velocidade à distância

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

velocidade à distância

Mensagempor epher » Quinta Mai 26, 2005 19:40

boas, a minha dúvida é que vou ter um computador que está bastante afastado do router que distribui netcabo, embora vá aumentar para 8mb/s, a aminha dúvida é se um cabo de rede, do router até ao meu computador (cerca de 20mts de cabo) vai perder muita velocidade, visto este já estar a distribuir para dois computadores, o meu é o terceiro. Outra coisa é se o router distribui a velocidade igualmente ou é conforme os pedidos de cada computador.
Muitos cumprimentos

Epher
epher
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Mai 26, 2005 19:34

Re: velocidade à distância

Mensagempor vitormsm » Quinta Mai 26, 2005 21:38

epher Escreveu:boas, a minha dúvida é que vou ter um computador que está bastante afastado do router que distribui netcabo, embora vá aumentar para 8mb/s, a aminha dúvida é se um cabo de rede, do router até ao meu computador (cerca de 20mts de cabo) vai perder muita velocidade, visto este já estar a distribuir para dois computadores, o meu é o terceiro. Outra coisa é se o router distribui a velocidade igualmente ou é conforme os pedidos de cada computador.
Muitos cumprimentos

Epher

Bom, não sei se percebi bem a tua dúvida, mas vamos lá... :D

Qual é a velocidade máxima dos interfaces de redes dos teus PC's e do router? 10 Mbps ou 100 Mbps?

Quanto ao comprimento do cabo ethernet até ao router, se for minimamente bom e não haja nenhum equipamento electrico a fazer interferencias, 20m não é suficiente para ter grande degradação na velocidade da ligação, logo não será por isso que não consegues full speed.

Só no caso de teres interfaces de rede de 10 Mbps é que pode eventualmente sentir algumas limitações, já que a velocidade teorica máxima do interface de rede (10Mbps) está proxima do limite máximo do acesso de 8Mbps. Neste tipo de interfaces a velocidade real acaba por andar sempre abaixo dos 10Mbps, devido à ineficiencia inerente aos protocolos de LAN, e só assim é que poderás dizer que pode haver situações em que não aproveitas os 8 Mbps do acesso internet.

Se tiveres varios computadores a chupar da net, concerteza que vais atascar o acesso, e o limite vai ser de certeza a velocidade do acesso e não a velocidade da tua LAN.

Mas mais do que te preocupares com a velocidade da tua LAN é melhor começares a preocupar-te com a qualidade da tua ligação netcabo, a quantidade de users na tua zona, porque de certeza que é isso que te vai limitar e não a tua LAN.

Espero que ajude e depois conta como foi! :)
Q6600 G0+Asus P5E
2x1GB Corsair XMS2 6400C4DHX DDR2-800
XFX 8800GTS 512MB AlphaDog
HDD ST3500320AS 500GB+Hitachi SATAII H7K250+Samsung HD300LD 300GB IDE
DVDRW SATA LiteOn LH-20A1S
Cx CM690 + PSU BQT E5-650
Sapo ADSL 8M Plus
vitormsm
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Dez 12, 2004 21:51

Mensagempor epher » Quinta Mai 26, 2005 21:57

muito obrigado, acerca do router acho que é de 10mbt/s, o que acontece é que eu já tenho um computador ligado 24horas por dia ao emule a tirar cenas, outro é portátil e só está ligado de vez em quando e este que está a vinte metros é a minha estação de trabalho e só quero usar para ver sites e pesquisas e cenas assim. portanto pelo que me disse é mais importante o número de ligações da zona do que propriamente dentro de minha casa. acerca da zona tenho sorte que vivo numa rua que pertence aos reformados do exército e não acredito que haja muitas ligações. Situação esclarecida, sou novato nisto dos forúns mas dá muito jeito, estou há 3 horas a ver as cenas que o pessoal escreve sobre muitas dúvidas que também eu tinha. Muito obrigado
epher
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Mai 26, 2005 19:34

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes