Problemas em rede FireWire

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problemas em rede FireWire

Mensagempor jjba » Quinta Mar 16, 2006 1:17

Boas,

Criei uma rede no PC de casa para incluir o portátil da minha mulher (para partilhar a impressora e o acesso à net), mas estou com algumas dificuldades que gostava de esclarecer.

Primeiro os factos:

- O PC está ligado à net através de Ethernet.

- O portátil está ligado ao PC através de Firewire.

- Em Network Connections do PC tenho, por isso, duas ligações: a Local Area Connection e a 1394 Connection, ambas com firewall do windows.

- Corri o Network Setup Wizard nos dois computadores, defenindo o PC como o que se liga directamente à net e o portátil como cliente.

- No final do Wizard foi pedido que para criar uma disquete, mas como o portátil não tem floppy optei pela opção de correr o CD do Windows e correr o Wizard a partir daí.

- A rede aparece, mas em cada um dos computadores apenas aparece o próprio computador (ou seja, no PC aparece apenas o PC e no portátil apemas o portátil).

- Tenho net no PC e no portátil não, não consigo ver ficheiros partilhados na rede, a impressora também não funciona a partir do portátil.

- Quando desligo a firewall da ligação Firewire, o Norton Antivirus envia um alerta de tentativa de intrusão (o que é estranho,porque essa intrusão refere um ip diferente do ip do portátil).

- Ultimo facto: estou à toa!!!

Dúvidas:

- O que devo fazer para ultrapassar este problema? Será uma mal configuração de IP's, da firewall, do raio que o parta???

- Há alguma forma de reverter todo este processo e começar a instalação de rede de novo? Do tipo fazer com que os computadores se esqueçam de tudo o que foi feito e aceitem uma nova instalação da rede?

Desde já agradeço toda a vossa ajuda.

Cumps,
jjba
jjba
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Out 05, 2005 20:11

Mensagempor lordanubis » Quinta Mar 16, 2006 12:49

Vamos por partes:

para teres as pastas partilhadas tens que fazer click com o botão direito do rato na pasta pretendida, seleccionar partilha e segurança e escolher partilhar esta pasta na rede, bem como escolher um nome de partilha.

Tens que ter os 2 pcs como membros do mesmo dominio, normalmente MSHOME.

Os problemas de conexão do portatil podem dever-se a muitas coisas, mas experimenta configurar em ainel de controlo-> ligações de rede, clique direito na ligação->propriedades->escolhe tcp-ip do menu->propriedades e poe tudo em obter automaticamente. Para mim esta resolução funcionou, mas cm eu disse pode ser devido a varias coisas

PS: para partilhar impressoras o metodo e o mesmo que para as pastas, iniciar-impressoras e faxes-clique direito na impressora a partilhar-partilhar-partilhar esta impressora e escolhe um nome de partilha

PPS: Nao ligues aos avisos do norton, o norton e totalmente paranóico, para alem de sugar o sistema td
Asus P5E-VM D0
Intel Core2Quad Q6600
Team Elite 2*1GB PC6400
Seagate 250GB 16Mb
Win Vista/Mandriva 2009 (VM)
---------
Acer Aspire 4715
Intel Pentium Dual-Core@1,70ghz
2 GB
Ubuntu 8.10
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Mensagempor jjba » Quinta Mar 16, 2006 23:49

OK, as pastas entretanto já estão a partilhar, bem como a impressora.

O que agora me tem partido a cabeça toda é a net no portátil, que diz não encontrar o servidor.

Um dos problemas pode estar relacionado com a possibilidade de apenas ser possível ligar o ICS (Internet Connection Sharing) numa das duas Network Connections que se encontram activas no PC - que é, como disse na msg anterior, o "host" da rede. Ao ligar o ICS na ligação Ethernet que vem do modem tenho net no PC mas não tenho no portátil, se ligar o ICS na ligação 1394 fico sem net nos dois... ora isto é de dar em maluco! Como é que tens estas definições na tua rede?!

Thanks
jba

PS . Se não for o Norton, qual aconselhas?!
jjba
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor jjba » Sexta Mar 17, 2006 0:40

Entretanto consegui pôr tudo a funcionar - com a ajuda do tópico Inamovível: ICS (Partilha de Internet e ficheiros na rede interna) (thanks!!!) e a inserção de dois endereços DNS do meu ISP (Netcabo 212.113.161.226 e 212.113.161.227) na ligação 1394 do portátil cliente -, mas quando decidi copiar umas imagens para a pasta partilhada em rede surgiu uma mensagem no canto inferior direito do ecrã a avisar que o cabo está desligado (ligação 1394)!!! Na verdade o cabo está bem ligado e algumas das imagens até foram copiadas, mas só consigo que a ligação fique novamente activa quando reinicio o portátil.

A que se deve esta mensagem?!
jjba
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor lordanubis » Sexta Mar 17, 2006 22:05

jjba Escreveu:Entretanto consegui pôr tudo a funcionar - com a ajuda do tópico Inamovível: ICS (Partilha de Internet e ficheiros na rede interna) (thanks!!!) e a inserção de dois endereços DNS do meu ISP (Netcabo 212.113.161.226 e 212.113.161.227) na ligação 1394 do portátil cliente -, mas quando decidi copiar umas imagens para a pasta partilhada em rede surgiu uma mensagem no canto inferior direito do ecrã a avisar que o cabo está desligado (ligação 1394)!!! Na verdade o cabo está bem ligado e algumas das imagens até foram copiadas, mas só consigo que a ligação fique novamente activa quando reinicio o portátil.

A que se deve esta mensagem?!

Nao da para reparares a ligação? tipo ir as propriedades da ligação e escolher reparar?

PS: O kaspersky e um excelente antivirus :wink:
Asus P5E-VM D0
Intel Core2Quad Q6600
Team Elite 2*1GB PC6400
Seagate 250GB 16Mb
Win Vista/Mandriva 2009 (VM)
---------
Acer Aspire 4715
Intel Pentium Dual-Core@1,70ghz
2 GB
Ubuntu 8.10
lordanubis