Transferência de ficheiros lenta em rede wireless

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Transferência de ficheiros lenta em rede wireless

Mensagempor rjbsilva » Terça Ago 29, 2006 10:19

Boas,

Precisava aqui de uma ajuda de entendidos em redes. Tenho lá em casa um router SpeedTouch580 (wireless) ligado à net e dois PCs (um desktop e um portátil) ligados ambos por wireless ao router. A minha ligação internet é de 4Mb e qualquer um dos PCs em downloads e uploads atingem boas velocidades.

Tenho depois um workgroup criado (através dos wizards do xp), para partilhar ficheiros entre os dois PCs. Só que aqui as velocidades de transferência entre eles são extremamente baixas. Copiar ficheiros entre os dois PCs é uma seca. Abrir ficheiros remotamente então é para esquecer.

É alguma limitação da rede wireless? Será a forma como a rede está montada no windows? Alguma solução para melhorar?

Obrigado

RS
rjbsilva
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jun 09, 2006 10:33

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Ago 30, 2006 2:56

Tudo deve depender da distância que os computadores estão do router. Tenta ver o sinal de ambas as placas, se é bom ou não, e a sua respectiva velocidade de momento (Na janela de "Estado" da ligação aparece isso). Se for menos que 11Mbps já será um grande problema.

Soluções só aumentando a potência da rede wireless, ou seja trocando as antemas.

Se tiveres algum tipo de encryptação na rede também irá ter enconta na performance.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor rjbsilva » Quarta Ago 30, 2006 9:58

Antes que mais, obrigado pela ajuda Speed Dragon. Mas ambos os computadores apanham bem a rede e esta aparece no máximo. Tanto que a fazer downloads da net estes são bastante rápidos. O problema é apenas na transferência interna de ficheiros, entre os dois computadores, que é o mais estranho.

Sinceramente não consigo perceber o que se está a passar. Ontem estive a a fazer pings entre os dois (3ms de média) e tracert de um para o outro para tentar perceber se o router não me estava a espetar o tráfego interno na net ou algo do género. Mas não.

Alguém consegue falar-me da sua experiência, ou seja, alguém com uma rede wireless em casa consegue ter boa velocidade de transferência entre os PCs? É que pelo que procurei na net, este problema de facto acontece a mais pessoal mas não encontrei uma solução.

RS
rjbsilva
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Ago 30, 2006 14:37

Eu tenho rede wireless em casa, e para começarmo-nos a entender melhor convinha dizeres a quantidade de tráfego qeu consegues por segundo (MB/s) para começar-mos a ter ideia se estamos entre valores razuaveis.

Quanto a questão da Internet, pouco tem a ver a não ser que a tua velocidade de internet seja maior que a velocidade que tens dentro da rede.

Não tenho muito acesso ao portatil (wireless), mas já vi videos em stream do computador que está ligado em wired ao router, sem problemas nenhum, aonde o sinal anda a volta do Bom.

Se postares resultados em MB/s (como transferencias por FTP entre um computador e outro) e screenshots a mostrar o "Estado" da ligação era bom para começar-mos a ver qual era o problema.

Mas não respondeste a pergunta, tens algum encriptação na rede?
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor rjbsilva » Quarta Ago 30, 2006 20:25

Sim, tenho o WEP activado. Será disso?

Não sei bem como ver a velocidade de transferênia, já que copio os ficheiros pelo windows explorer. Mas por exemplo, um ficheiro de 700Mb leva 1hora, o que dá perto de 0,2Mb/s. Sendo a rede wireless de 11M/s, mesmo que só conseguisse metade disso. Mas nem por sombras.

A minha ligação internet é de 4Mb.

Entretanto actualizei os drivrs de rede das plcas dops 2 PCs, e nada de novo nas velocidades.

RS
rjbsilva
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Ago 31, 2006 3:10

Tenta desactivar a proteção WEP e testar de novo, em alguns router penso que as proteções fazem quebras as velocidades, testa e diz alguma coisa ;)
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante