Configuração de um rede - média

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Configuração de um rede - média

Mensagempor [Godlike] » Quarta Mar 09, 2005 23:37

Boas pessoal :D , é o seguinte: Tenho um modem adsl, dois hubs 16portas cada e 18makinas todas com o winXP.

Ora bem, o modem liga a ficha do phone, depois sai um cabo de rede para um hub, certo? deste hub deverá sair outro cabo de rede k vais ligar a outro hub, digam-m se o meu pensamento está correcto pf. depois ligam-s 9 makinas a um dos hubs e outras 9 ao outro hub!!!

ahhh, os hubs têm uma porta k se chama "up-link" ou kk coisa assim do género, será k é a esta porta k tenho de ligar o outro hub????

please help, estou arrasca com esta cena! depois ainda tenho mais dúvidas mas pra já isto ja chega!!!
Thanks, fikem bem
[[[]]]
Thermlatake swing / LC Power Green 550W
AMD X2 4600+
MSI k9N Ultra
1GB OCZ XTC Gold @ 800Mhz
XFX GF 7600GT XXX Edition
200GB Maxtor SATA2
NEC Ad-7170S SATA
[Godlike]
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 20, 2004 22:35

Re: Configuração de um rede - média

Mensagempor s3ntry » Quinta Mar 10, 2005 0:28

[Godlike] Escreveu:Ora bem, o modem liga a ficha do phone, depois sai um cabo de rede para um hub, certo? deste hub deverá sair outro cabo de rede k vais ligar a outro hub, digam-m se o meu pensamento está correcto pf. depois ligam-s 9 makinas a um dos hubs e outras 9 ao outro hub!!!

Então e o router? Não podes simplesmente ligar o modem a um hub e esperar que todos os PCs tenham acesso à net. Para isso precisas de ter um aparelho entre a LAN e o modem que faça a comunicação entre as duas redes.

A ordem deverá ser: Internet -> Modem -> Router -> Hub -> PCs. Podes ter vários hubs ligados uns aos outros para adicionar mais PCs à rede.

A menos que o modem em questão também faça a função NAT, nesse caso está tudo bem, podes fazer as coisas como disseste.

[Godlike] Escreveu:ahhh, os hubs têm uma porta k se chama "up-link" ou kk coisa assim do género, será k é a esta porta k tenho de ligar o outro hub????

Exacto! Deves ligar os hubs pelas uplinks e ligar os PCs às restantes portas.
Editado pela última vez por s3ntry em Quinta Mar 10, 2005 0:31, num total de 1 vez.
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 25, 2002 15:32

Mensagempor Newton » Quinta Mar 10, 2005 0:28

Terás de usar esse Up-Link. Sendo assim eles sabem qual a melhor maneira de enviarem informação!
Newton
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 27, 2004 23:44

Mensagempor [Godlike] » Quinta Mar 10, 2005 23:12

ok, muito obrigado pela vossa ajuda :D , vou exprimentar amanha ligar tdo.

Exixte algum tipo de hub k também tenha a função de router??? (desculpem se isto for uma pergunta idiota :oops: )

fikem bem
[[]]
AMD X2 4600+
MSI k9N Ultra
200GB Maxtor SATA2
NEC Ad-7170S SATA
[Godlike]
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor s3ntry » Sexta Mar 11, 2005 0:01

Sim, quase todos os Cable/DSL Routers actualmente no mercado têm pelo menos um switch de 4 portas incorporado. No outro dia vi na fnac um Linksys que tinha 8 portas, para o teu caso era capaz de dar jeito. Mas para a quantidade de PCs que aí tens, precisas ainda de ligar, pelo menos, mais um hub.

Já agora qual é o modem ADSL que vais usar?
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor [Godlike] » Sexta Mar 11, 2005 16:08

Boas people :D .
muito obrigado pela vosa ajuda, ja tenho o problema resolvido!!! era a tal cena da entrada uplink, ou seja, tava tudo mal ligado :lol: .

ja agr, o modem/router k esta a ser usado é um Zyxel Prestige 642R-13 .

Fikem bem,
[[[]]]
AMD X2 4600+
MSI k9N Ultra
200GB Maxtor SATA2
NEC Ad-7170S SATA
[Godlike]
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor s3ntry » Sexta Mar 11, 2005 16:53

[Godlike] Escreveu:ja agr, o modem/router k esta a ser usado é um Zyxel Prestige 642R-13 .

Ah ok, então já é router! Era só para confirmar, para não ires comprar outro router caso esse já fizesse o NAT :)
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante