Configuração router modem Ntech para acesso através de PDA

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Configuração router modem Ntech para acesso através de PDA

Mensagempor Karlof » Sexta Jul 08, 2005 10:41

Caros amigos

Depois de mutio "batalhar" descobri este fórum que me parece o adequado para me resolver o problema que tenho e que é passo a expor.
Tenho instalado em casa um router ADSL contratado com a ONI, ligado directamente ao PC. Tenho também um PDA Qtek S100 (grande máquina), com Cartão SD Wireless (Sandisk). Ora bem, em qualquer lado onde me ligue com o meu PDA não tenho dificuldade nenhuma em ligar-me aos pontos de acesso.
Como o PC lá de casa está sempre ocupado pelo meu filho, pensei eu: "Vou comprar um router modem ADSL wireless, monto a coisa em casa e pronto, passo a ter acesso à net sem chatear o gaiato..." E assim fiz: comprei um router modem ADSL Ntech (ADSL-AWR54A), o rapaz tentou configurá-lo e aconteceu isto: enquanto o router esteve fisicamente ligado ao PC por momentos consegui ligar-me à net através do meu PDA. O gaiato, no entanto, queixava-se que a ligação estava sempre a cair. E então, decidi dar um novo passo: liguei o modem router directamente á linha telefónica, com o respectivo filtro. Em má hora: nunca mais consegui aceder à net. Estranhamente, porém, o PDA indica-me o sinal máximo, mas quando tento abrir uma página, nada!
As questões que vos coloco são, por isso, as seguintes:
- que diagnóstico fazem deste problema?
- qual o "tratamento" adequado?
- sendo mais específico: como é que configuro o router modem para possibilitar o acesso pelo PDA ao contrato com a ONI que tenho no "velho" router ADSL cablado? Que configurações devo fazer no PDA?

Agradeço a vossa ajuda.
Karlof
Novato
Novato

Registado: Quarta Jul 06, 2005 16:59

Mensagempor mais_um » Sexta Jul 08, 2005 11:38

Bom dia

Karlof Escreveu:liguei o modem router directamente á linha telefónica, com o respectivo filtro

Um modem ADSL com filtro não pode ser, ou estas a falar do spliter se é do spliter tens que ligar o router na RJ11 correcta, normalmente diz ADSL. Os filtros são para os telefones, fax, modems analógicos..etc para não interferirem com o sinal ADSL e são necessários, a não ser que os telefónes mais recentes já venham preparados com filtro.
Quanto ao resto deveria dar, digo eu...

Fica bem e não filtres o sinal ADSL ao router...
mais_um
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Mai 23, 2005 0:49

Mensagempor Secutor » Sexta Jul 08, 2005 13:30

Boas

Eu tenho esse router directamente ligado a tomada do telefone. Não tenho problemas de quebras de ligação. Só uso os filtros para os telefones em outras tomadas.

Já verificou na pagina de administração do modem/router se ele faz a ligação a net?

Caso o modem esteja a fazer a ligação e a requesitar um ip:

1) Verifique se o DHCP está activo no router. Costuma estar por defeito.

2) Se no PDA ele está a requesitar um ip

Para aceder a net no PDA não chega ter apenas um ip é necessário indicar o Gateway(ip do router) e o DNS. Se no PDA estiver o IP em auto ele requesita tudo.

Pode também testar com ip fixos no PDA.

Se não resultar tente ser mais explicito, isto é, indique como está a fazer a configuração do modem/router, do PC e do PDA.

Espero ter ajudado.
Secutor
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Abr 11, 2005 14:44

Mensagempor Karlof » Sexta Jul 08, 2005 16:39

Caros amigos

Obrigado pelas ajudas. Vou tentar verificar o que referem quando chegar a casa.
Quando digo que tenho o router ligado à linha telefónica com filtro é que uso o filtro para separar o circuito do router do circuito do telefone - isto é, o próprio filtro tem uma saída para o telefone e outra para o router e é esta que eu uso.
Quanto ao DNS e ao IP, o meu problema é que o PDA "recebe" um endereço IP automaticamente, mas, mesmo assim, não consigo aceder à net. Também já tentei "forçar" um IP e uma "sub-net mask" e o resultado é o mesmo: dá-me o sinal máximo, mas não acedo à net... :(
Karlof
Novato
Novato

Registado: Quarta Jul 06, 2005 16:59

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante