epher Escreveu:boas, a minha dúvida é que vou ter um computador que está bastante afastado do router que distribui netcabo, embora vá aumentar para 8mb/s, a aminha dúvida é se um cabo de rede, do router até ao meu computador (cerca de 20mts de cabo) vai perder muita velocidade, visto este já estar a distribuir para dois computadores, o meu é o terceiro. Outra coisa é se o router distribui a velocidade igualmente ou é conforme os pedidos de cada computador.
Muitos cumprimentos
Epher
Bom, não sei se percebi bem a tua dúvida, mas vamos lá...
Qual é a velocidade máxima dos interfaces de redes dos teus PC's e do router? 10 Mbps ou 100 Mbps?
Quanto ao comprimento do cabo ethernet até ao router, se for minimamente bom e não haja nenhum equipamento electrico a fazer interferencias, 20m não é suficiente para ter grande degradação na velocidade da ligação, logo não será por isso que não consegues full speed.
Só no caso de teres interfaces de rede de 10 Mbps é que pode eventualmente sentir algumas limitações, já que a velocidade teorica máxima do interface de rede (10Mbps) está proxima do limite máximo do acesso de 8Mbps. Neste tipo de interfaces a velocidade real acaba por andar sempre abaixo dos 10Mbps, devido à ineficiencia inerente aos protocolos de LAN, e só assim é que poderás dizer que pode haver situações em que não aproveitas os 8 Mbps do acesso internet.
Se tiveres varios computadores a chupar da net, concerteza que vais atascar o acesso, e o limite vai ser de certeza a velocidade do acesso e não a velocidade da tua LAN.
Mas mais do que te preocupares com a velocidade da tua LAN é melhor começares a preocupar-te com a qualidade da tua ligação netcabo, a quantidade de users na tua zona, porque de certeza que é isso que te vai limitar e não a tua LAN.
Espero que ajude e depois conta como foi!