Cursos de redes informaticas e certificações

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Cursos de redes informaticas e certificações

Mensagempor EraserPT » Quarta Jul 19, 2006 13:58

Vou em breve tirar um curso de especialização tecnologica (nivel 4) (curso pós secundario não superior) com duração de 1 ano e meio com estagio com a designação "Gestão de Redes".

A minha dúvida é no fim de tirar esse curso onde mais poderei prosseguir dentro da area de redes? Já tive a ver as academias e centros d formação cisco que muitas vezes localizados dentro de universidades só dão vagas para quem frequenta uma licenciatura na area d eng. informatica dentro daquela universidade. O que para mim não é o mais interessante, queria no fim deste curso nivel 4 tirar certificações em diferentes marcas dentro da area de redes.

Se alguem conheçer ou souber de mais sitios para tirar certificações de redes em determinada tecnologica agradecia que me respondesse

Outra duvida que tenho é que li numa revista que se pode por exemplo tirar o "ccna" certificação cisco sem se ter uma licenciatura mas ainda não vi onde e como também nao diziam onde na revista, fiquei sem perceber
EraserPT
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jul 01, 2004 19:52

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jul 19, 2006 14:02

Eu tirei os meus cursos na RUMOS e aconselho vivamente.

http://www.rumos.pt/

Formação Certificada:
Autodesk
Cisco
CIW
Macromedia
Microsoft
Outros (Linux,Oracle,Informix,etc..)
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor EraserPT » Quarta Jul 19, 2006 14:17

e pagas-te por exemplo 2500 euros (mais iva! 8O ) por 60 horas do ccna? quando ja li em muito sitios que esse curso dura 280 horas?? :?
EraserPT
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cyberj » Quarta Jul 19, 2006 14:22

Certificações de fabricantes podem ser tiradas em centros acreditados Pela Sylvan Prometric, como por ex. a Rumos, ou a Tecnidata.

Cada Fabricante tem o seu Percurso de certificações, e penso que será por aqui que deverás seguir.

Tens de ter em conta que não basta fazer os cursos... tens tambem de fazer os exames, que normalmente exigem 80% de respostas certas para passar.

Dou-te alguns exemplos de certificações de fabricantes:

Microsoft:

MCP - Microsoft Certified Professional (Certificação Basica)
MCSA - Microsoft Certified System Administrator (certificação Intermedia)
MCSE - Microsoft Certified System Engineer (certificação de Sistemas completa)
Ainda existem outras certificações Ms na area de desenvolvimento e DB.

Novell:

CNA - Certified Novell Administrator
CNE - Certified Novell Engineer
MCNE - Master Certified Novell Engineer
CDE - Certified Diretory Engineer

Cisco -

CCNA - Certified cisco Network Administrator
CCNE- certified Cisco Network Engineer

HP/Compaq:

ACT - Acredited Compaq Tecnhian ( Já não existe)

API - Acredited Plataform Integrater

ASE - Acredited System Engineer

Existem muitas outras certificações de outrso fabricantes... mas penso que já aqui fica uma ideia

Um Abraço

CyberJ
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor EraserPT » Quarta Jul 19, 2006 14:47

Muito obrigado pelas as respostas mas por exemplo o que ja vi é que o ccna são logo 2500 euros o que me deixa uma pouco na duvida mesmo sendo um curso basico da cisco isso tem muita saída no mercado do trabalho ou nem por isso? e como vejo que sao só umas 60 horas aquilo deve ser dar a matéria a velocidade da luz o que torna o curso bastante dificil? não? é que pagar isso e correr o risco de chumbar nao é propriemante uma vista alegre 8O
EraserPT
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cyberj » Quinta Jul 20, 2006 8:41

O custo do cursos é relativo, assim como o horario.

Cada exame, custa em media entre 100 a 150€.

Eu por exemplo Tenho as seguintes certificações:

CNE - ( 6 Exames)

MCSA ( 4 Exames)

ASE ( 3 Exames)

e apenas paguei os exames, pois consegui arranjar os manuais e os Dumps e fiz selfStudi.

Como não tinha dinheiro nem tempo para poder fazer as formações, tive de optar por estudar em casa. Montei um pequeno laboratorio, e estudei sosinho, sempre que tinha duvidas maiores, perguntava a colegas mais experientes...

Um Abraço
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor __Miguel_ » Quinta Jul 20, 2006 23:24

Já aqui falaram na Rumos, por isso presumo que neste caso se possa falar de "marcas" :P

Estou a terminar um curso de "Técnico de Manutenção e Reparação de Hardware" certificado pela HP (coisa básica, também sou de letras e preciso mesmo da certificação se quero ter hipóteses de mostrar que sei o suficiente para dar formação fora da minha área... lol). Estou a tirar na MasterD, e pelo que sei também dão formação CCNA, da Cisco. Mas há mais centros espalhados pelo país. Tenta ir a http://cisco.netacad.net e procura por centros que dêem a formação que queres. O site é um pouco confuso, aviso já.

cyberj, esse esquema de fazer só exames era excelente para mim, já que gostava de continuar a minha certificação para outros níveis (MCSA ou mesmo CCNA). Sabes se qualquer centro de certificação deixa fazer esse esquema, e se há aquele limite do costume de um ano desde a inscrição para fazer todos os exames (como neste que estou a fazer... faço exames da Cisco e tenho um ano para os fazer todos, se não é um problema DAQUELES...)? E, já agora, CCNA também dará para fazer assim? Se desse era excelente (e três vezes mais complicado, pelo que já me disseram fazer o CCNA é "dose").

Cumps.

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Mensagempor cyberj » Sexta Jul 21, 2006 8:46

Essa historia de um ano, nunca ouvi falar nela....

O Que se passa é o seguinte, quando iniciamos uma certificação, (Pelo menos de Software), escolhes uma versão.... por ex. MCSE 2003 ou CNE 6, e muitas vezes o que acontece é que essa certificação deixa de existir, e é colocada uma nova no mercado.... logo, por vezes não a podemos acabar...

Eu por exemplo, quando começei a tirar a minha certificação em Novell (CNE), tinha acabado de ser lançada a versão 5, que durou mais ou menos 2 anos.... neste caso tinha cerca de 2 anos para a acabar.

Em relação a certificações de Hardware, como da Cisco, HP, IBM, etc... o Self Study torna-se mais complicado, pois é dificil arranjar o material para poder montar um laboratorio em casa.

Em relação ao exames.... os exames não são feitos pelos centros de formação... mas sim através de um parceiro internacional chamado Prometric... e basta chegar a um centro de formação credenciado pela prometric e dizer: quero marcar o exame x, o meu numero prometric é Y. e pagar. (Se não tiverem numero prometric, é criado um automaticamente).

Um Abarço
CyberJ
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor __Miguel_ » Sexta Jul 21, 2006 11:17

Hmmm... Se calhar é só no sítio onde estou a tirar o meu curso que existe isso do ano... Quando assinei o contrato disseram-me expressamente que a partir desse dia tinha um ano para fazer os exames da Cisco; o resto podia demorar mais, mas pelo menos os da Cisco tinha de fazer no espaço de um ano.

Mas também não importa, isso é algo que se pergunta no momento em que se quiser fazer os exames. Agora só falta descobrir parceiros da Prometric cá em Portugal perto de mim (ui, pareço um anúncio, agora... lol) para ver como posso continuar a obter certificações, pelo menos as de software.

Tks pela ajuda.

Cumps.

Miguel
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Mensagempor cyberj » Sexta Jul 21, 2006 11:46

vai a www.prometric.com e lá descobres os centros prometric existentes em todo o pais....
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes