2 perfis de LAN no mesmo PC?

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

2 perfis de LAN no mesmo PC?

Mensagempor Onyros » Sexta Jan 06, 2006 10:27

Começo já por avisar que em termos de redes e tudo o que esteja relacionado com, sou um autêntico maçarico, por isso, tenham paciência, por favor :P

Eu uso diariamente duas LANS distintas. Uma no trabalho, e outra em casa. Ora, em casa eu tenho a ligação configurada duma forma, com o respectivo IP para o meu portátil e os DNS do meu ISP.

No trabalho, numa rede híbrida Macintosh-PC, o IP é designado automaticamente (router com o DHCP ligado), e com os respectivos DNS também.

Agora, a minha questão e a seguinte:

Existe alguma forma de eu criar uma segunda ligação de área local (como o uindôus lhe chama), para que sempre que troco de LAN não tenha que estar a meter o IP e os DNS à unha, e seleccionar apenas qual quero activar mediante o sítio onde esteja?

E pior ainda, isto é possível com o XP Home? :P
Será que é desta que vou ter que instalar o Pro? ;)

Qualquer coisa do género: LAN 1, com os settings para casa; LAN 2 com os settings para o trabalho?

Agradeço desde já pelas respostas ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor DekkeR » Sexta Jan 06, 2006 11:00

Vai às propriedades da tua ligação de rede no portátil, seleccionas o TCP/IP e vais às propriedades.

Se reparares tens 2 tabs uma "General" e outra "Alternate Configuration" que serve mesmo para isso que queres.

Na General deixas estar para obter o IP automaticamente que vai servir para o trabalho, na tab "Alternate Configuration" colocas a configuração que tens em casa.

Cumps
DekkeR
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Abr 10, 2005 15:12

Mensagempor Onyros » Sexta Jan 06, 2006 11:08

DekkeR, obrigado pela resposta.

No XP Home não existe essa segunda tab da Alternate Configuration, suponho que seja uma das tais opções do XP Pro que eu nunca pensei vir a precisar.

Já percebi, resta-me ponderar a instalação do XP Pro. O problema é que vai mesmo ter que ser comprado, por razões profissionais só posso usar software licenciado ;)

Mais uma vez, obrigado! Se alguém tiver alguma ideia brilhante (sem ser criar um segundo hardware profile, de preferência) eu agradeço ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Makas_va » Sexta Jan 06, 2006 11:21

E porque não criar uma nova ligação de rede? Assim tinhas as 2 cada uma com definiçoes diferentes... e depois é só activar/desactivar a que estás a pensar usar.

Cumps
Não saber é ruim.Não querer saber é pior ainda.
Makas_va
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Ago 11, 2005 12:36

Mensagempor Onyros » Sexta Jan 06, 2006 11:27

Makas_va, já tentei fazer isso mesmo, quando tento criar uma nova rede ele diz que a minha rede já deve estar ligada e não cria uma nova.

Isso para mim seria a situação ideal.

Entretanto, DekkeR, já percebi que para aparecer a tab "Alternate Configuration" tem que se deixar a primeira para adquirir o IP automaticamente. Configurei a alternate configuration como disseste, obrigado pela dica ;) (eu avisei que era maçarico :P)

Obrigado pela ajuda, mais um vez ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Makas_va » Sexta Jan 06, 2006 11:31

Onyros Escreveu:Makas_va, já tentei fazer isso mesmo, quando tento criar uma nova rede ele diz que a minha rede já deve estar ligada e não cria uma nova.

Penso que isso acontece porque estás a fazer com a outra ligação activa. Tinha que tar desativada.

De qualquer maneira já conseguiste da forma que o Dekker disse certo?

Cumps
Makas_va
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Onyros » Sexta Jan 06, 2006 11:37

Makas_va, nope, tentei criar essa segunda ligação mesmo com rede desligada, e ele apenas diz que "A sua rede já deve estar configurada".

Até tem alguma lógica. Imagina que se configuram duas redes com o mesmo dispositivo. Se depois ligasses inadvertidamente as duas ao mesmo tempo, devia criar algum tipo de conflitos de hardware.

De qualquer forma, só me resta testar em casa, mas suponho que funcione. Aqui no trabalho, ele adquiriu o ip automaticamente, como configurado na tab "general". Na segunda tab configurei o ip (mask e gateway tb) e os DNS da outra LAN, por isso não vejo porque não funcione ;)

Ou seja, mais uma vez, cliente satisfeito do HCP ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor LoveSign » Sexta Jan 06, 2006 13:13

Como alternar entre redes de ip fixo e dinâmico

No teu desktop crias um novo arquivo *.TXT e copias as seguintes linhas lá para dentro:

Script para IP fixo:
- - - - - - -
strComputer = "."
Set objWMIService = GetObject("winmgmts:" _
& "{impersonationLevel=impersonate}!\\" & strComputer & "\root\cimv2")
Set colNetAdapters = objWMIService.ExecQuery _
("Select * from Win32_NetworkAdapterConfiguration where IPEnabled=TRUE")
strIPAddress = Array("O teu IP Fixo")
strSubnetMask = Array("A tua máscara de rede")
strGateway = Array("O teu gateway")
strGatewayMetric = Array(1)
For Each objNetAdapter in colNetAdapters
errEnable = objNetAdapter.EnableStatic(strIPAddress, strSubnetMask)
errGateways = objNetAdapter.SetGateways(strGateway, strGatewaymetric)
If errEnable = 0 Then
WScript.Echo "O endereço IP foi alterado."
Else
WScript.Echo "Não foi possivel alterar o endereço IP."
End If
Next
- - - - - - -
Após alterares os valores a negrito tens de alterar a extensão do teu *.TXT para *.VBS

Script para IP dinâmico:

- - - - - - - - - - -
strComputer = "."
Set objWMIService = GetObject("winmgmts:" _
& "{impersonationLevel=impersonate}!\\" & strComputer & "\root\cimv2")
Set colNetAdapters = objWMIService.ExecQuery _
("Select * from Win32_NetworkAdapterConfiguration where IPEnabled=TRUE")
For Each objNetAdapter In colNetAdapters
errEnable = objNetAdapter.EnableDHCP()
Next
- - - - - - - - - - - -
Aqui idem, tens de alterar a extensão do ficheiro de TXT para VBS

E é tudo. Quando correres o 1º. script ficas automaticamente com IP fixo e correndo o 2º. ficas com IP dinâmico.
Love 4 1 Another O)+>
LoveSign
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 04, 2002 18:02

Mensagempor Makas_va » Sexta Jan 06, 2006 13:18

LoveSign Escreveu:Como alternar entre redes de ip fixo e dinâmico
Após alterares os valores a negrito tens de alterar a extensão do teu *.TXT para *.VBS

E quais são os valores em Negrito ?? Fizeste apenas um copy / paste não marcaste os valores a negrito.

Cumps
Makas_va
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Onyros » Sexta Jan 06, 2006 15:23

LoveSign, muito fixes os scripts! É nestas alturas que tenho pena de nao perceber um boi de Visual Basic.

Ainda melhor do que eu tinha inicialmente imaginado, vou testá-los para ver se não dá raia, mas o conceito é óptimo. Ainda por cima como eu uso o ObjectDock (muito prático para quem usa PC e Mac e tem vícios de trabalho advindos do Mac), dá para linkar para os dois tipos de ligação, e criar ícones específicos para cada um ;)

(nota: não falta um string qualquer para definir os DNS no script de IP dinâmico?)

Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor DekkeR » Sexta Jan 06, 2006 16:46

Só o trabalho de executar os scripts cada vez que ele quiser mudar...
Com a Configuração Alternativa é tudo feito em background e não tem de se preocupar mais com isso. Foi mesmo para situações dessas que a MS implementou essa função :roll:

@Onyros

Esqueci-me de referir esse pormenor.. a tab de configuração alternativa só está disponível se a geral estiver em DHCP :wink:
DekkeR
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Abr 10, 2005 15:12

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes