CCNA - dicas e ajuda

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Karnac » Terça Abr 08, 2008 22:38

Boas noites,

Cyrus3v: Já andei a pesquisar mas não fiquei muito esclarecido, mas julgo serem comandos distintos para situação distintas. Julgo que com o confreg configuras onde o sistema vai "buscar" o IOS enquanto que o Boot System está situado na NVRAM e, após inicialização do IOS, diz-te a ordem por onde deve procurar o startup-config. Será isto!?..

Já agora se me puderem dar mais uma ajudinha, relativamente aos simuladores achei o RouterSim muito básico. O Packet Tracer gostei bastante, bem mais completo, mas.... fui para brincar com as ACL`s e não dá, nem com um nem com o outro.. Alguém me sabe dizer um simulador com o qual possa aplicar umas ACL`s ?

Obrigado e um grande abraço a todos!
Karnac
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 29, 2005 6:26

Mensagempor Cyrus3v » Quarta Abr 09, 2008 22:00

Bem depreendo que estejas na parte do Cisco IOS não é? E sim penso que tenhas razão no que disses-te.
Bem pelo que tive a ver nos livro da Ciscopress o comando confreg é referido na parte de Changing the Configuration Register

e nesse caso ele diz o seguinte:

Cisco 2600 Series Commands
To change the bit value on a Cisco 2600 series router, you just enter the command at the rommon
1> prompt:
rommon 1 > confreg 0x2142
You must reset or power cycle for new config to take effect

Portanto o confreg é o comando que modifica a configuração registrada no ROM de um router. No livro que tenho de comandos este aparece apenas para quando queres trabalhar com o ROM.

Agora com o Boot System aparecem-me estas referências:

Router(config)#boot system flash imagename -> Loads the Cisco IOS Software with image-name.

Router(config)#boot system tftp image-name 172.16.10.3 -> Loads the Cisco IOS Software with image-name from a TFTP server.

Router(config)#boot system rom - > Loads the Cisco IOS Software from ROM.

Router(config)#exit

Router#copy running-config startup-config -> Saves the running configuration to NVRAM. The router will execute commands in their order on the next reload.
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Mar 23, 2007 19:18

Mensagempor wolf » Quarta Abr 09, 2008 22:43

boas o confreg é usado para alterar as chaves de registo dos routers cisco que ele verifica quando faz o boot por exemplo ao aplicares essa chave de registo estas a dizer ao router para iniciar sem carregar o ficheiro de configuração isso normalmente é efectuado quando não sabes qual a password de acesso ao router.

depois de configurares novamente o router tens de colocar novamente a chave de registo para 0x2102 ou 0x102 , dependendo de onde queres carregar e se queres carregar as configurações.

já o boot system flash imagename serve para carregares uma nova versão do ios, tipo fazeres um upgrade do ios ou coisa do género.

as restantes variantes é dos diversos sítios onde ele vai buscar essa imagem.

há se colocares os comandos por essa ordem ele vai carregar a imagem do ios por esta ordem flash depois tft depois rom, vai tentando até conseguir carregar ;)

cumprimentos
::--->> Wolf <---::
wolf
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 22, 2005 8:34

Mensagempor Cyrus3v » Quinta Abr 10, 2008 9:34

Confirmando isso:

boot system - > Specifies the system image that the router loads at startup.

confreg -> Changes the configuration register settings while in ROM monitor mode.

Fonte. Cisco.com

O que acho estranho é que na matéria que dei na parte de backup e restauro do IOS o comando boot system não aparece, ou o que aparece não é um comando mas apenas uma referência a ele.
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor jluisfer » Quinta Abr 10, 2008 15:14

Boas sou mais um que estou a pensar tentar a certificação CCNA,para isso já comprei o livro CCNA - Cisco CErtified Network Associate Study Guide Exam 640-802 6ª edição,custou-me 44€ na Fnac.Numa 1ª fase copiei o livro em formato pdf para uma pen(vinha no cd assim) e tentei ler no monitor no trabalho mas não sei se por causa das ondas hertzianas ou não, ficava sempre com uma grande soneira ao fim de pouco tempo.Como estou empregado e trabalho no ramo trouxe agora o livro e sempre que não há nada para fazer e o sono não ataca dou uma vistas de olhos e tiro notas para uns papeis do que me parece ser o mais importante do que acabei de ler.Já li os 2 capitulos e no fim de cada um fiz os testes que lá vem.Em ambos não acertei todas porque daquilo que prestei atenção falhou sempre qualquer coisa,nomeadamente a parte mais teorica do modelo OSI por exemplo(que é uma bela seca),em contrapartida a parte mais pratica de conversões decimais/binarios/hexadecimais não falhei uma.O processo de estudo tem sido um pouco complicado pois à 10 anos que não pegava num livro para estudar e não sei se este metodo é o mais indicado.
Quem já conseguiu passar o exame como é que fazia a nível de metodo,passavam só para o proximo capitulo quando acertavam as perguntas todas,faziam os testes de fim de capitulo com consulta?Voltavam a ler o capitulo depois dos testes?
Basicamente estou a ter mais dificuldades na parte teorica(modelos OSI e similares),não é que seja dificil mas é muita teoria e fazendo o resumo parece-me que é facil não prestarmos atenção a tudo o que possa aparecer num possivel teste.
Já agora para quem já fez o exame,os dois 1ºs capitulos apareceram muito nas perguntas,ou os exames são tão aleatorios que num exame pode aparecer muitas perguntas de um capitulo e noutro ser completamente diferente?
Core 2 Duo @ 2.4 / 2GB Ram a 667Mhz / 2 X 320GB Sata / Geforce 8800 320 MB / Audigy 2 / Theater Pro 550

http://www.fotodoze.blogspot.com -o meu foto blog
http://acidentesdodesporto.blogspot.com -videos de acidentes de desportos motorizados e não só
jluisfer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 10:42

Mensagempor Cyrus3v » Quinta Abr 10, 2008 15:36

Boas

jluisfer Escreveu:...
Quem já conseguiu passar o exame como é que fazia a nível de metodo,passavam só para o proximo capitulo quando acertavam as perguntas todas,faziam os testes de fim de capitulo com consulta?Voltavam a ler o capitulo depois dos testes?

O método de estudo funcionou da seguinte maneira, primeiro via sobre o que o capitulo ia falar via os subtítulos e na parte final do capitulo vi quais eram as perguntas. Então começava por ler o capítulo e aquilo que achava mais importante passava para um caderno (passei para um caderno A5 porque acho que no futuro quando tiver a trabalhar vai dar jeito :D ) chegava ao fim passava para o caderno a parte do Essencial para o Exame e depois ia ver as perguntas. Geralmente falhava uma ou duas e quando isso acontecia ia ver a resposta exacta e a parte que falhava voltava a rever. No capitulo seguinte quando chegava ao fim dele, revia as perguntas que tinha falhado no capitulo anterior.

jluisfer Escreveu:...
Basicamente estou a ter mais dificuldades na parte teorica(modelos OSI e similares),não é que seja dificil mas é muita teoria e fazendo o resumo parece-me que é facil não prestarmos atenção a tudo o que possa aparecer num possivel teste.
Já agora para quem já fez o exame,os dois 1ºs capitulos apareceram muito nas perguntas,ou os exames são tão aleatorios que num exame pode aparecer muitas perguntas de um capitulo e noutro ser completamente diferente?

As perguntas no exame que te aparecem desta parte do livro, são na minha opinião fáceis. São sempre ou quase sempre de Drag and Drop. Por ordem por exemplo as camadas do OSI ou dão te exemplos de protocolos de cada camada e tens que por ordem.

Uma dica:

Na parte final de capítulo em que tens as perguntas, dá muita atenção a elas porque algumas delas digamos umas 5 ou 8 são idênticas ás do exame e quando digo idênticas é do género muda o nome do PC e do Router e o resto mantém-se :wink:
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor nunoemanuel » Quinta Abr 10, 2008 19:05

Alguem me sabe dizer qual o nome do Livro mais recente de estudo para o CCNA ? E se vai ser actualizado num futuro proximo? E o ISBN se possivel!

Cumps
Imagem
nunoemanuel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mar 24, 2006 21:38

Mensagempor Cyrus3v » Quinta Abr 10, 2008 21:10

O mais recente é o da Sybex CCNA - Cisco Certified Network Associate Study Guide: Exam 640-802 (Paperback)

http://www.amazon.co.uk/CCNA-Certified- ... 658&sr=8-2
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor nunoemanuel » Quinta Abr 10, 2008 21:31

Cyrus3v Escreveu:O mais recente é o da Sybex CCNA - Cisco Certified Network Associate Study Guide: Exam 640-802 (Paperback)

http://www.amazon.co.uk/CCNA-Certified- ... 658&sr=8-2

És o maior!!
Many Thanks
Imagem
nunoemanuel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mar 24, 2006 21:38

Mensagempor Cyrus3v » Quinta Abr 10, 2008 21:39

De nada. Mais alguma coisa já sabes :D
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Biohazard__2003 » Quinta Mai 15, 2008 2:03

Cyrus3v Escreveu:De nada. Mais alguma coisa já sabes :D

Como é Cyrus3v, tá tudo fixe? Só ponho aqui os pés de tempos a tempos, mas venho ver sempre aqui este tópico :P

tive a ver as páginas anteriores e aquele exercicio que estavam a fazer parecia-me bem interessante, algumas coisas que falaram atrás já entendi, começei agora a dar redes, começei agora a dar o modelo OSI vou Layer 2, eu tou a achar muito interessante mesmo. Mas eu só vou ter 160horas de Arquitectura de Redes e Sistemas Distrubutivos Ou seja dois trimestres, e o meu stor disse que ias tentar acompanhar a materia da cisco mas como na cisco eles têm 4 semestres então não vamos conseguir dar tudo na aula, a minha cena é, eu não conseguir tar atento e passar apontamentos ao mesmo tempo, que aconselharias fazer? Ao fim de cada aula rever tudo, fazer apontamentos só daquilo que apanho? É que por o tempo ser curto o stor passa assim a matéria uma beca a correr :S

Entretanto alguma sorte com emprego? ;)

Cumps,

Bio
Biohazard__2003
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Set 06, 2004 1:02

Mensagempor Cyrus3v » Quinta Mai 15, 2008 10:35

Tudo bem Biohazard__2003.

Referes-te aos apontamentos das aulas? Bem se não conseguires acompanhar a matéria, focaliza a tua atenção nos aspectos principais e depois mesmo que alguma coisa tenha passado por alto, recorre ao livro do CCNA e tira as tuas duvidas. Até mesmo alguma coisa que não entendas, podes vir aqui e podes perguntar ao teu stor. Os capiulos do livro do CCNA do Todd tem sempre na parte final aspectos práticos e sumários da matéria assim como labs para simulares. Agora é tudo uma questão de tempo e de força de vontade, porque muita coisa vais ter que estudar em casa.

Quanto ao emprego a coisa está preta, mas por enquanto vou deixar o CCNP em pausa e começei agora com os servidores da MS com o Window Server 2003. Fazer o MCSA e depois passar para o MCSE.

Se quiseres podemos retomar o exemplo uns tópicos atrás. Também me fazia bem para relembrar a matéria.
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Router » Quinta Mai 15, 2008 20:09

Boas Cyrus3v

Está assim tão mau, ou tu é que não tens aceite algumas propostas?

Cumps,

Router
Router
Novato
Novato

Registado: Quinta Mai 15, 2008 20:03

Mensagempor Cyrus3v » Quinta Mai 15, 2008 21:12

Router Escreveu:Boas Cyrus3v

Está assim tão mau, ou tu é que não tens aceite algumas propostas?

Cumps,

Router

Bem ponhamos as coisas neste campo. Dos 100 cv enviados, já foi chamado ai umas 6 vezes de 2 vezes fui eu que recusei porque simplesmente não trabalho a recibos verdes. Das outras vezes apesar de ter sido contacto o problema foi a falta de experiência e nunca mais me deram resposta. Portanto as coisas não estão fáceis. Também a minha filosofia é Trabalho para viver e não Vivo para trabalhar.

Mas geralmente sou logo posto de parte porque não tenho um canudo e como cá em Portugal um canudo é sinónimo de qualidade (é por isso que o país está como está) e eu embora pudesse fazer muitos trabalhos não faço por este motivo.

É que basta ver os anúncios em que no perfil aparece esta linha:

Licenciatura (factor eliminatório)
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Biohazard__2003 » Terça Mai 20, 2008 18:32

Cyrus3v Escreveu:Tudo bem Biohazard__2003.

Referes-te aos apontamentos das aulas? Bem se não conseguires acompanhar a matéria, focaliza a tua atenção nos aspectos principais e depois mesmo que alguma coisa tenha passado por alto, recorre ao livro do CCNA e tira as tuas duvidas. Até mesmo alguma coisa que não entendas, podes vir aqui e podes perguntar ao teu stor. Os capiulos do livro do CCNA do Todd tem sempre na parte final aspectos práticos e sumários da matéria assim como labs para simulares. Agora é tudo uma questão de tempo e de força de vontade, porque muita coisa vais ter que estudar em casa.

Quanto ao emprego a coisa está preta, mas por enquanto vou deixar o CCNP em pausa e começei agora com os servidores da MS com o Window Server 2003. Fazer o MCSA e depois passar para o MCSE.

Se quiseres podemos retomar o exemplo uns tópicos atrás. Também me fazia bem para relembrar a matéria.

Ya, estava a falar em relação aos apontamentos das aulas, é que tenho dificuldades em tar a tirar apontamentos e tar atento à matéria ao modo que o stor vai explicando. Mas já tive a pensar em fazer como tu dizes, só que agora tenho que comprar o livro, mas não sei que livro comprar, o do Todd que falas-te é do ultimo exame ou é outro livro? Eu andei à procura nas lojas normais aqui em pt e não encontrei, tive a ver na amazon mas os livros que tem lá é para o estudo de Exam 640-802, agora eu tenho o material de estudo todo da cisco a ultima versão é a 401 mas preferia ter mesmo o material em livro, a minha questão é que eu não sei quando vou fazer o exame final logo não sei se depois o livro vai estar desactualizado ou não :?

Boa sorte para as tuas novas certificações da MS ;)
Biohazard__2003
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Set 06, 2004 1:02

AnteriorPróximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante