Sapo Adsl e Router Linksys WRT54G

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Sapo Adsl e Router Linksys WRT54G

Mensagempor pedroguerreiro5 » Domingo Out 30, 2005 16:44

Boas Pessoal

Antes de fazer este post andei a pesquisar e a ler topicos referentes a redes wireless e deixo aqui a minha duvida.

É possivel montar uma rede wireless com um modem speedtouch 330 e um router linksys WRT54G?

É que eu ja tentei ligar o router... mas nao consigo fazer nada... provavelmente nao é compativel com o modem usb... é que eu antigamente possuia internet por cabo e ligava o router e configurava-o sem o menor problema... mas agora nada.

A minha ligação é Sapo Adsl e pretendia partilha-la com outros 2 PC (1 portatil e um desktop=

Se alguem me puder ajudar, agradeço
PedroGuerreiro5
pedroguerreiro5
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Out 30, 2005 15:37

Mensagempor HidEaL » Domingo Out 30, 2005 17:03

O router WRT54G só é compatível com modems que permitam a ligação por RJ-45... E do que vejo desse modem, só tem ligação USB. O melhor que tens a fazer é mesmo arranjar um router+modem ADSL.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor Bore2Death » Domingo Out 30, 2005 17:46

Se por acaso vais ter um computador sempre a sacar, liga essa computador ao modem e atraves dum a placa de rede ligas ao router.
Acer Aspire 1694WLMI (2ª geração)
Pentium M 760 a 2GHz
1 GB DDR2 400
Ati Radeon Mobility X700 128 MB
100 GB Seagate
Bore2Death
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 14, 2005 21:37

Mensagempor pedroguerreiro5 » Domingo Out 30, 2005 18:13

Bore2Death Escreveu:Se por acaso vais ter um computador sempre a sacar, liga essa computador ao modem e atraves dum a placa de rede ligas ao router.

Exacto é isto mesmo que eu pretendia fazer... visto que o modem nao tem porta rj45... fico limitado, mas é melhor que nada.... e sim como assim tenho o pc quase sempre ligado

E como faço a ligação? da placa de rede ao router? ligo no router onde diz internet? ou numa das portas 1,2,3 ou 4?
PedroGuerreiro5
pedroguerreiro5
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor n3oNx » Segunda Out 31, 2005 1:23

pedroguerreiro5 Escreveu:
Bore2Death Escreveu:Se por acaso vais ter um computador sempre a sacar, liga essa computador ao modem e atraves dum a placa de rede ligas ao router.

Exacto é isto mesmo que eu pretendia fazer... visto que o modem nao tem porta rj45... fico limitado, mas é melhor que nada.... e sim como assim tenho o pc quase sempre ligado

E como faço a ligação? da placa de rede ao router? ligo no router onde diz internet? ou numa das portas 1,2,3 ou 4?

Não faças nada disso. Compra o kit Clix ADSL 16 Megas que já traz um modem ADSL2+ com saída ethernet. Ligas o modem ao router e metes o router a fazer a gestão da tua ligação PPPoE. Com 25€ ficas com a cena como deve de ser em vez de tares a ligar o router a um PC e a usares a partilha de ligaçao do Windows (que só por acaso não presta para nada :S)
n3oNx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jul 09, 2005 2:39

Mensagempor pedroguerreiro5 » Segunda Out 31, 2005 10:01

n3oNx Escreveu:
pedroguerreiro5 Escreveu:

Não faças nada disso. Compra o kit Clix ADSL 16 Megas que já traz um modem ADSL2+ com saída ethernet. Ligas o modem ao router e metes o router a fazer a gestão da tua ligação PPPoE. Com 25€ ficas com a cena como deve de ser em vez de tares a ligar o router a um PC e a usares a partilha de ligaçao do Windows (que só por acaso não presta para nada :S)

O kit so custa 25€... e alguem sabe se é compativel com o adsl do sapo?
PedroGuerreiro5
pedroguerreiro5
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor n3oNx » Segunda Out 31, 2005 10:32

Claro que é compatível. É um modem ADSL analógico, até o podias usar na China se a linha fosse analógica :P
n3oNx
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pedroguerreiro5 » Segunda Out 31, 2005 12:52

n3oNx Escreveu:Claro que é compatível. É um modem ADSL analógico, até o podias usar na China se a linha fosse analógica :P

Boas

Acho q realmente é a melhor solução... ainda para mais q daqui a 5 meses tenciono mudar pra clix!!! é dois coelhos de uma cajadada!!!!!

Obrigado pela dica
PedroGuerreiro5
pedroguerreiro5
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor n3oNx » Segunda Out 31, 2005 13:15

E este modem da Clix não é só modem, é modem+router (só que não tem switch integrado).

Pode funcionar apenas como modem em bridged mode, em modem com função de login PPPoE e ainda como modem e router, tendo servidor de DHCP, NAT, Firewall e etc.

A minha opinião é mesmo pores o modem a funcionar como modem mesmo e ligado ao router. E depois o WRT54G a tratar do servidor de DHCP (se não tiveres IPs fixos) e do login PPPoE.

Eu tenho no meu caso um modem Linksys ADSL2MUE (custou-me 80€ em fevereiro porque a clix ainda não tinha este modem :S) ligado a um Linksys WRT54GS. O WRT54GS está a tratar da ligação PPPoE e é 5*. Tens a opção na página do router para desligares a ligação e voltares a ligar, o que dá muito jeito nas HHs porque não tens que andar a desligar o modem ou o router :P
n3oNx
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pedroguerreiro5 » Segunda Out 31, 2005 22:09

n3oNx Escreveu:E este modem da Clix não é só modem, é modem+router (só que não tem switch integrado).

Pode funcionar apenas como modem em bridged mode, em modem com função de login PPPoE e ainda como modem e router, tendo servidor de DHCP, NAT, Firewall e etc.

A minha opinião é mesmo pores o modem a funcionar como modem mesmo e ligado ao router. E depois o WRT54G a tratar do servidor de DHCP (se não tiveres IPs fixos) e do login PPPoE.

Eu tenho no meu caso um modem Linksys ADSL2MUE (custou-me 80€ em fevereiro porque a clix ainda não tinha este modem :S) ligado a um Linksys WRT54GS. O WRT54GS está a tratar da ligação PPPoE e é 5*. Tens a opção na página do router para desligares a ligação e voltares a ligar, o que dá muito jeito nas HHs porque não tens que andar a desligar o modem ou o router :P

Boas

Ja comprei o dito cujo... o problema é k o meu ip é fixo e nao estou a conseguir configurar isto... tenho q desactivar o DHCP no router?
PedroGuerreiro5
pedroguerreiro5
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor n3oNx » Segunda Out 31, 2005 22:29

O teu IP é fixo como? O IP do teu PC é fixo?

Se quiseres usar IPs fixos não tem problema, desabilita o DHCP do router. Já agora faz também outra coisa:
- Mete o endereço do modem com por exemplo xxx.xxx.1.1
- Mete o endereço do router com por exemplo xxx.xxx.2.1

E depois no windows nas propriedades da placa metes que o default gateway é o xxx.xxx.2.1, mascara de sub-rede 255.255.255.0 e endereço IP da placa xxx.xxx.2.(2<->255)

Acho que é fácil :P
n3oNx
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pedroguerreiro5 » Terça Nov 01, 2005 11:13

Boas

O meu ip do sapo é k é fixo.

Ja estou a ficar deseperado com isto... entao fui tentar fazer o k o n3oNx me indicou... e cada vez q o pc tenta comunicar com o router atraves da porta de rede o pc reinicia, ja tentei actualizar os drivers mas nao consigo encontrar nenhuma actualização para a placa de rede.

A placa é uma ADMTEK AN983 10/100.

O modem (clix)foi configurado correctamente e esta funcionar bem e tenho a ligação estavel.

Nao sei mesmo o k fazer... sera que se colocar outra placa isto funciona??
É que isto é mesmo estranho porque eu ja tive o pc e o router a trabalhar precisamente como agora quero, com a unica diferença que a ligaçao internet era netvisao.

Tento mudar a slot pci?

Se alguem tiver ideias, serão benvindas
PedroGuerreiro5
pedroguerreiro5
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor n3oNx » Terça Nov 01, 2005 13:47

Isso é muito estranho! :S

Já experimentast ligar o modem directamente ao PC? Funciona?
n3oNx
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pedroguerreiro5 » Terça Nov 01, 2005 13:56

o modem so ligado ao pc funciona bem, desde q seja por usb
PedroGuerreiro5
pedroguerreiro5
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor n3oNx » Terça Nov 01, 2005 14:17