server replicator

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

server replicator

Mensagempor viciado » Terça Jul 04, 2006 14:15

Boas!

Queria ter um server replicator (qd o servidor principal falhasse este funcionasse logo!) . Ando a googlar mas se me poderem ajudar agradecia (links,infos,etc).

Ainda vou ter de analisar a rede pois parece nao estar muito rapida. Existem 2 servidores( 1 de ficheiros, outro de internet).

obrigado!
[Acer 2026]
viciado
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Out 14, 2003 15:45

Mensagempor predas » Terça Jul 04, 2006 15:25

Contratas um ucraniano para quando um servidor falhar ele meter la o outro pra redundancia! Ok, kidding! Nao te posso ajudar, mas estou atento a posts para aprendizagem!
predas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 01, 2006 15:20

Mensagempor Mercy_PT » Quarta Jul 05, 2006 9:53

Queres soluções caras ou baratas? Com equipamento novo ou apenas recorrendo ao que tens ai instalado já?
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor viciado » Quarta Jul 05, 2006 11:42

BOAS

Mercy_PT Escreveu:Queres soluções caras ou baratas? Com equipamento novo ou apenas recorrendo ao que tens ai instalado já?

Quero uma solução fiavel (que funcione, embora isto seja relativo porque depende de muitos factores e não só da maquina) e se possivel não muito cara.

Vou utilizar o windows server 2003 porque é o que está instalado nos outros servidores. Li umas coisitas sobre clusters e se calhar ate é uma soluçao interessante (mas como isto é um mundo novo (redes)) ainda estou um pouco confuso.

Em termos de hardware convem ser parecido com o servidor principal ou melhor (penso eu!!) e depois para ter este server replicator é o próprio windows que trata desta replicação?!?! Neste ponto estou confuso porque quanto mais leio mais coisas novas aparecem :)

Neste momento comprei um livro sobre o windows server 2003 e ando a praticar num computador de testes (active directory, politicas, etc).

Sei que existem servidores já montados e que são o mais indicado mas gostava de ser eu a montar um (pois deve ficar mais barato) e como vou testar primeiro penso que posso optar por esta solução (em principio devo comprar o hardware quase todo).

Em questões de hardware talvez aproveite as sugestões de um topico que ja li aqui no forum, tenho é de procurar novamente.

Um abraço.
[Acer 2026]
viciado
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Mercy_PT » Quarta Jul 05, 2006 13:08

Ora bem, pra teres uma solução em cluster só a versão Enterprise e superiores é que permitem. O Small Business e Standard tem essa opção barrada, além de que geralmente necessitas de HW adicional de controlo do cluster. Claro que depende da situação e a analise de custos para se decidir se os custos compensam ou não.

Isto porque a passagem de um servidor para o outro é algo complexa e depende dos serviços que usas. Por exemplo pra teres Bases de Dados em cluster precisas da versão especifica que permite isso, caso contrário nada feito. Alternativa, que assim a primeira te posso dar é usares 2 servidores configurados como controladores de dominio em ambos (só a partir do 2003 é que tens esta opção) e teres em ambos servidores de DNS,WINS,DHCP (aquilo que usares). Desta forma desde que um deles esteja operacional a rede mantém-se funcional e logo que o outro esteja online eles actualizam-se.

Problema desta opção: Ou usas um raid autonomo de dados com acesso a ele apartir de ambos os servidores, ou um NAS ou optas pela partilha de pastas e assumes o risco de perda temporária de acesso a alguns dados no caso do servidor X parar.

Acho que é compreensível.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor viciado » Segunda Jul 10, 2006 8:54

Obrigado pela resposta!

Vou testar isso e depois digo qq coisa. Devo ir para a hipotese de um raid autonomo de dados com acesso a ele apartir de ambos os servidores.
[Acer 2026]
viciado
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante