Dividir a largura de banda!

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Dividir a largura de banda!

Mensagempor sEnD2u » Quinta Jun 16, 2005 14:22

Boas!

Vou montar uma rede e estou com uma pequena dúvida.
A rede será constituída por ligações UTP e wireless. De acordo com o esquema, os pcs do ponto A vão ligar directamente ao router, e os pcs do ponto B estão ligados a um switch através de uma bridge wireless.

A minha dúvida é a segunte: se os dois pcs do ponto A e a bridge estão directamente ligados ao router, entao a largura de banda será dividida pelos três... o que dará 33% de largura de banda a cada um (no caso de todos os pcs, dum lado e do outro da bridge, estarem a ocupar toda a largura de banda ao mesmo tempo). Então isto quer dizer que cada pc do ponto A têm 33% da largura de banda disponivel e os pcs do ponto B têm 11% (33% a dividir pelos 3 pcs do ponto B). Como é que eu posso controlar essa largura de banda, de forma a ficar equilibrada entre todos os pcs? será que um managed switch ou um smart switch dão conta do recado?

Obrigado!

http://www.geocities.com/send2u2u/esquema.jpg
(Esquema da rede)
sEnD2u
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Fev 25, 2003 23:06

Mensagempor Creative Byte » Quinta Jun 16, 2005 17:30

Boas,

O funcionamento interno do router não é bem como tu dizes, só em casos especiais tipo todos os pc's estarem a sacar um filme e mesmo assim não tenho a certeza.
Creative Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 30, 2005 15:55

Mensagempor sEnD2u » Quinta Jun 16, 2005 20:59

Penso que o funcionamento seja +/- assim:
Quando não há trafego, todos os pcs têm teoricamente 100% da largura de banda disponível... quando dois pcs do mesmo switch estão a usar toda a largura de banda disponível, a largura de banda passa teoricamente a 50% para cada pc (caso o upload do servidores seja igual para os dois pcs). Se isso for como eu tou a dizer, entao como poderei solucionar o problema?
sEnD2u
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Sexta Jun 17, 2005 13:25

Acho que o facto de teres a rede montada assim, não quer dizer que os pcs ligados ao hub partilhem apenas 33% da largura de banda. Se todos estiverem a mamar ao mesmo tempo, a largura de banda é distribuida de forma "igual" para todos. Isto na prática não é bem assim, só quero dizer que o hub não atrapalha os pcs ligados através dele. Senão, em grandes redes industriais, após 3 ou 4 hubs, um pc lá ligado nem o msn conseguia arrancar ;)

Cumprimentos,

Kriax.
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor Mercy_PT » Sexta Jun 17, 2005 13:49

Uma das vantagens de usar um smart switch ou managed switch poderia ser o facto de poderes "atribuir" prioridades ao pc A ou B, ou seja de certa forma dares mais largura de banda ao pc A ou B. Na estrutura actual tens uma largura de banda total que está disponível para todos os PC's da rede (independentemente de estarem ou não ligados directamente ao router) e que conforme as suas necessidades vão usando a ligação exterior. A nenhum PC vai ser negado maior acesso (maior rapidez) simplesmente porque está a usar a sua percentagem de largura de banda (fosse ela 33% ou 11%) simplesmente porque não existe esse conceito de funcionamento no router.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor [PT]CableGuy » Sexta Jun 17, 2005 16:46

Este é um tópico bastante interessante e gostaria de contribuir de certa forma.
Eu não conheço nenhum router (de preço acessivel) capaz de limitar a largura de banda em termos percentuais.
O que alguns router fazem é usarem a técnologia QoS (Quality of Services).
Esta técnologia permite classificar os "pacotes" de determinadas portas e protocolos em 3 categorias:

-Low
-Medium
-High

Desta forma conseguimos dar prioridade a comunicações "vitais" em prol de outras comunicações "futeis".

Exemplo:
POP/SMTP (110/25) - High
HTTP (80) - Low

Agora resta saber , qual a finalidade e se valerá a pena adquirir esses equipamentos.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor sEnD2u » Domingo Jun 19, 2005 16:28

hmmm... então quer dizer que não me tenho que preocupar com isso... pelo que entendi o tráfego é distribuido a cada mac ou ip igualmente dependendo das necessidades de cada pc...
sEnD2u
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante