Entao deixa ver se eu percebi. Tens 2 pcs, queres ligar os 2 por cabo de rede e está te a dar um erro de cabo desligado.
Bem, a solução é boa e funciona bem. Para partilhar a net, estou a supor que tas ligado por algum tipo de modem USB e nao por rede.
Realmente tu precisas de um cabo cruzado (cross-over). Mas estás realmente a usar um? Porque segundo percebi, tu compraste o cabo e não é muito frequente haver cabos cruzados a venda. Provavelmente compraste um normal.
porque se não estiveres a usar um cruzado e um dos teus pcs tiver uma placa de rede mais antiga um bocado, entao o erro que te da é mesmo de cabo desligado. Que não é erro nenhum, para a placa, está desligado, mesmo
Há o cabo "normal" e o "cruzado", sendo que a diferença está na ordem dos pinos das fichas do cabo.
O que ainda nao te explicaram, parece-me, é como verificar se tas realmente a usar um cabo cruzado.
Pega nas 2 pontas do cabo e compara a ordem das cores dos fios dentro das 2 fichas.
Um cabo normal, tem os fios das 2 fichas pela mesma ordem. Um cruzado, não. Um cruzado deverá ter 4 fios por outra ordem de diferença entre as 2 fichas de rede.
Simplificando:
Um normal deverá ter os fios das 2 fichas pelas seguintes cores:
1- branco verde
2- verde
3- branco laranja
4- azul
5- branco azul
6- laranja
7- branco castanho
8- castanho
Um cruzado deverá ter numa ficha a ordem de cores acima e na outra ficha deverá ter:
1- branco laranja
2- laranja
3- branco verde
4- azul
5- branco azul
6- verde
7- branco castanho
8- castanho
os fios 1, 2, 3, 6 sao cruzados dum cabo pro outro, daí o nome "cabo cruzado".
Na prática, se o cabo nem for muito comprido (muitos metros) a ordem das cores que eu dei acima, nem importa, desde que a configuração esteja direita (nao importa se usares o castanho no pino 4, desde que na segunda ficha tambem esteja no pino 4), embora seja a norma que é geralmente usada (mas nem sempre).
Verifica isso. A partir daí, ele deve-te dar sinal nas placas. Depois é configuração de software (ips, firewalls, redes, partilha de net, etc) e isso já foi bem explicado correctamente acima.
Depois diz se carburou.