Definir default gateway para ADSL

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Definir default gateway para ADSL

Mensagempor pescadorDigital » Segunda Mar 21, 2005 19:43

Viva!
Tenho uma ligação e decidi investir na compra de um modem ADSL Ethernet, e a minha decisão calhou no D-Link DSL-300T, visto que era muito elogiado por vários foruns aí fora. Liguei e configurei o modem em modo bridge, tal como foi sugerido, de forma que fosse o meu servidor Linux caseiro, a correr o Fedora Core 1, a tratar da autenticação, ficando ainda com a interface ppp0 activa. Como o modem é configurado através do servidor web que vem incorporado e o meu servidor linux tem um disco pequeno (apenas 4 MB), não instalei programas gráficos, de modo que tive de ligar o modem de propósito ao meu portátil a correr windows para poderer configurá-lo devidamente. Pus como bridge e depois fui configurar o rp-pppoe.

Tudo correu às mil maravilhas: o rp-pppoe recusa-se a atribuir a default gateway como deve de ser e que devia ser o "peer" da ligação ADSL, neste caso um router da Telepac (eu tenho o ADSL SAPO !!!), acho eu, isto porque já vinha por defeito um default gateway que agora já não me lembro. A mensagem que aparece no /var/log/messages é:

Mar 21 14:31:40 poderosa pppd[3355]: not replacing existing default route to eth0 [192.168.0.254]

O meu servidor tem duas interfaces, eth0, 192.168.0.254, ligada para a minha intranet e eth1, 192.168.1.2, ligada ao modem. Como é que eu faço para que o rp-pppoe configure automaticamente o default gateway quando eu estabeleço a ligação ADSL ? Ou dito de outra forma, como impeço que ele crie um default gateway no arranque do computador, de forma que o pppd não se recuse a estabelecer o default gateway como deve ser ?
Por outras palavras, onde é que no Linux eu configuro rotas estáticas, de modo que fiquem gravadas permanentemente, e assim são recuperadas automaticamente quando eu reinicio o meu servidor ?
Já agora, como faço para configurar devidamente o fuso horário no Linux ? A máquina está configurada para "WET", o que faz com que o Named corrija a diferença horária nos seus logs, já andei à volta disto e ainda não consegui descobrir como para passar para "UTC" ou "GMT", que é o nosso fuso horário.
Imagem
pescadorDigital
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:23

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante