Antes de mais, espero que este post não seja uma repetição de outros. Encontrei vários que se assemelham, mas nenhum me parece com estes sintomas. Não sabendo o que fazer, coloco aqui uma questão sobre a configuração da minha rede domestica que insiste em dificultar-me a vida.
Tenho 3 computadores, todos com xp. Dois deles estão ligados à rede através de dispositivos sem fios (1 linksys wirelessB e 1 Net Dream Wiblue Combo) e um ligado directamente ligado ao router (speedtouch – thomson 570 do Sapo ADSL).
Relativamente à Internet, tudo funciona correctamente. Todos os 3 computadores acedem à rede sem qualquer problema.
Contudo, no que se refere à partilha de ficheiros surgiu um problema que não compreendo. Os dois computadores wireless conseguem aceder às pastas partilhadas e impressora do pc ligado por cabo ao router, contudo, nenhum dos computadores consegue aceder aos computadores wireless.
Não sendo um experiente em configuração de rede, optei por nada fazer. Experimentei o wizard de configuração de pequenas redes domésticas do winxp, contudo em nada resultou (penso que não funciona quando se tratam de dispositivos de rede sem fio).
Deixo aqui o printscreen do ipconfig dos 3 pc’s.
Pc 1 - ligado por cabo ao router
Pc 2 - wireless
Pc 3 - wireless
Espero que me possam ajudar a resolver este problema.
Abraço!