Como poderei configurar esta rede????'

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Como poderei configurar esta rede????'

Mensagempor LIFEGUARD204 » Quarta Fev 16, 2005 19:24

Estou completamente desesperado.
Já corri tudo o que é tutorial, mas não consigo fazer o que pretendo.

A questão é a seguinte.

Como ligar 2 PCs ( WinXP + Win98) em rede com partilha de internet e pastas, usando um cabo crossover.

1º- O PC com o WinXP tem as 2 placas de rede instaladas (gostaria de o colocar como server)

2º O PC com o Win98 está ligado ao PC do WinXP através do cabo crossover.

A única coisa que consigo fazer é ter aceeso à internet com os dois PCs, no entanto tenho que ter a firewall do ZoneAlarm desligada, senão o 2ºPC (Win98) não consegue aceder a internet.
Nota: A firewall só está instalada no 1ºPC (WinXP)

O que pretendo saber de forma mais objectiva e simples possivel, é :

- Como fazer do 1ºPC (WinXP) o server?
- Como conseguir partilhar as pastas (passar de um PC para o outro)?
- Como conseguir ter internet no 2º PC (Win98) com a firewall do 1ºPC (WinXP) activada?

Agradeço desde já a vossa ajuda

UM BEM HAJA A TODOS
Editado pela última vez por LIFEGUARD204 em Quarta Fev 16, 2005 19:31, num total de 1 vez.
LIFEGUARD204
Novato
Novato

Registado: Terça Fev 08, 2005 15:09

Mensagempor PapaGigas » Quarta Fev 16, 2005 19:28

Boas..

AJUDEM-ME POR FAVOR!!!! -> este tópico vai de encontro ás regras deste forum.. pelo que te aconselho a ler as mesmas.. e a corrigir isso.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Fev 16, 2005 19:59

Parece que foi editado...hehehe. :wink:

Para efectuares isso que propões precisas de activar o ICS no WinXP.
Dá uma vista de olhos no seguinte tópico:

ICS (Partilha de Internet e ficheiros na rede interna)
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor LIFEGUARD204 » Quarta Fev 16, 2005 21:28

Para efectuares isso que propões precisas de activar o ICS no WinXP.
Dá uma vista de olhos no seguinte tópico:

ICS (Partilha de Internet e ficheiros na rede interna)

Já o fiz, mas não cheguei a conclusão nenhuma.

Desculpa lá a minha falta de conhecimento na matéria, mas será que me poderiam ajudar passo-a-passo.
Acho que o facto de o PC1 ter o WinXP e o PC2 ter o Win98, é que me está a causar este problema.
LIFEGUARD204
Novato
Novato

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Fev 16, 2005 22:26

LIFEGUARD204 Escreveu:...será que me poderiam ajudar passo-a-passo.
Acho que o facto de o PC1 ter o WinXP e o PC2 ter o Win98, é que me está a causar este problema...
Não deixa de ser caricato , pois é precisamente o exemplo que coloquei no post que indiquei em cima.
Além de que , já "nos" tinhamos lembrado de problemas semelhantes ao teu...e "exemplificamos" tudo , passo-a-passo. :wink:

:roll:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor Dr » Quarta Fev 16, 2005 22:51

Realmente, não vejo por onde errar. O tutorial do [PT]CableGuy está para lá de simples e objectivo.
Não vou estar a opinar sobre o Win98 porque já não pego num há mais de 5 anos. Mas partilhar pastas no XP é mais fácil que editar um texto no word; basta abrir as propriedades da pasta e activar a sua partilha.
Depois, no outro computador, basta ir aos "Meus locais de rede" (acho que se chama "Vizinhança na rede" no Win98), clicar no computador que hospeda o XP e escolher a partilha desejada.
Quanto ao problema da firewall, tens que arranjar uma maneira para ela bloquear apenas o tráfego indesejado na placa de rede (ou modem) que está ligada à Internet. Essa Zone Alarm deve ter uma opção para fazer isso.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor LIFEGUARD204 » Quarta Fev 16, 2005 23:28

Caros amigos, sem dúvida que me estão a elucidar bastante e deixem-me desde já vos agradecer.

Acho que só tenho um problema neste momento.

Já tenho internet nos dois PCs
Já consigo aceder às pastas do 2º PC (Win98) a partir do 1º PC (WinXP)

MAS....

Ainda não consigo aceder às pastas do 1º PC (WinXP) a partir do 2º PC (Win98).

Caro Dr, fiz como disseste, fui à "Vizinhança da rede" no Win98, mas não aparece nenhum computador que hospede o XP.
Aparece somente um icon "Toda a rede", e quando clico nele abre-se uma caixa que diz "Não é possivel procurar na rede.---- A rede não está acessivel."

Sinto que me falta fazer alguma configuraçãozinha muito importante, mas não consigo ver qual é.

Por favor, ajudem-me.

Muitissimo obrigado pela vossa atenção.
LIFEGUARD204
Novato
Novato

Mensagempor Tretabyte » Quinta Fev 17, 2005 21:15

Boas,
entao e os testes de ping às maquinas? de tentar no browser fazer \\ip do pc\ para ver se abre as partilhas? pelos vistos nao tas a fazer as coisas como deve de ser, nao metas o carro à frente dos bois.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor LIFEGUARD204 » Quinta Fev 17, 2005 21:32

Caro Tretabyte,

É isso mesmo que tentei explicar.

Consigo fazer ping do 2º PC (Win98) através do 1º PC (WinXP), mas

Se estiver no 2ºPC (Win98), não consigo fazer ping do 1º PC (WinXP).

Só mais uma coisita... já consegui configurar a firewall da ZoneAlarm, de maneira que agora estando ela activa no 1º PC (WinXP), não bloqueia mais o acesso à internet do 2º PC (Win98)

1º Abri a interface da firewall
2º À direita, escolhi a opção Firewall
3º No separador, escolhi a opção Zones e cliquei em Add e escolhi a opção IP Adress
4º Na janela que se abriu pus Trusted; o IP Adress do 2º PC (Win98); dei um nome e.....Já está.

A firewall pode estar ligada que já não bloqueia mais o acesso do 2º PC à rede
LIFEGUARD204
Novato
Novato

Mensagempor Dr » Quinta Fev 17, 2005 22:02

LIFEGUARD204 Escreveu:Consigo fazer ping do 2º PC (Win98) através do 1º PC (WinXP), mas

Se estiver no 2ºPC (Win98), não consigo fazer ping do 1º PC (WinXP).

Pelo que entendi, metes-te no Win98, tentas fazer um ping ao XP e não obtens resposta.
Pode ser que tenhas a firewall do XP activada. É uma ideia que me ocorre. Deves desactivá-la nas propriedades da placa de rede que está ligada ao Win98.
Se, por acaso, não for este o problema, tenta fazer ping pelo IP em vez do nome. Não sei como estás a fazer as coisas, mas é uma solução que eu tentaria.
De qualquer das maneiras, existe conexão entre os dois PCs, isto porque consegues obter resposta do Win98 quando lhe fazes um ping no XP.
Por aí, dá-me a ideia de ser problemas de acesso ao XP, que se traduzem, frequentemente, em bloqueios de firewall.
Se não souberes dizer nada acerca da firewall do XP, diz-me que SP tens e eu coloco aqui um passo-a-passo para desactivares a firewall que vem integrada com o XP, pelo menos na ligação da rede doméstica.
Cumprimentos.

*edit - mais uma coisinha: tens ip fixo no Win98?
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor LIFEGUARD204 » Quinta Fev 17, 2005 22:40

Caro Dr,
Muitissimo obrigado pela tua disponibilidade em me ajudares.

Já tentei fazer o ping pelo IP, mas o resultado foi negativo.
No 1º PC (WinXP), a firewall do windows está desactivada para a rede doméstica.

Ando completamente passado com isto,... ontem à noite consegui pôr tudo a trabalhar, inclusivé, consegui configurar a firewall zonealarm.
Conseguia aceder à internet pelos dois PCs e conseguia partilhar ficheiros do 1º PC para o 2º PC e vice-versa.

Somente desliguei o 2º PC (Win98) antes de me deitar.
Hoje, após ligá-lo, fui à "Vizinhança da rede" e já não apareciam lá os dois PCs.
Não consigo mesmo vislumbrar o que é que se possa ter passado.
Somente o desliguei e pronto.... ao ligá-lo já não tinha nada na "Vizinhança da rede"

Sim, tenho IP fixo no 2º PC (Win98).

Mais uma vez, obrigado Dr
LIFEGUARD204
Novato
Novato

Mensagempor Dr » Quinta Fev 17, 2005 22:56

Bom, sinceramente, não sei mais o que dizer. Como já havia referido, Win98 não é dos meus fortes. Contudo, no teu lugar eu olharia novamente o IP e a máscara de rede do Win98, para me certificar que é o mesmo que tens definido na firewall. Outra coisa que eu tentaria era definir na firewall um conjunto de IPs, em vez de um único IP. Não conheço essa firewall, mas talvez dê para fazer. No teu caso escolherias a faixa de IPs 192.168.0.0 com máscara 255.255.255.0. Isto concede "livre trânsito" a todos os IPs 192.168.0.x, onde 0 < x < 255.
E mais não sei dizer... Talvez o [PT]CableGuy ou o Tretabyte tenham alguma ideia que eu não conheça ou não esteja a lembrar-me.
Até lá, boa sorte com isso.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor LIFEGUARD204 » Quinta Fev 17, 2005 23:12

Caro Dr,

Já consegui por tudo novamente a trabalhar.

Simples mas fundamental....sem dúvida que o tutorial do [PT]CableGuy, é um "must".

Criei um novo user no 1º PC (WinXp) com categoria de administrador e com password, depois fui ao 2º PC (Win98) e criei um utilizador com o mesmo nome do 1ºPC e também lhe dei a categoria de administrador e a mesma password. (Tudo dicas extras do [PT]CableGuy).
Após isso o 2º PC (Win98) reiniciou-se, entrei como administrador e qaundo fui à "Vizinhança na rede" já apareceram novamente os PC1 E PC2.

ESTOU MUITO GRATO PELA VOSSA AJUDA, [PT]CableGuy, Tretabyte e Dr.

Sem a vossa disponibilidade nunca teria lá chegado.

UM BEM HAJA PARA TODOS VÓS

PS:
Não conheço essa firewall, mas talvez dê para fazer. No teu caso escolherias a faixa de IPs 192.168.0.0 com máscara 255.255.255.0. Isto concede "livre trânsito" a todos os IPs 192.168.0.x, onde 0 < x < 255.

Dr, na firewall zonealarm tentei fazer dessa maneira mas não funcionou. Acho que só permite acesso ao IP especificado. Como referi num dos posts acima.
LIFEGUARD204
Novato
Novato

Mensagempor Dr » Sexta Fev 18, 2005 0:05

Óptimo... O que a gente gosta é de ver as pessoas com os seus problemas resolvidos, independentemente de onde veio a ajuda.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor [PT]CableGuy » Sexta Fev 18, 2005 10:30

WOOOOOOHOOOO !!!! Mais um "cliente" satisfeito !!!!
Parabêns pelas configurações e bom "browsing". :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante