por XEDAS » Quinta Jun 23, 2005 16:55
Um router, com AP embutido, em espaço aberto, no minimo deve ter um alcançe de 200m, ou então é uma bela me***. Agora, mal comeces a colocar barreiras entre o terminal e o router, o sinal enfraquece drasticamente.
Eu por exemplo, já tive a fazer uns testes com um router, que só o simples facto de uma pessoa se colocar à frente, já perdia algum sinal. Os pontos de acesso são massivamente usados em unidades fabris e grandes espaços abertos, pois uns dos grandes problemas das tecnologias wireless são as barreiras arquitectónicas que se colocam entre eles e os terminais.
15 metros deve dar sinal mesmo na boa. Só se forem paredes muito grossas. Agora tens de ver bem a configuração da rede. O mais importante é colocar o router num espaço com poucas barreiras à volta (prateleria, livro... qq coisa). normalmente coloca-se o mais acima possivel na divisão, pois assim, dentro do mesmo piso, as barreiras são menos (camas, armários, estantes....). entre pisos, tens de ter o mesmo raciocinio
Eu em casa tenho um router belkin com modem adsl e AP embutido, e no primeiro andar, ainda com algumas barreiras, consigo sinal bom. Nota: não precisas de ter muito sinal para a rede funcionar bem. Eu por exemplo, quando ainda não tinha arranjado um sitio bom para o router, num dos terminais tinha sinal fraco e conseguia sacar na net com taxas de 50/60 KBps com acesso 512 kbps
AMD 64 3500+ / Zalman 7700 CU
ASUS A8V DELUXE sock 939 / 2x1GB G.SKILL ZX + 2x512 Twinmos dual
Thermaltake Shark Black / X-Alien 500 / XFX 6800 GT 256
MAXTOR 200GB serial ATA / NEC 3500A / Logitech MX-518