Duvida - Wireless

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Duvida - Wireless

Mensagempor Snooze » Segunda Fev 14, 2005 18:46

Olá pessoal, sou novo aqui, dei uma vista de olhos no forum antes de me registar e posso-vos dizer que têm aqui um belo lugar! :D

A minha duvida é a seguinte:

Eu tenho três pc's (2 desktops, 1portatil) que se ligam á internet via wireless, conectando-se a um router Asus W500g!
Só que como estou a ter, no meu pc, uma certa dificuldade em configurar o eMule, a eterna questão da configuração do router, gostava de saber se era possivel ligar o meu pc directamente ao modem, sem sofrer influência do router e os outros 2 pc's ficarem na mesma a funcionar através de wireless!

Obrigado desde já.
Abraço.
Snooze
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 14, 2005 15:55

Re: Duvida - Wireless

Mensagempor [PT]CableGuy » Segunda Fev 14, 2005 19:05

Snooze Escreveu:...ligar o meu pc directamente ao modem, sem sofrer influência do router e os outros 2 pc's...
Possivel é...mas para quê ??? 8O
Se tens um router...DEVES usufruir das suas capacidades pois melhorará as tuas comunicações e segurança.
O meu conselho é usares um IP FIXO no teu PC e configurares o router para redireccionar as portas 4662 e 4672 para esse IP.
De certeza que funcionará o emule e ficarás bastante mais protegido. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Snooze » Segunda Fev 14, 2005 20:14

Pois... mas quando começo a tentar configurar as coisas no router ( IP fixo e isso) ,chego a um ponto que não tenho bem a certeza do que estou a fazer, e dezisto! Já estive a ler o vosso topico fixo "Case study" e surgem-me lá certas duvidas mesquinhas mas que me lixam a cabeça...

já agora, quando configuro o IP fixo, so tenho que configurara no pc que vai usar o eMule, neste caso o meu?

Thanks
Snooze
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor scrat » Segunda Fev 14, 2005 20:40

Boas, fazes o seguinte, ves qual é o macadress da placa de rede do teu pc q se liga ao router, depois no router, atribuis um ip fixo(q tu escolhes) a esse macadress. A partir daí o teu pc recebe sempre o mesmo ip. Novamente no router abres as portas q o emule utiliza para esse ip q tu definiste. Et voilá. Qq coisa apita.
scrat
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Mar 21, 2004 0:22

Mensagempor Snooze » Segunda Fev 14, 2005 21:04

:oops: Pá... eu não sou nenhum expert! Por isso vou fazer algumas perguntas para turnar isto mais simples:

Para ver o macadress da placa é no router que procuro? ou seja no http://192.168.1.1 ?

Depois não tou a ver onde é que atribuo um ip a um macadres!

Obrigado na mesma, isto das redes é um pouco complexo! :?
Snooze
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor scrat » Terça Fev 15, 2005 0:43

Primeiro abres uma janela do DOS e escreves ipconfig /all para veres o teu macadress (12 digitos)
Imagem

depois de saberes o mac adress vais a http://my.router ao menu ip config->dhcp server e colocas o teu mac adress no respectivo campo e poes um ip a frente do macadress e fazes add. Não te esqueças de Colocar o Enable Manual Assignment em YES.

Imagem

Depois disto clicas no finish e depois save and restart.
Neste momento já tens ip fixo atribuido pelo router ao teu pc.
Abres o emule e nas preferencias ves as portas q ele usa para se ligar a net.

Imagem

Apontas e depois sais do emule.
Novamente para a pag de configuração do router, menu Nat Setting->Virtual server e fazes para o emule como eu tenho para o edonkey, claro q tens de mudar o pot range e o ip(este é o q tu atribuiste à pouco no ip fixo). Toma atenção ao protocolo TCP e UDP, tem portas diferentes, potanto comvem fazeres isso com atenção.

Imagem

Finish, Save and Restart.

Pronto. Tá feito.

Se não quiseres estar a abrir portas, podes colocar o teu ip fixo no Virtual DMZ, mas neste caso ficas sem a proteção da firewall do router.

Imagem

Fica bem
scrat
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Fev 15, 2005 10:12

MEGA post scrat , PARABÊNS e OBRIGADO pelo contributo !!!!
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor scrat » Terça Fev 15, 2005 10:16

Estamos aqui é para ajudar :wink:

Desapareceram as imagens????

[edit]já voltaram :D [/edit]
scrat
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Snooze » Terça Fev 15, 2005 14:44

Só uma coisa... no meu router não aparece nada a dizer "Assign IP Address Manually" , só aparece dois separadores, um a dizer "IP Config - DHCP Server" e "DNS and WINS Server Setting".

Fiquei confuso. :?
Snooze
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor scrat » Terça Fev 15, 2005 15:54

Eu uso um custom firmware(www.chupa.nl), deve ser isso. Mas conseguiste atribuir o ip?
scrat
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Snooze » Terça Fev 15, 2005 16:09

Não consegui atribuir, porque não tenho cá nada do género que tu mostraste aí!

A versão que estou a usar do firmware é 1.6.5.3.
Desde que comprei nunca actualizei, porque não sei bem como o fazer, e já li em certos sitios que não é seguro(para quem não sabe).
Snooze
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor scrat » Terça Fev 15, 2005 17:24

Podes actualizar a vontade para o ultimo firmware, 19.2.7. descarregas do site, depois com um pc ligado por cabo de rede e não wireless, entras na pagina de configuração do router, vais ao menu system setup->firmware upgrade e é so clicares em browse para o sitio do novo firmware e clicares em upload. Done. depois esperas q ele volte para a pagina de configuração(normalmente demora uns segundos).
Depois convem fazer um reset no botao por tras do router.
Agora, com a actualização vais perder todas as definiçoes q fizeste. Tens de configurar tudo novamente.

Link para Download do Firmware http://www.asus.com.tw/support/download/selectftp.aspx?l1_id=11&l2_id=2&l3_id=0&m_id=4&f_name=firmware_1927.zip~zaqwedc
scrat
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Snooze » Terça Fev 15, 2005 17:54

Parece dar um pouco de trabalho ainda, e não sei se tenho cabo de rede!
Posso usar este pc para fazer a ligação através do cabo de rede,ou convém ser um que não esteja configurado para wireless? O cabo de rede ligo por exemplo á porta Lan1 do router né?
Depois é so configurar o router como se o instalasse de novo, pelo que percebi! Tenho que voltar a instalar o software que vinha com o router?

Mais uma vez, agradeço a tua atenção, e desculpa lá tanta pergunta, mas é que se lixo alguma coisa, caiem-me todos em cima! :D

fica bem
Snooze
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor scrat » Terça Fev 15, 2005 18:05

só tens q ligar um pc qq por cabo de rede ao router numa porta lan qq. Não podes actualizar o firmware com um pc ligado por wireless. Nao me referia a software. Referia-me as configuraçoes do router, segurança wireless, nome da rede, etc...
scrat
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Snooze » Terça Fev 15, 2005 23:16

Acho que tenho boas noticias! Consegui fazer o upload á versão do firmware!
E consegui configurar o emule, pelo menos o teste de conexão deu positivo, coisa que antes não dava, e consegui-me conectar com ID Alta!

Agradeço mais uma vez a ajuda essêncial do scrat! ;)

Vocês são os maiores! :D
Snooze
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante