ajuda configuracao rede

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

ajuda configuracao rede

Mensagempor Carlos_Silva » Sábado Fev 02, 2008 20:51

Olá a todos.

Eu preciso de ajuda numa configuranção de uma rede.

A rede é básica (a nível de equipamentos)

- 1 Router SMC Wireless (modem ADSL integrado)

- 1 PC Desktop

- 1 PC Portátil

A partilha da net está configurada, o DNS e afins está configurado.

Agora eu tenho um disco (HD) no PC desktop que quero partilhar na rede, para, a partir do portátil (via wireless) lhe poder aceder. Mas não tenho a certeza de como se faz isso. Sinteticamente o que eu quero é isto:

A partir da rede Wireless do portátil aceder ao disco do pc desktop que está ligado via ethernet ao router (wireless).

Podem ajudar-me?

Cumprimentos.
Carlos_Silva
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 28, 2007 14:34

Mensagempor Nuno_Martins » Sábado Fev 02, 2008 21:02

É simples. Clicas com o botão direito do rato em cima do disco que queres por a partilhar. Vais ao separador que diz partilha e está lá uma coisa que diz se compreendes os riscos, bla bla.. carregas ai. Depois marcas lá a opção que diz para pôr a partilhar na rede, das um nome ao disco e escolhes se queres que os users da rede modifiquem os ficheiros ou não.

Qualquer duvida diz :wink:
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor Carlos_Silva » Domingo Fev 03, 2008 15:58

Nuno_Martins Escreveu:É simples. Clicas com o botão direito do rato em cima do disco que queres por a partilhar. Vais ao separador que diz partilha e está lá uma coisa que diz se compreendes os riscos, bla bla.. carregas ai. Depois marcas lá a opção que diz para pôr a partilhar na rede, das um nome ao disco e escolhes se queres que os users da rede modifiquem os ficheiros ou não.

Qualquer duvida diz :wink:

Obrigado. É que eu tb já tinha feito isso ... mas o problema estava no grupo de trabalho ... diferença de uma letra e ñ dava ... :oops:

Já agora. Dá para quando me ligar ao disco ele pedir palavra-passe? Tipo restriçoes de utilizadores? Como no login do windows?

Obrigado.
Carlos_Silva
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Nuno_Martins » Domingo Fev 03, 2008 16:02

Humm... Só assim não sei se dá. Experimenta fazer reboot ao portatil e entrar na partição para ver se pede.

Eu tenho é a rede mapeada. "No meu computador" vais a ferramentas>ligar unidade de rede e adicionas ai. Penso que assim cada vez que ligues vai pedia password, a não se que a memorizes.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor Carlos_Silva » Domingo Fev 03, 2008 17:33

Nuno_Martins Escreveu:Humm... Só assim não sei se dá. Experimenta fazer reboot ao portatil e entrar na partição para ver se pede.

Eu tenho é a rede mapeada. "No meu computador" vais a ferramentas>ligar unidade de rede e adicionas ai. Penso que assim cada vez que ligues vai pedia password, a não se que a memorizes.

Bemm ... acho que estou a fazer alguma coisa mal ... (eu detesto redes :P).

A ideia seria, no portatil ao aceder ao disco "D:" do desktop ele pedir autenticação ... com user e pass ... é possivel fazer isto via Windows?

obs. quando pomos uma unidade de rede mapeada ela não tem previamente que estar partilhada? Se sim então a utilidade do login é nula ... ? :?:

Cumprimentos e obrigado:P
Carlos_Silva
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes