce 4 MX440 64Mb AGP 8X
Disco Maxtor 80Gb 8Mb Cache 7200RPM
AmNeSiCo
Novato
Novato

Registado: Sexta Set 17, 2004 21:39

Mensagempor [PT]CableGuy » Segunda Out 17, 2005 10:01

AmNeSiCo Escreveu:...pq é que o dhcp me está a detectar incorrectamente os DNS?...
Incorrectamente porquê ? Então tu não és cliente da Netcabo ? Esses IP são dos DNS da netcabo e estão correctos. :roll:

PS: Os IPs dos servidores dos ISPs costumam mudar de tempos em tempos.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor AmNeSiCo » Terça Out 18, 2005 15:56

[PT]CableGuy Escreveu:
AmNeSiCo Escreveu:...pq é que o dhcp me está a detectar incorrectamente os DNS?...
Incorrectamente porquê ? Então tu não és cliente da Netcabo ? Esses IP são dos DNS da netcabo e estão correctos. :roll:

PS: Os IPs dos servidores dos ISPs costumam mudar de tempos em tempos.

A Palavra incorrectos não foi a mais indicada:) Faz sentido eles estarem bem, senão não estava aqui a responder. Achei curioso foi no nslookup nem sequer aparecerem os IPs que tenho para os nameserver. Aparecerem outros completamente diferentes.
Asus P4S8X
Intel Pentium IV 2,4GHz FSB 533Mhz Northwood
512MB DDR 333
ASUS Geforce 4 MX440 64Mb AGP 8X
Disco Maxtor 80Gb 8Mb Cache 7200RPM
AmNeSiCo
Novato
Novato

Registado: Sexta Set 17, 2004 21:39

Net vai-se a baixo

Mensagempor rycardo » Terça Nov 08, 2005 1:59

Segui os vossos passos e ja resolucionei alguns problemas da minha rede (um computador descktop ligado por cabo, o meu, e um portatil por wireless, do meu colega). Os dois pc's têm a mula ligada com high id, pois segui os vossos concelhos. Mas estou agora com outro problema que ainda n consegui solucionar. É assim, de 15 em 15 minutos, fico sem acesso a algumas aplicações que se ligam à net.
Por exemplo, estou a navegar em várias páginas ao mesmo tempo, e de repente só consigo navegar numa página, as outras não abrem, dão-me uma mensagem de erro como se não estivesse ligado à net. Passados uns 5 minutos o problema fica resolvido, mas passados outros 15 minutos volta-me a acontecer o mesmo problema e assim sucessivamente. De notar que tenho o e-mule ligado, e este continua sempre a sacar e com high id. Ja configurei a minha ligação do descktop e a do portatil para ip fixo. O modem que possuo é um ASUS WL500G.

Qualquer ajudinha agradeço.
RYCARDO
Intel Core 2 Quad, Q9450
Ati 3650 - 512mb DDR3 (power color)
2.048 ghz ddr2 8500 - corsair
Sound Blaster Audigy 2 zs
Asus Rampage Formula (Chipset X48)
BE QUIET P5 - 470W
Caixa: Thermaltake Kandalf
rycardo
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jun 10, 2005 0:43

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Nov 08, 2005 9:05

Isso deve-se ao nº máximo de "ligações concorrentes".
O que deve estar a acontecer é que o teu router aceita um nº máximo de ligações que é atingido de 15 em 15 minutos.
Para "ultrapassar" esse problema deves diminuir o nº de máximo de ligações nos emules:
Imagem
Se não resultar e os teus windows serem o XP com o SP2 , dá uma vista de olhos no seguinte link:
WindowsXP SP2 - Event ID 4226 Patcher (4226 fix)
Editado pela última vez por [PT]CableGuy em Terça Nov 08, 2005 16:54, num total de 1 vez.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

AnteriorPróximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante